Por Renan Vinícius

Os amigos costumam ser pessoas importantes em nossas vidas. Nos acompanham nos momentos alegres e também nos difíceis. Nos aconselham quando estamos com dúvidas e nos corrigem quando agimos de maneira incorreta. A amizade é tão importante que é tratada em diversos versículos das Sagradas Escrituras.

Em Provérbios, por exemplo, Salomão diz que “o amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão” (17:17 NTLH). Guarde bem este versículo. O próprio Jesus chegou a dizer que não somos mais seus servos, mas sim seus amigos: “Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai” (João 15:15 NTLH).

Por falar em Jesus, um dos exemplos mais interessantes sobre amizade relatado na Bíblia é relacionado a Ele. Quando a população de Cafarnaum recebeu a notícia de que Cristo havia voltado, muitas pessoas foram até uma casa onde Ele estava para ouvir sua mensagem. Eis que, “enquanto Jesus estava anunciando a mensagem, trouxeram um paralítico. Ele estava sendo carregado por quatro homens, mas, por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama” (Marcos 2:2–4 NTLH).

Leia novamente: “por causa de toda aquela gente, eles não puderam levá-lo até perto de Jesus. Então fizeram um buraco no telhado da casa, em cima do lugar onde Jesus estava, e pela abertura desceram o doente deitado na sua cama”.

É impressionante a garra e a fé desses quatro homens que, em meio à multidão, tentaram até o último momento levar o paralítico até Jesus. Mesmo que alguém diga que a casa poderia ser baixa e o telhado nada sofisticado, eles insistiram. Para chegar até Jesus, fizeram tudo o que poderia ser feito: carregaram o homem até a casa, subiram no telhado, abriram um buraco no telhado e por ele desceram o rapaz com sua cama. Diante daquela demonstração de fé, Jesus disse ao paralítico que seus pecados estavam perdoados (Mateus 2:5) e o curou (Mateus 2:11). “No mesmo instante o homem se levantou na frente de todos, pegou a cama e saiu. Todos ficaram muito admirados e louvaram a Deus, dizendo: — Nunca vimos uma coisa assim!” (Mateus 2:12 NTLH).

Da mesma forma que o paralítico tinha dificuldades físicas para chegar até Jesus, podemos encontrar dificuldades para viver uma vida que agrade a Deus e que testemunhe o evangelho de Cristo. E, da mesma forma que o paralítico contou com a ajuda e fé de seus amigos, devemos contar também com o apoio de nossos irmãos.

Na carta aos Romanos, o apóstolo Paulo aborda a importância de caminharmos juntos na fé: “[…] que nos animemos uns aos outros por meio da fé que vocês e eu temos” (Romanos 1:12 NTLH). Lembre-se ainda do que Salomão diz em Eclesiastes: “É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar. Se faz frio, dois podem dormir juntos e se esquentar; mas um sozinho, como é que vai se esquentar? Dois homens podem resistir a um ataque que derrotaria um deles se estivesse sozinho. Uma corda de três cordões é difícil de arrebentar” (Eclesiastes 4:9–12 NTLH).

Portanto, “ore por seus amigos e peça a Deus pessoas que te aproximem Dele” (Bruna Camargo), pois a maior demonstração de amor que podemos dar a alguém é orar em seu favor.

Então, vamos caminhar juntos?

  • Renan Vinícius, 23 anos. É paulista de certidão e goiano de coração. É membro da Igreja Presbiteriana de Higienópolis, em São Paulo. Escreve em seu blog pessoal, Assim eu sou. Texto publicado originalmente no blog do eH.
  1. Linda mensagem! Sim, Deus com certeza se agrada dos irmãos que vivem em união, tem comunhão uns com os outros e procura ajudar nas necessidades, e em orações.

  2. Guerra Gabriel Beira

    Apaz do sr amados irmãos pastors e pastolas como estão? aqui quem escreve é irmão Guerra Gabriel Beira de Moçambique província de Sofala cidade da beira irmãos eu esto aprocura de irmãos na obra do nosso Sr Jesus Cristo que juntos possamos trabalhar.e cá em Moçambique abrimos muitas igrejas em muitas provincias e distritos de moçambique.os meus contatos são ( 00258878247629)este número tem WatsApp o outro contacto+28844247629 eu gradecia por muito que o Sr Jesus nos abençoe.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *