Mais Cristo. Mais Arte
A jovem Anne Sousa, de 20 anos, sempre esteve envolvida com artes, mas há cerca de 3 anos, em um intercâmbio nos Estados Unidos, ela conheceu a Cristo. De lá para cá, muita coisa mudou (para melhor) dentro dela, inclusive, a arte.
Ela conta que conheceu a Ultimato “quando procurava um livro do Rookmaaker indicado por uma amiga e então regularmente visito o site e compro livros”.
Leia a seguir um trecho do testemunho que Anne nos enviou por e-mail:
Sempre estive envolvida com artes. Já dancei e fiz teatro por muito tempo, mas acredito que a minha maior paixão seja o partilhar através das linhas, das estrofes, das narrações aquilo que está no meu coração. Desde pequena que eu escrevo, inclusive a minha intenção era fazer uma faculdade Letras e sempre tive um caderno/mantinha um blogspot durante a adolescência.
Há 3 anos atrás, durante um intercâmbio que fiz nos Estados Unidos, conheci o Evangelho e me converti. Inexplicável esse amor de Deus.
Depois desse período, já quando retornei para o Brasil, foi um grande processo de mudança de mente e de vida.
Tenho descoberto as artes, a sua potência e o processo de criatividade na perspectiva bíblica e cada vez mais me sinto constrangida por esse amor. A minha grande questão era como eu poderia conhecer/falar e, principalmente, glorificar a Deus com essa coisa que eu sempre gostei de fazer e sentia tanto os afetos criados por Ele. Então, comecei a estudar a Bíblia e no convívio com a igreja, fui escrevendo aquilo que eu sentia e as minhas interações com Deus.
Há cerca de ano, optei pelo curso de Psicologia e lá na faculdade, encontrei uma grande amiga que era líder do ministério de teatro da sua igreja e com ela fui aprendendo/compreendendo um pouco mais sobre as artes para o Reino. Logo depois disso, conheci meu namorado, que hoje é líder do ministério de palhaçaria da nossa igreja, a Primeira Igreja Batista no âncora.
E com isso, fui aprendendo, orando, conhecendo tudo sobre as artes dentro da Igreja. Comecei a mostrar para as pessoas também aquilo que eu vinha escrevendo e elas sempre davam um feedback positivo. Dessa forma, fui descobrindo nisso a minha forma de adoração/glorificação também! Atualmente faço parte do Ministério de Artes Integradas que mistura dança, teatro e arte circense com o objetivo de fazer intervenções dentro da Igreja, mas principalmente fora, pois nosso bairro é muito carente, com intuito missionário.
Anne escreve poesias (só neste ano foram mais de 100). Então, ela resolveu selecionar 60 delas, com o objetivo de transformá-las em um livro, com o título provisório “Aspirações”. Confira a seguir sete delas:
1
Aspirações
Se eu me tornar
Aviso
Poesia é um exercício
Se eu for poeta um dia
Eu me bendigo
Ô sacrifício
E tenho dito!
2
_ Meu corpo anda cansado…
_ Você pratica alguma atividade física?
_ Exercito consciência de mim todos os dias.
3
Depois que você chegou,
Eu quis colorir meus olhos
Entendida, pois, que brilho é
Reflexo
Espelho
4
Intensidade
Acordei com uma vontade
De viver intensidade
Ser alguém que
Dignamente
É
Vários
Múltiplos
Diversos
Resplandecer a luz
Do mais criativo Reino
Acordei com uma vontade
De viver intensidade
Ser alguém que
Impulsionado pelo mais Amado
É
Explorador
Sonhador
Milagreiro
Resplandecer a luz
Do mais grandioso Reino
5
O amor é essa respiração profunda
Sentido inverso que
Cura
Afunda
Uma tal força difusa
Sem querer
Na brisa de ser
Imagem e semelhança
De quem é
3 por um 1
6
Ser um pedaço
Do Criador
Nesse espaço
Promove acuidade
Nesse mundo desalumiado
7
Ser um
Completo
Cheio de graça
Até você chegar
E transbordar
Com gosto de risada
E vitória
Através da Graça
Vencer
Frutificar
Com você!
Miriam Gomes do Nascimento Ferreira Soares
Dons e talentos são dados por Deus e não tenho a menor dúvida dos teus. Ele é fiel e creio que a usa como instrumento através do Espírito que habita em ti. Prossiga, crê somente, Jesus te abençoe em toda caminhada.
Espero a publicação de um livro. É que outras pessoas sejam despertadas através de suas poesias.
José Paulo Xavier Soares
Anne é uma jovem incrível. Talentosa, comprometida com Deus, familia e sua igreja, inteligente e muito sensível as artes. Tenho tido a prazerosa oportunidade de conceder a ela o espaço da pastoral no boletim da nossa igreja e seus escritos poéticos teologicos são inspiradores e de profunda qualidade. Fico muito feliz em ver um ensaio do seu trabalho na Ultimato. Parabéns!
Barbara Narciso Jacyntho
Lindos textos! Adorei a matéria!!
Sergio Luiz
Oí Anne,
Torço para que você não perca a percepção do fazer para fora, de criar para fora, de estar indo e criar para fora sem cacoetes e palavrórios de “crentes evangélicos” que são limitadíssimos na criatividade e a dimensão do que é Deus na arte… para não dizer preconceituosos o meio é muito desconfiado e programado e não libertário como viver arte. Deus possa te dar sabedoria e força para não cair na armadilha de um mundo fechado como é a religião evangélica em relação a se expressar na Arte e tentar fazer atrair não gente de dentro de quatro paredes, mas gente de fora que está mais aberto do que os tais evangélicos travados…
ultimatojovem
Caro Sérgio,
Saudações!
Suas considerações são importantes. A propósito disso, gostaríamos de indicar a você os seguintes livros:
1. A Arte Não Precisa de Justificativa
2. A Arte Moderna e a Morte de Uma Cultura
Ambos são do crítico cultural H. R. Rookmaaker.
Um abraço,
Equipe do blog Ultimato Jovem