VoctalkOKPor Amanda Almeida

Um dos valores que o Vocare busca promover é o protagonismo da juventude. Por isso foi criado um VocTalk, um espaço onde são apresentados projetos feitos por jovens e que estão transformando vidas e comunidades. Na tarde dessa sexta-feira (22), cinco jovens apresentaram seus projetos e incentivaram os demais participantes a tirar seus os sonhos do papel.

O primeiro foi Guilherme Fonseca, de 25 anos. Ele lidera o Projeto Cristo Rei, em Montes Claros (MG), focado na intervenção em áreas de risco social, numa favela comandada pelo tráfico de drogas. O trabalho começou em 2013 com visitas evangelísticas e aos poucos passaram a fazer apresentações de teatro em escolas da região e ruas de lazer. Agora já contam com uma casa na comunidade, para uma maior interação com a população local.

O projeto Cristo Rei desenvolve atividades como oficinas educacionais (escola bíblica, alfabetização), esportivas (futsal e jiu jitsu) e culturais (teatro, dança, artesanato e cinema), com o objetivo de promover uma cultura de cooperação e desenvolvimento pessoal, e prevenir casos de abuso e violência sexual infantil. Para conhecer melhor o projeto, entre em contato pelo e-mail: cristoreiprojeto@gmail.com.

Em seguida, Davi Koiporo, missionário de 24 anos baseado em Teresina (PI), apresentou o Pulsar, que tem como objetivo proporcionar à juventude piauiense uma reflexão sobre a realidade da vida em missão. O Pulsar busca gerar reflexão sobre reino e vocação, trazendo música de qualidade, que prezam pela boa sonoridade musical e compromisso com a Palavra de Deus.

A primeira edição, realizada em 2015, funcionou em formato de acampamento e contou com Marcos Almeida, Banda Resgate e outras bandas e artistas locais. Em 2016, o evento acontecerá entre 01 e 03 de julho, na Segunda Igreja Batista, com ênfase no tema vocação, música e missão. O evento já tem presenças confirmadas de Lorena Chaves, Paulo Nazareth, JV na Estrada e missionários de organização parceiras, como Mocidade para Cristo (MPC), Pró-sertão e Sertão Livre. Para mais informações, o contato do projeto é koiporo@gmail.com.

VocTalk2A jovem Carolina Rocha, de 25 anos, promoveu o passatempo da irmã à negócios, após aprender os princípios de Bussiness as Mission (BAM), com a Hula Braceletes, em São Paulo (SP). Atualmente elas empregam refugiadas sírias, em através de um novo paradigma de missão proposto pelo BAM. Com oito meses de empresa, as diferenças linguísticas e culturais são algumas das barreiras enfrentadas no relacionamento com as refugiadas. Para mais informações, o contato do projeto é hulabraceletes@gmail.com.


Alfonso Tschang Whun Chang, de 29 anos, também enfrenta muitos obstáculos em seu projeto, o
Festa na Rua. Com o intuito de realizar intervenções para interromper a exploração sexual por algumas horas em áreas de prostituição, além da busca por igrejas que apoiem a ideia, e queiram se preparar para receber ex-prostitutas e travestis. Além disso, existem as dificuldade de tratamento médico e psicológico das mulheres, e da reinserção delas no mercado de trabalho. O email para contato é projetos@27million.com.

O mais velho do grupo, Hannibal Júnior, de 37 anos, fechou o painel apresentando o A Nossa Missão. Como um missionário de tecnologia social, Hannibal mantem partes de alguns sites, como Comunhão Cristã, Plug Missão e Glocal, que conectam projetos e missionários a pessoas que precisam de ajuda ou dispostas a ajudar. A ideia do “A Nossa Missão” é facilitar a doação a missionários, automatizando o processo. Para mais informações sobre o projeto, entre em contato pelo e-mail hannibaljr@gmail.com.

Através destes projetos, que foram só alguns dos selecionados para apresentação no Voctalk, o Vocare 2016 incentiva os jovens a colocar em prática ideias que podem transformar a realidade na qual estão inseridos e o contexto para o qual foram vocacionados. Não fique de fora! Acompanhe a programação em vocare.org.br/aovivo

• Amanda Almeida é jornalista e integra a equipe de comunicação da Ultimato no Vocare 2016.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *