Ult_jovem_11_05_15_Mangá_PeregrinoO best-seller “O Peregrino”, escrito por John Bunyan em 1678, ganhou uma nova versão em mangá, estilo de quadrinhos japoneses popular em todo o mundo. O lançamento é da Editora 100% Cristão, especializada em quadrinhos com temática cristã.

O clássico tornou-se o mais vendido na história depois da Bíblia, e ainda vigora na lista dos mais populares do planeta ultrapassando a marca de 900 milhões de exemplares comercializados. O livro conta a jornada épica de um peregrino rumo à Cidade Celestial, trazendo uma alegoria da vida cristã, suas experiências, desencontros e descobertas. O enredo simbólico proporciona ao leitor metáforas literárias emocionantes e surpreendentes que, apesar de concebidas há mais de 300 anos, traduzem de forma incrivelmente atual as crises e expectativas da vida em relação ao seu destino.

O mangá chegou com força ao Brasil há mais de 40 anos. O fenômeno vem acompanhado da onda de popularidade de alguns animês, que ajudou a impulsionar a venda dos quadrinhos japoneses em todo o país. O fato de o Brasil abrigar a maior colônia japonesa fora do Japão também contribui para o fenômeno.

Mangá é sinônimo tanto de histórias em quadrinhos como de gibis no Japão, significa literalmente “desenhos divertidos”. O termo mangá foi empregado pela primeira vez no século XIX, pelo artista plástico e famoso gravurista Hokusai. O mangá foi ganhando forma na primeira metade do século XX, após contatos com a imprensa ocidental. Mas foi somente com Osamu Tezuka, na década de 1950, que o mangá começou a estabelecer padrões que se tornariam suas marcas registradas: narrativa cinematográfica, traços estilizados e olhos grandes e expressivos. O mercado de mangá é todo segmentado, com revistas para crianças, adolescentes, jovens e até adultos com mais de 30 anos, de ambos os sexos e de interesses variados.

Além da versão em mangá de “O Peregrino”, a Editora 100% Cristão possui um catálogo em HQ (História em quadrinhos) com adaptações de livros da Bíblia, graphic novels e obras baseadas em fatos reais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *