20-cartaz-os-imperdoaveis-300x450

Por Rodrigo Almeida

Clint Eastwood, famoso não só como ator, mas também como diretor, resolveu fazer um filme com o gênero que o consagrou e disse que com este filme ele fazia uma homenagem aos filmes de faroeste que tanto o ajudaram a chegar ao estrelato. E que bela homenagem ele conseguiu fazer. O filme parece reunir de bom tudo o que um faroeste precisa para se tornar inesquecível.

O filme conta a história de uma prostituta que é espancada por um cliente, um dos seguranças do bordel prende o agressor e seu amigo. Eles chamam o xerife que vai ao local, dá uma prensa no agressor e no amigo, mas no final libera os dois. Isso revolta as meninas da casa e elas botam a cabeça dos jovens a prêmio. Então um grupo de ex-pistoleiros já aposentados vão à busca do agressor e do seu amigo para defender a honra das prostitutas.

É sobre isso que quero falar neste texto. Como a igreja tem virado as costas para pessoas que estão à margem da sociedade, como prostitutas, presos, drogados… Gasta-se milhões com programas, shows gospel, conferências e se pede dinheiro como nunca se pediu antes na história da igreja. E pouco se gasta ou quase não gasta nada com os marginalizados e condenados da sociedade.

Philip Yancey, em um de seus livros, conta que certo homem perguntou a uma prostituta que estava sofrendo com a vida que levava, “porque você não procura uma igreja?”. Ela respondeu ao homem, “para quê, só pra me sentir pior?”. E esta é outra realidade dentro de muitos templos. Quando essas pessoas marginalizadas vão buscar ajuda não encontram amor, mas só condenação e dedos apontados.

A grande lição que este filme me deu é que precisamos como igreja de Cristo aprender a cada dia estender a mão aos condenados e mostrar que o Jesus que pregamos tem em sua essência amor, e, sim, que ele pode fazer de um marginalizado, de um condenado uma nova pessoa.

“Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” (Mateus 25.35-40)

Rodrigo Almeida é de Petrópolis, Rio de Janeiro, e escreve para o blog Sala de Cinema Gospel.

  1. Pastor Rodrigo é uma bênção, e tudo que escreveu fala muitas verdades, hoje nos preocupamos muito com crescimento individual e coisas matérias, e deixamos de estender a mão para aqueles que precisam, ele é sua família me estenderam a mão, e as experiências que tive e tenho com Deus, foram e são as melhores coisas que vivo e já vive, agradeço a Deus e ao Pastor Rodrigo e sua família por me estender a mão e abrir um espaço, que Deus abençoe sempre!

  2. Na verdade é também na margem da igreja que vemos grupos preocupados com os marginalizados, se tirarmos o olhar para as megas igrejas e igrejas da mídia e olharmos para as igrejas das favelas, periferias, o grupo Carvena de Adulão, a igreja indígena veremos um mover em favor dos menos favorecidos.

  3. Parabens , mto lindo essa mensagem que foi transmitida a nós , que mais mensagens abençoadas possam vir, e que Deus continue te abençoando e te usando!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *