UltJovem_05_09_14_Pasta_tinta
[Por Duda Martins]

“E a nós só nos cabe tudo dedicar,
Oferta suave ao Senhor,
Dons e talentos queremos consagrar
E a vida no Teu altar, pra Teu louvor!”

Com letra de Guilherme Kerr e melodia de Jorge Camargo a última estrofe da canção “Bendito o Cordeiro” (1985) hoje mais conhecida como “Muitos Virão te Louvar”, define, em minha opinião, a essência de um artista cristão. De alguém que sabe que “dom” significa “presente”,  e que este, por sua vez, foi dado por Ele com um fim bastante claro: glorificá-lo.

Mas glorificar não implica, necessariamente, cantar louvores ou interpretar “In The Light” (acho linda a música e a pantomima que criaram pra ela). Antes, glorificar é o fim principal do homem – já diria o Breve Catecismo de Westminster – em tudo o que fizer: comendo, trabalhando, estudando, vivendo. Trazendo para o meio criativo: compondo, escrevendo, pintando, encenando, tocando, ilustrando, esculpindo, dançando, e quantas mais expressões artísticas existirem no gerúndio. Dentro e fora da Igreja, evangelizando ou não.

É sobre artistas que buscam glorificar a Deus que vou falar nesta coluna. Através dela quero conhecer e fazer conhecidas as mentes “malucas” que usam todo tipo de arte para a honra e a glória de Jesus, somente porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas. Não quero criar um gueto de crentes arte-evangelistas. Quero vibrar com gente que, com cosmovisão cristã, imagina, cria e realiza. Criatividade. Afinal, “as coisas têm valor por aquilo que são, e não pelas funções que exercem, por mais que estas sejam importantes”, disse um dia Hookmaaker.

duda_martinsÉ também aqui que vou, com a ajuda de vocês, futuros leitores que nem conheço ainda, dar dicas de vídeos, sites, portfólios, discos, artigos, galerias, relacionadas a esse tema. De forma despretensiosa, começo aqui essa seção, encontrar por esse Brasil artistas cristãos que “pintam o sete”, fazem arte. Arte de Propósito.

! Mandem sugestões de artistas e trabalhos criativos para o meu e-mail: artedeproposito@gmail.com

! No Instagram podem marcar perfis, fotos e posts relacionados ao tema usando a hashtag #artedeproposito Eles podem virar pauta para um post meu aqui.

 

Duda Martins tem 26 anos, é cristã, jornalista, atriz e diretora da “Dispersos Cia de Teatro em Pernambuco”. É apaixonada pela palavra “arte” e o que ela representa.

 

 

  1. Espaço mais do que merecido e necessário no nosso mundo de hoje. Espero acompanhar e somar com comentários e ideias. Conte comigo! Nosso Deus é um Deus que se agrada do belo, que nos criou criativos e quer que produzamos e utilizemos a nossa beleza criativa para o adorar! Maravilha! A Ele toda a glória!

  2. José Maria Leal Ferreira

    Fiquei muito contente com a proposta de “Arte de Propósito” porque venho acalentando o sonho de poder concretizar o talento para artes plásticas há décadas (o dom manifestou-se aos 10 anos de idade). Todavia sempre com a ideologia do prazer individual, seja na temática ou seja o próprio ato de fazer arte, sem envolvimento contextual político ou social. Finalmente, hoje compreendo a arte como expressão cultural coletiva que não se limita ao seu próprio contexto, assim ela deixa de ser solitária e se torna engajada com uma causa que é uma causa embebida pela justiça e pela beleza dos frutos do amor de Deus!

  3. Feliz de ver uma coluna para nós loucos por levar o nome de Jesus em nossa arte. Estarei acompanhando, será muito bom uma vez que hoje os artistas de Cristo estão surgindo com muito conteúdo, profissionalismo e criatividade.
    “Tamo Junto aqui no RJ”.

  4. Gente, muito feliz com os comentários e com os emails! Vou precisar mesmo desse estímulo e ajuda de vocês pra difundir essa arte! Semana que vem tem mais #artedepropósito

    o/\o

  5. Já leste Camille Paglia?
    Saiu seu novo livro, ” Imagens Cintilantes — Uma Viagem Através da Arte desde o Egito a ‘Star Wars’ ” (tradução de Roberto Leal Ferreira, Apicuri, 224 páginas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *