Prat_29_05_14_Capa_EngolidosEngolidos pela Cultura Pop
Steve Turner
Editora Ultimato

 

Steve Turner é um escritor e jornalista inglês bastante versado em cultura popular. Escreveu livros sobre os Beatles e U2, além de diversos artigos para revistas e jornais.

Engolidos pela Cultura Pop — arte, mídia e consumo: uma abordagem cristã é seu mais recente trabalho. Turner trata de várias expressões de nossas manifestações culturais e nos leva a uma jornada pelos campos da fotografia, da moda, do cinema, entre outros. Cada capítulo começa com um panorama histórico e, quase imperceptivelmente, o leitor é levado a pensar no assunto com uma mente cristã. No final, há perguntas para reflexão e discussão, sugestão de livros e sites sobre o assunto do capítulo, e sugestões de ação.

É difícil não se identificar. Turner faz uma brilhante análise do jogo da fama e nos faz perceber o quanto a cultura da celebridade, tão arraigada em nós e cuidadosamente cultivada pela mídia, é devastadora. Ele trata da nossa busca por adrenalina, nosso medo do tédio e o fato de a indústria do entretenimento e do turismo se aproveitarem disso. Mostra também como a cultura popular tem visto e representado o cristianismo com estereótipos baseados em uma triste realidade — temos nossa parcela de culpa ao sermos retratados como cristãos chatos, ranzinzas e legalistas.

No livro há traços explícitos do pensamento de Hans Rookmaaker (o valor da arte por si mesma) e de C. S. Lewis (a busca por um cristianismo crítico).

Engolidos pela Cultura Pop foi escrito para encorajar cada leitor a ser não apenas um consumidor e admirador de sua área de interesse, mas também um crítico e produtor de cultura, disposto a usar seus dons e sua inteligência para proclamar os valores do reino a um mundo que precisa desesperadamente deles.

Paula Mazzini, 32 anos, é tradutora de livros e é missionária do Exército de Salvação.

(Texto publicado originalmente na seção “Arte e Cultura”, da revista Ultimato 348)

 

NOTA DO EDITOR:
Você leu algum livro e gostou? Então escreva uma resenha e nos envie. Podemos publicá-la no blog Ultimato Jovem. Nosso e-mail é juventudes@ultimato.com.br

 

 

  1. Fiz a proposta do meu TCC no semestre passado, com os temas arte, cristianismo e jornalismo cultural, sem nunca imaginar me deparar com o anúncio desse livro na Ultimato.
    Na mesma semana passei na livraria e comprei (antes liguei por vários dias importunando os vendedores para saber se o lançamento já tinha chegado), sem nunca suspeitar que agora Steve Turner não só se tornaria um dos meus autores preferidos, mas que também formaria, junto com Schaeffer e Hookmaaker, a base do primeiro capítulo da monografia.
    Os dois grandes nomes prepararam o terreno, mas é como se Turner viesse com as sementes, florescendo. Ele consegue deixar a combinação “cristão jornalista” ainda mais interessante e fascinante ao trazer reflexões tão lúcidas quanto as presentes em cada capítulo de Engolidos pela Cultura Pop. A essência que Turner deixa exalar por todas as páginas é essa: é preciso tentar enxergar a arte, a mídia, a cultura em geral e tudo que permeia nossa vida toda como Deus vê. Essa caminhada pode ser penosa, mas é, em muito maior grau, graciosa.
    Então, aqui fica meu obrigada mesmo, pessoal da Ultimato! (E obrigada a esse Deus tão lindo, que tem o controle de tudo. Até de coisas tão bobinhas que nem me fazer conhecer o livro certo, na hora certa, para o projeto certo.)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *