Por Eliceli Bonan

Foto: Kézia Brasil

“Eu tenho um sonho”, anunciou Martin Luther King Jr. Seu desejo era ver brancos e negros dos Estados Unidos vivendo como irmãos. Por causa dele, os negros passaram a ter direitos e voz no país. Ativista e pastor, promotor da justiça, morreu pela causa que defendia.

Somos todos sonhadores. Qual é o seu sonho?

Talvez não seja unir brancos ou negros. Pode ser algo como casar, construir uma família, ter uma profissão de sucesso. Ou pode ser mais ousado, como mudar o mundo, ou algum aspecto dele. Todos temos sonhos, um ou vários. Nenhum sonho é pequeno demais ou grande demais. Já dizia William Shakespeare que “somos feitos da mesma matéria dos nossos sonhos”.

Você está vivendo o seu sonho? Ou apenas a sua vida?

Um dos versículos bíblicos que sempre chamou minha atenção está em Efésios 3.20: “Ora, aquele que é poderoso para fazer muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera…”. É um texto muito forte. Deus tem muito a fazer por nós, em nós e por meio de nós, muito mais abundantemente além do que aquilo que pedimos ou pensamos. Paulo me parece tão exagerado aqui que fala de “muito”, “demais”, “abundantemente” e “além”. Deus quer fazer muito por você. Ele quer fazer mais do que você jamais pensou. Ele quer fazer abundantemente. Ele quer fazer além do seu maior sonho!

Como sair do comum para realizar sonhos? Sou uma sonhadora. Poderia sentar por horas e falar deles com você, dos que já realizei e dos que estão adiante. Aqui vai apenas uma dica: visualize a imagem de sua vida, da vida que você sonha. Imaginou? Agora desmonte a imagem em centenas de peças, como num quebra-cabeça. O resultado é confuso, não? Calma, é assim mesmo. O mais importante você já fez, saber para onde está indo. Agora é pensar estrategicamente e juntar as peças, uma de cada vez, aqui e ali.

Já ouviu falar que para quem não sabe onde está indo qualquer lugar serve? O inverso também é verdadeiro. Para quem sabe onde está indo, tudo que encontra no caminho contribui para o resultado final. Você pode usar tudo ao seu redor para colaborar com seu grande sonho, ou não, depende de você. Porém, realizá-lo envolve algo mais: usar todas as suas forças para entrar nessa jornada, deixar a acomodação e tudo o que lhe é conveniente, confrontar desafios fora de seus limites conhecidos, e o mais importante, saber que as peças sempre farão mais sentido se você convidar o Doador de Sonhos para viajar com você, pois, antes de ser seu, o sonho já era dele.

Sonhar sempre me encantou. Desafios e oportunidades me movem. Cruzar limites, ver novos horizontes, trocar o certo pelo desconhecido são coisas que fazem meu coração bater mais forte. Quando lia esse versículo de Efésios, perguntava-me o seria “mais de Deus”, já que meus próprios pensamentos já foram muito longe sozinhos. Na jornada da realização dos sonhos do Senhor para mim, deparei-me com novos horizontes, que nunca imaginei. Deus é surpreendente!

Não sei até onde seus pensamentos chegaram, se chegaram longe, como acreditei que tinham chegado os meus. O que posso dizer é que seu maior sonho ainda é pouco para Deus. Se você quiser e permitir, Ele irá mais longe por você! A vida não foi feita para ser chata, rotineira e sem emoção, do tipo segunda, terça, quarta… segunda, terça… e você dando voltas sem chegar a lugar algum. Deus deu a todos um grande sonho. E este grande sonho não é tudo. Depois dele, ainda tem o muito mais abundantemente além. 

Está pronto para a aventura? Que tal começar a viver seu sonho agora mesmo?

E que “o céu possa descrevê-lo como uma daquelas raras pessoas que vive para realizar grandes coisas para a glória de Deus!*”.

Porque um dia é preciso parar de sonhar, tirar os planos das gavetas e, de algum modo, começar”. [Almyr Klink]

____________________

*Citação de Bruce Wilkinson, no livro O Doador de Sonhos, Editora Mundo Cristão.

Eliceli Katia Bonan, 25 anos, é jornalista e missionária de JOCUM.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *