Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossas vidas afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. Ultimato Jovem mostra um vídeo já conhecido, mas ainda não visto por muito dos nossos leitores.

Assista, reflita, e tenha um excelente fim de semana!

Video not available

 

Video not available

  1. Annie Leonard é especialista em sustentabilidade, questões ambientais e de saúde. Ela conseguiu mostrar de um jeito simples, direto, o que tem de errado no nosso jeito de produzir e consumir coisas e a lógica da nossa sociedade.

    E faz isso deixando claro que o inimigo a ser combatido não é o capitalismo, nem mesmo o consumo. Mas o ‘consumerismo’ adoidado.
    A História das Coisas) aborda o ciclo de extração, produção e consumo. Annie Leonard mostra as entranhas do ‘consumerismo’ e como esta máquina está cada vez mais, consumindo tudo e todos.

    Este documentário é um alerta importante para todos os consumidores. Da extração, produção até a distribuição, a cadeia produtiva afeta nossas vidas de uma maneira que poucos de nós percebemos.

    The Story of Stuff têm um lógica: o consumo responsável. A responsabilidade governamental e empresarial seria uma consequência de atitudes individuais.

    A meu ver o vídeo tem um erro: como indivíduos podemos mudar as coisas, mas essas condições são limitadas porque somos moldados pelo sistema cultural, e mais há uma triangulação entre responsabilidade de governos e empresas. Longe de ser um soberano, o indivíduo vive em um universo. O mercado afeta nosso modo de consumir.

    A educação para o consumo adequado parece apontar somente para o que não se deve fazer em termos de consumo, esquecendo que apenas fazemos parte de um conjunto formidável e poderoso de fatores que incluem também governos e das empresas.

    É muita areia para o nosso camiãozinho individual!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *