Muito se discute sobre o tempo. Para muitos vale o jargão “tempo é dinheiro”, e para nossa sociedade, o fato de uma pessoa seguir por um caminho e depois descobrir que não é realizado nele e precisa recomeçar em outra direção significa perder tempo. Para Deus, entretanto, não importa até onde você chegou. Ele pode redirecionar, refazer, tornar novas todas as coisas. Ele pode proporcionar satisfação e alegria de verdade em qualquer caminho, em qualquer tempo.

Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.
Eclesiastes 3.1

Claro que não passar no vestibular não é legal, mas também não é o fim do mundo. Deus fala muito nas situações de frustração, então segura o drama.

Para muitos, ficar o ano inteiro estudando e, no final, não passar no vestibular é uma tragédia. Mas já tentou ver a coisa com outro olhar? Desde que você tenha feito sua parte, sua fé pode estar sendo provada, sua paciência exercitada ou simplesmente Deus pode estar mostrando que ainda não é a hora para você. José, por exemplo, tinha 17 anos quando Deus começou a falar com ele através de sonhos (Gn 37). Na verdade, esses sonhos eram visões de seu próprio futuro. E que visões! Deus reservara um futuro maravilhoso para o jovem José. Mas por muito tempo tudo parecia estar dando errado e aqueles sonhos pareciam mais uma mera fantasia juvenil.

Talvez você já saiba qual é o seu chamado. É possível que Deus já o tenha mostrado. Mas, a exemplo de José, você não consiga vê-lo concretizado. Não se preocupe. O tempo de Deus é diferente do nosso. Precisamos por em ação a paciência, que é fruto da obra do Espírito Santo em nós. Até que se concretize o plano de Deus para você, o lugar onde você está nesse momento é o território do plano atual de Deus. Não desperdice oportunidades!

Exercite sua confiança e seja diferente dos que estão ao seu redor. Se a fé é a certeza de coisas que não são vistas, mesmo que aparentemente tudo esteja dando errado, também é a certeza do que Deus prometeu que nos faz esperar com tranquilidade.

Não se preocupem com sua própria vida… Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não tem vocês muito mais valor do que elas?
Mateus 6.25, 26

Se você faz o tipo ansioso, lembre-se: Deus está vendo tudo o que você está passando. Ele também está muito interessado com o seu futuro, portanto, esteja certo de que Ele há de conduzir todas as circunstancias no sentido do seu bem.

__________

Jeverton “Magrão” Ledo é missionário, autor de “Minha Escolha Profissional — o que Deus tem a ver com isso?” (Editora Vida).
jeverton.ledo@gmail.com

  1. Que texto lindo e verdadeiro! Mesmo não tendo mais meus 17, 18 aninhos, passada da fase dos vestibulares, sempre é tempo de relembrarmos que Deus se utiliza de momentos de crises para nos tratar! São os vestibulares da vida!!! Fico feliz em saber que Ele se põe ao meu lado, me trazendo recursos necessários naquele momento específico, afinal “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.”Ec 3.1
    Como é maravilhoso saber que Ele tem o tempo certo para tudo, até mesmo tempo para que Ele me ensine a ser mais madura na Presença Dele!
    Obrigada, Magrão, pelas palavras que Deus te dá para compartilhar conosco! Deus te abençoe!

  2. Magrão, vou ser sincera que me surpreendeu muito o texto…
    Com certeza tempo é um assunto recorrente e também o que tem a ver o cristianismo com isso, mas gostei demais da forma como vc abordou.

  3. O LUGAR ONDE VOCÊ ESTÁ NESTE MOMENTO É O TERRITÓRIO DO PLANO ATUAL DE DEUS. Amém Gostei! que a minha fé e minha confiança neste Deus não sejam abaladas nas tubulências da vida,especialmente em relação aos meus filhos.
    Um abraço, Deus te abençõe!

  4. Querido Magrão,
    Obrigado por este artigo tão relevante e útil para os nossos jovems. De fato a pressão sobre eles é grande e a frustração por não se alcançar os resultados que se espera (ou que os outros esperam q vc alcance) pode tirar o foco do jovem do fato de Deus sabe tudo e tudo conduzirá o para o seu bem. É lógico que quando falhamos devemos sempre perguntar o que poderíamos ter feito melhor para ter alcançado resultados melhores. Mas se fizemos o nosso melhor e ainda assim “não deu”, é só fazer bem feito de novo, que uma hora “vai dar”. O Importante é como vc disse, continuar confiando no Senhor e colocando sobre Ele TODA a nossa ansiedade. Grande abraço

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *