Laços de amizade
Perdemos vários relacionamentos interpessoais ao longo de nossa caminhada. Será essa uma verdade? Desde o princípio o homem constrói relações— muitas deles, duradouras. Faz parte da vontade de Deus que sejamos amigos, que tenhamos amigos, pois somos seres relacionais. E como é bom experimentar o sabor doce de uma amizade verdadeira! Ser amigo é estar junto, compartilhar, rir e chorar.
Davi e Jônatas foram amigos até o fim de seus dias (1Sm 18.1-4). Essa expresão, “até o fim dos dias”, mostra uma profundidade de relacionamento digna de “inveja” em dias como os nossos. Contudo, esses dois jovens experimentaram a preciosidade do companheirismo, estando longe ou perto um do outro. A amizade os tornou mais fortes para enfrentar os conflitos e as dificuldades. Será que hoje temos alguém assim ao nosso lado? Alguém que nos encoraje e em quem confiamos completamente? A fidelidade é hoje um “artigo” de luxo.
Amizades nascem de uma profunda atração pessoal, e às vezes é difícil de explicar. Seria como tentar justificar a preferência pelo azul em vez do amarelo. Muitos acreditam que existe uma “química” entre duas pessoas. Porém, será isso suficiente para sustentar uma amizade?
Jônatas e Davi nos mostram que a fé comum, a caminhada compartilhada e o amor prático (o amor “agápe”, que busca o bem do outro) são a resposta para uma amizade verdadeira.
–
–
Qual o seu conceito sobre amizade? Será que temos mais colegas que amigos? Como construímos uma amizade saudável? É possível cultivarmos uma amizade com pessoas diferentes de nós? Quais são as atitudes que demonstram que duas pessoas têm um laço de amizade? Onde temos guardado nossos verdadeiros amigos? O que você seria capaz de fazer por um amigo?
Aproveite para extrair das amizades o que elas têm de melhor. As diferentes fases da vida nos levam a crescer, a aprender, a nos relacionar e a construir vínculos que podem durar para sempre. Compartilhe o que você tem de melhor e esteja atento, pois uma nova amizade pode estar bem ao seu lado.
_________
Jeverton “Magrão” Ledo é missionário, autor de “Minha Escolha Profissional — o que Deus tem a ver com isso?” (Editora Vida).
jeverton.ledo@gmail.com
Michele Morais
Adorei o texto, Magrão. Parabéns! Amizade é isso aí, como já dizia o poeta “é um amor que nunca morre”, mesmo estando distante dos amigos, ela não morre mesmo. Abração!
Jafferson Melo
Belo texto Magrão, tá de parabéns 😀
Juliana
Muito bom….Amizades verdadeiras e profundas são como tesouros, raras e devem ser preservadas. “Quão bom e suave é que os irmãos vivam em união”.
Claudiane
Parabéns, Jeverton!!! Belas palavras!
Nossos jovens, adolescentes… nosso mundo precisa de amizades verdadeiras apoiadas naquilo que aprendemos com Jesus e com os exemplos de relacionamentos bíblicos!
Jefferson
Muito boa reflexão! Que o Amor de Deus possa nos preencher de tal forma a nos fazer também verdadeiros amigos. Não basta ter amigos é necessário ser amigo! Nos ajuda Jesus! Abraços
Marcos
Neste século de muitos (mas fugazes) relacionamentos, as ponderações e os questionamentos do autor são muito oportunos. Excelente ponto de partida para uma conversa em um pequeno grupo. Fazem refletir sobre o valor e a veracidade das amizades…parabéns!
andressa
nossa uma amiza e como um oro que a gente sepre fica junto que nuca separa !!!!!
e muito
obrigado #############
boa sorte
andressa
(L)