Perdemos vários relacionamentos interpessoais ao longo de nossa caminhada. Será essa uma verdade? Desde o princípio o homem constrói relações— muitas deles, duradouras. Faz parte da vontade de Deus que sejamos amigos, que tenhamos amigos, pois somos seres relacionais. E como é bom experimentar o sabor doce de uma amizade verdadeira! Ser amigo é estar junto, compartilhar, rir e chorar.

Davi e Jônatas foram amigos até o fim de seus dias (1Sm 18.1-4). Essa expresão, “até o fim dos dias”, mostra uma profundidade de relacionamento digna de “inveja” em dias como os nossos. Contudo, esses dois jovens experimentaram a preciosidade do companheirismo, estando longe ou perto um do outro. A amizade os tornou mais fortes para enfrentar os conflitos e as dificuldades. Será que hoje temos alguém assim ao nosso lado? Alguém que nos encoraje e em quem confiamos completamente? A fidelidade é hoje um “artigo” de luxo.

Amizades nascem de uma profunda atração pessoal, e às vezes é difícil de explicar. Seria como tentar justificar a preferência pelo azul em vez do amarelo. Muitos acreditam que existe uma “química” entre duas pessoas. Porém, será isso suficiente para sustentar uma amizade?

Jônatas e Davi nos mostram que a fé comum, a caminhada compartilhada e o amor prático (o amor “agápe”, que busca o bem do outro) são a resposta para uma amizade verdadeira.

Video not available

Qual o seu conceito sobre amizade? Será que temos mais colegas que amigos? Como construímos uma amizade saudável? É possível cultivarmos uma amizade com pessoas diferentes de nós? Quais são as atitudes que demonstram que duas pessoas têm um laço de amizade? Onde temos guardado nossos verdadeiros amigos? O que você seria capaz de fazer por um amigo?

Aproveite para extrair das amizades o que elas têm de melhor. As diferentes fases da vida nos levam a crescer, a aprender, a nos relacionar e a construir vínculos que podem durar para sempre. Compartilhe o que você tem de melhor e esteja atento, pois uma nova amizade pode estar bem ao seu lado.

_________

Jeverton “Magrão” Ledo é missionário, autor de “Minha Escolha Profissional — o que Deus tem a ver com isso?” (Editora Vida).
jeverton.ledo@gmail.com

  1. Parabéns, Jeverton!!! Belas palavras!
    Nossos jovens, adolescentes… nosso mundo precisa de amizades verdadeiras apoiadas naquilo que aprendemos com Jesus e com os exemplos de relacionamentos bíblicos!

  2. Neste século de muitos (mas fugazes) relacionamentos, as ponderações e os questionamentos do autor são muito oportunos. Excelente ponto de partida para uma conversa em um pequeno grupo. Fazem refletir sobre o valor e a veracidade das amizades…parabéns!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *