(Adital) Seguem até o dia 31 de outubro, as inscrições para a 4ª edição da Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte, que será realizada em maio de 2012 no Rio de Janeiro. A convocatória é do Centro de Estudos e Políticas Públicas (CEPP) e tem como objetivo selecionar grupos artísticos de todo o Brasil, que desenvolvam trabalhos com jovens, para três noites de apresentações em tradicional teatro da capital fluminense. A Mostra é realizada a cada dois anos e para a 4ª edição o tema é Cultura e Sustentabilidade.Podem se inscrever grupos com trabalhos artísticos nas seguintes linguagens e expressões culturais: dança, música, circo, teatro, cultura popular, literatura, poesia, artes visuais e fotografia. Além de realizar trabalho com jovens, os grupos devem realizar ações sociais transformadoras. A inscrição deve ser feita por meio de formulário online. Só será aceita uma inscrição por grupo.

Além do preenchimento do formulário, os grupos devem enviar material audiovisual de registro de trabalhos com repertório apto a serem apresentados. O material pode ser enviado por correio ou via internet. Para a opção online, deve ser disponibilizado um link em site de hospedagem de vídeos. Para o envio por correio, somente os formatos DVD e CD serão aceitos. Os vídeos devem ter duração de 3 a 10 minutos.

De acordo com o regulamento, a mostra “tem por conceito a integração artística dos grupos e a construção colaborativa dos espetáculos”. Nesse sentido, cada dia terá uma direção artística responsável por elaborar o espetáculo em conjunto com os participantes. As apresentações terão no máximo dez minutos, de modo a fazer parte do roteiro do espetáculo, proporcionando a interação entre os grupos.

A programação, além das três noites de espetáculos, contará com ações de intercâmbio, atividades de formação profissional, oficinas, seminários, visitas a centros culturais e a grupos artísticos do Rio de Janeiro. Para a organização, essas ações permitem “a ampliação dos saberes e do repertório cultural” dos jovens participantes.

Cada dia de apresentação será destinado a uma linguagem artística. O primeiro dia será música e o segundo, dança. O terceiro dia será destinado a misturas de diversas expressões. Os espetáculos serão pensados com base no tema Cultura e Sustentabilidade, que foi escolhido em referência à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20. Além dos roteiros das apresentações, o tema envolverá também os debates dos seminários.

Seleção

O resultado será divulgado até o dia 15 de fevereiro. Os selecionados terão cinco dias, a partir do contato da CEPP, para confirmar a participação. Uma Comissão formada por quatro curadores e dois representantes do Centro de Estudos ficará responsável por realizar o julgamento. Os critérios, bem como a seleção dos grupos, serão decididos em reunião da Comissão, não cabendo recurso. O número de trabalhos selecionados será compatível com o perfil da programação, do espaço e do orçamento.

“Serão priorizadas as participações de grupos e projetos que tenham qualidade artística, pouca visibilidade e expressem a identidade e a diversidade cultural de comunidades de diferentes regiões do país”, pontua o regulamento da Mostra. Os custos de hospedagem e alimentação, bem como transporte para grupos de outros estados, serão custeados pela organização.

Para mais informações: www.juventudearte.org.br

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *