“Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o maligno”
I João 2:14

Já ouvimos muitas vezes alguém usando esse versículo diretamente e exclusivamente para os jovens. Mas observando o texto atentamente, percebemos que ele aponta para outro sentido da palavra jovem.  Está escrito “jovens (…) sois fortes”: essa força não se refere à força física, pois se assim o fosse, não haveria como vencer o “maligno” com ela, certo? Essa força deve vir, portanto, do vigor da juventude e da “palavra de Deus que permanece em vós”. Mesmo assim, se entendemos que as palavras “sois forte” se referem a uma “força espiritual”, precisamos ver que a palavra “jovens”, no mesmo versículo, também é usada no sentido espiritual. “João está falando a crentes de crescentes graus (filhos… jovens… pais…) de maturidade na fé” (David H. Stern). Se somente os jovens fossem fortes e venceram o maligno, pobre seria o Apostolo João, pois na ocasião quando escreveu esse texto já estava bem velhinho!

Mas João não esta falando de jovens no sentido literal; ele fala de “jovens espirituais”, pois até mesmo aqueles que ainda estão se desenvolvendo na fé já venceram o maligno. “Ele está indicando, não as suas idades físicas, como pensam alguns, mas estágios de seu desenvolvimento espiritual” (J. Stott).

Assim como João, Pedro também mostra diferentes níveis de maturidade espiritual existentes, como por exemplo “ crescer na Graça” (2Pd 3:18) ou “desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo” (1Pd 2:2).

Tantos jovens como adolescentes e anciãos são fortes. A força que vence o maligno não esta condicionada à idade física, mas à presença da Palavra dentro de nós.

__________

Alan Corrêa é líder jovens na Igreja Batista Nacional, em São Bernardo (SP) e aluno do 3° ano de teologia pela faculdade FABC

  1. Shewry kathleen bonfim campos

    Obrigada,era justamnete essa resposta que estava procurando…pq tmbm pensei “será que ele se refere à juventude fisica ou espiritual? ” vim pesquisar o significado e olhaa sóoo!!!

    Muito obrigada❤

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *