Há 20 anos o ano dos jovens batistas da Juventude Batista Mineira (JUBAM) começa com renúncia de projetos pessoais em prol da pregação do evangelho. Durante todo este tempo a Área de Missões da JUBAM envia jovens e adolescentes para o campo missionário mineiro. Os principais objetivos são proporcionar a estes jovens e adolescentes uma experiência com o Deus de Missões, bem como apoiar campos missionários onde o evangelho tem enfrentado dificuldades.

A Área de Missões desenvolve dois projetos missionários: O Pescador Jovem, para jovens e adultos com mais de 19 anos, e o Operação Invasão, para adolescentes com idade entre 11 e 19 anos. Ambos acontecem anualmente, no mês de Janeiro.

Foi com essa visão que, em 1990, a JUBAM, sob a liderança da então diretora executiva e fundadora do projeto Pescador Jovem, Martha Rosale Dantas, enviou as primeiras equipes de jovens missionários ao campo. Naquela ocasião foram enviadas três equipes com muita disposição e vontade para pregar, talvez sem imaginar que estavam lançando pilares de uma história que, 20 anos depois, carrega consigo testemunhos de pregação e salvação, como os testemunhos e histórias que ouvimos e celebramos em janeiro de 2010, quando realizamos o Culto da Vitória da 21º edição do Pescador Jovem e da 13º edição do Operação Invasão. Na ocasião celebramos os 20 anos de Pescador Jovem e 10 anos de Operação Invasão.

Conversamos com a ex-executiva da JUBAM, Martha Dantase e durante a conversa, conhecemos um pouco do que antecedeu a realização do primeiro projeto Pescador:

“Fomos participar de um congresso nacional de juventude em Angola. A guerra civil tinha acabado naquela época. O país estava sem água, sem comida, e o exército estava na rua. Durante aquela semana viajamos para o Sul de Angola. Combinei com um dos lideres de Angola que enquanto eu não estivesse dando palestra, ele sairia comigo. Foi a experiência mais forte que já tive no que se refere ao conhecimento sobre Missões. Quando vi aquelas pessoas em filas enormes para conseguir um pedaço de pão e vi milhares de mutilados andando pelas ruas comecei a ver como era viver em Angola naquele tempo. À noite, quando chegava na casa onde fiquei hospedada, chorava muito. Quando foi terminando aquele congresso e compreendi o que eram pessoas andando sem pastor, eu dobrava meus joelhos para orar, para clamar. Eu orava: ‘Senhor, se o que o Senhor está colocando em meu coração vem de ti, então precisa tornar-se em ação’. Eu pedi: ‘Senhor, transforme isso em ação’. Cheguei ao Brasil no final do mês de agosto. Sentei no escritório da JUBAM e comecei a escrever um projeto chamado Pescador Jovem. Chamei aqueles companheiros fieis, a liderança que caminhava comigo, tornei o projeto explícito numa reunião do Conselho e em Janeiro de 1990 estávamos começando o primeiro Projeto Pescador Jovem, que reuniu 11 pessoas em três equipes. Cabíamos dentro de uma Kombi. Ninguém, além desses lideres fieis, acreditava muito. Mas a visão se transformou em ação”.

Encerramos nossa conversa com um recado da Martha aos jovens e adolescentes que ainda hoje investem suas vidas à obra missionária: “A experiência do Pescador Jovem e do Operação Invasão é uma experiência para você viver todo dia. Na verdade, a ideia do projeto é fazer da experiência que os jovens vivem em uma semana um estilo de vida.”

Ao longo desses anos o Projeto Pescador Jovem percorreu 254 cidades mineiras e enviou cerca de 1700 jovens ao campo. O Operação Invasão, por sua vez, percorreu 29 cidades mineiras e enviou cerca de 950 adolescentes ao campo em 10 anos.

Vinícius Almeida é Diretor executivo da JUBAM

Você pode encontrar outras informações sobre os projetos missionários no site www.jubam.com.br

  1. Estes projetos tem sido grandes ferramentas nas mãos do Senhor. A nossa oração é que os adolescentes e jovens de Minas contiunem se levantando para trabalhar na obra de Deus. Ano que vem serei também um voluntário. Que Deus nos abençoe.

  2. Não tem nada melhor do que ser um instrumento de Deus para abençoar vidas. A JUBAM tem sido um instrumento de Deus para impactar vidas e cidades. Nos projetos missionários, Invasão e Pescador Jovem, dois milagres acontem: pessoas são impactadas com a Boa Nova do Céu e os portadores desta Boa Nova são transformados cada vez mais por Deus… Eu já participei e nunca mais fui o mesmo! Valeu JUBAM – Valeu Ultimato

  3. Participei de 4 edições do Operação Invasão e Deus sempre nos surpreende! Parabéns à JUBAM por estes projetos através dos quais Deus transforma a vida de muita gente nas cidades visitadas e de muitos jovens e adolescentes que passam a ser verdadeiros missionários.
    Assim como o Pr. Adrian, posso dizer que após os projetos, nunca mais fui o mesmo!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *