A Interserve Brasil (ISB) – agência missionária internacional, com escritórios nacionais espalhados em mais de 14 países – completa hoje 19 anos de existência e atuação em nossa nação. Sua criação ocorreu em 10 de agosto de 2003 com a assinatura de parceria entre o Centro Evangélico de Missões (CEM) e (inicialmente) a Interserve Canadá. “Detalhe interessante é que no estatuto do CEM já havia uma cláusula para receber uma agência missionária, o que ainda não tinha acontecido nos 20 anos anteriores”, lembra Délnia Bastos, a primeira secretária executiva da agência e atualmente integrante do Conselho Nacional da ISB.

“Dou graças a Deus pela Interserve, que conheço desde meus estudos na Inglaterra. Fiquei muito feliz quando recebemos visita do Craig Shugart, do Canadá, para sondar nosso interesse em representar a agência no Brasil. Caiu como uma luva na mão! O CEM com a visão e compromisso de treinar profissionais para servir em contextos carentes e a Interserve que encaminha, acompanha e cuida dessas pessoas”, lembra Tonica van der Meer. Segundo ela, quando a ISB iniciou o programa de curto prazo On Track (que permite a experiência de 1 a 23 meses em um campo transcultural), aumentou bastante o número de jovens profissionais que desejavam ter uma experiência e avaliar se eles se encaixariam para longo prazo. “Além disso, a prática de trabalhar em parceria com igrejas e outras agências continua abrindo muitas portas e atraindo novos candidatos”, defende ela.

No mesmo ano de 2003, algumas pessoas já mostraram interesse em se tornar parceiros (missionários)* da ISB e, em 2004, foi realizado em Viçosa (MG) o Primeiro Encontro de Candidatos e Parceiros. O ano de 2005 foi marcante, pois foi quando a ISB enviou seus primeiros parceiros ao campo transcultural, iniciando uma trajetória desbravadora no movimento missionário brasileiro, com a inclusão de profissionais dispostos a servir a Deus em lugares estratégicos e de difícil acesso para a evangelização mundial

Assinatura do convênio de criação da Interserve Brasil entre o CEM e a Interserve Canadá, em 10 de agosto de 2003. À esquerda: Edgard Alves, presidente do CEM. À direita: Craig Shugart, diretor da Interserve Canadá.

Ao longo dos anos seguintes, em meio a lutas e vitórias, a ISB se firmou como uma organização que leva a sério o cuidado do parceiro, realizando processos minuciosos de seleção e aprovação, além de um acompanhamento pastoral bem próximo. 

Atualmente, a ISB vem ampliando sua presença para além do escritório localizado em Viçosa (MG). Nos próximos dias, irá inaugurar seu escritório na capital paulista, graças à parceria com a Primeira Igreja Batista de São Paulo.  

“Nosso propósito é tornar Jesus Cristo conhecido, por meio de um ministério integral, em parceria com a igreja global, entre os povos mais carentes do mundo árabe e Ásia. Vidas e comunidades transformadas pelo encontro com Jesus é a nossa visão”, ressalta Ubiratan Morais, diretor nacional. 

A Interserve Brasil já enviou mais de 60 profissionais para campos transculturais de 15 países ao longo de seus 19 anos. Atualmente, são 15 parceiros em 7 nações: doze parceiros de longo prazo (2 solteiras e 5 casais com 7 filhos), e três de curto prazo (On track), sendo uma solteira e um casal.

“Faço parte da ISB desde 2018. Trabalho com refugiados há alguns anos, usando minha profissão como psicólogo. Além de servir em um centro comunitário para refugiados, eu também trabalho no cuidado de nossos parceiros e na área de comunicação no escritório internacional. Tem sido muito positivo trabalhar com a ISB!”, celebra um dos parceiros que vive na Eurásia. 

As perspectivas para o futuro são de consolidação e crescimento com o desafio constante de trabalhar em parceria com a igreja brasileira no envio e cuidado de profissionais em missão, assim como suas famílias, que vão trabalhar lado a lado com as igrejas locais.

  • Nota: A Interserve denomina seus missionários de parceiros. Por questões de segurança, não é permitido informar o nome do(a) parceiro(a), nem o local onde ele(a) vive.

Acompanhe a Interserve Brasil:

Site: https://interserve.org.br/ 

Instagram: https://www.instagram.com/interservebr/ 

Facebook: https://www.facebook.com/interservebr 

 

Saiba mais:

» Um chamado, um caminho, uma vida…
» Diretor regional da Interserve visita a Ultimato
» Celebramos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *