SUMÁRIO
Edição 327
Novembro-Dezembro 2010
Os adultos e os jovens de hoje não conhecem a recente história dos horrores do antissemitismo e da Segunda Guerra Mundial. Os que dela participaram como causadores, vítimas ou expectadores, quase todos já morreram. Esse é o motivo da matéria de capa desta edição.
Acesso exclusivo ao assinante.
Notícias — -
Novembro-Dezembro 2010
- Visualizações: 2791
5 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
Os que param no meio do caminho
- Receba a revista Ultimato em sua casa e leia primeiro também a edição online. Assine aqui.
Novembro-Dezembro 2010
- Visualizações: 2791
5 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor
Joana
Sp - SPA razão pela qual existem hoje tantos ex-crentes é muito simples. As pessoas, nos dias atuais, com a quantidade de informações que possuem a respeito do mundo, do funcionamento do universo, de descobertas da ciência, etc., tem que fechar os olhos a muitas coisas para conseguir acreditar no que pregam as religiões. Muitos dados devem ser ignorados, evidências devem ser deixadas de lado, o raciocínio, suprimido...
A religião e a fé apenas possuem espaço na sociedade atual entre as massas ignorantes e que estão dispostas a se omitirem quanto às evidências mais conspícuas da inexistência de deus.

Roberto Ramos
Porto Alegre - RSQuando li sobre o argumento Kalam, que é um argumento cosmológico sobre a existência de Deus, fiquei impactado com a frieza da lógica, é como um bloco de concreto lançado em minha direção, difícil resistir.
O argumento Kalam pressupõe a existência de Deus com base em um fato diferente sobre o universo, isto é, que o universo passou a existir em um tempo passado finito.
Tempo Passado Finito… “que que isso!?”
A estrutura básica do argumento Kalam é a seguinte:
1.Tudo o que começa a existir tem uma causa
2.O universo começou a existir
3.Logo, o universo tem uma causa
O argumento defende que o começo do universo implica a existência de uma CAUSA PRIMEIRA, e essa causa primeira deva possuir propiedades que em geral são atribuídas a Deus. No mínimo, o argumento sugere que essa causa primeira é o Criador Pessoal do universo, que decidiu criá-lo, e que houve razões que o motivaram a isso.
(continua aqui)

Eduardo
P - RN"ME PROVA QUE DEUS EXISTE!" Além de começar com uma colocação pronominal errada, 'me', no início da frase com o pronome oblíquo átono (a não ser, claro, quando a escrita simula a fala. O que não é o caso aqui), o título se reveste de uma imbecilidade: Ningém SABE, no sentido verdadeiro mesmo do verbo 'saber', se Deus existe ou não. Pode-se CRER ou não, mas saber nunca, pois não se confunde saber com fé. Como eu posso dizer que Papai Noel existe? É o tipo da coisa que resvala naquela falácia da petição de princípio. E o artigo ainda procura tentar provar pela via da negação! Imbecilidade de argumento.

Roberto Ramos
Porto Alegre - RSFico feliz em notar que o meu artigo está passando por críticas que demonstram tamanha sinceridade e intensidade. ( Obrigado pelas dicas de português ) :)
Li um ótimo livro, Ensaios Apologéticos - Ed. Hagnos, que aborda o relacionamento entre fé e razão, acredite... esses conceitos não são contraditórios no Cristianismo. Acho que esse livre é um prato cheio para todo aquele que se interessa em argumentar sobre Deus.
Tenho a convicção que a busca pelo conhecimento de Deus, seja para aumentar a nossa fé ou derrubá-la de vez, é a mais justificável ocupação que um homem possa ter, afinal... caso Deus não exista, sua consciência não mais o condenará... mas se Deus realmente existe, morrer sem Ele será a maior tragédia na vida desse homem.

Eduardo
P - RN"...caso Deus não exista, sua consciência não mais o condenará... mas se Deus realmente existe, morrer sem Ele será a maior tragédia na vida desse homem." (Roberto). Quer dizer, Roberto que se Deus não existir vc se permite a tudo? matar, roubar, estuprar? Vc mesmerizou Dostoiévski!

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Coleções Encadernadas
+ lidos
- Quarenta livros que fizeram a cabeça dos evangélicos brasileiros nos últimos quarenta anos, edição 315
- A resistência de Jó frente à dor e ao sofrimento, edição 308
- O gadareno teria sido o primeiro missionário na Jordânia?, edição 325
- Divórcio e novo casamento - um estudo bíblico inicial, edição 294
- Amor e sexo nos Cantares de Salomão, edição 258
- A vida de oração de Jesus, edição 336
- O clamor de Habacuque: que o Senhor faça a sua obra no meio da história sem adiá-la para um futuro indeterminado!, edição 315
- O formidável "consolo" dos amigos de Jó e de Eliú, o jovem, edição 308
- Gunnar Vingren e Daniel Berg: os pioneiros das Assembleias de Deus, edição 331
- Jesus ora depois da morte de João Batista, edição 336