Especial — O problema com Rick Warren
Maio-Junho 2009
- Visualizações: 35665
31 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
O problema com Rick Warren
- Receba a revista Ultimato em sua casa e leia primeiro também a edição online. Assine aqui.
Maio-Junho 2009
- Visualizações: 35665
31 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor
Valdimir Lima Carreiro
Curitiba - PRQue tristeza esse comentário do Sr. Ricardo.
Sua inveja sobre o sucesso do ministério de
outros, fica evidente.
A forma como julga a obra de Warren, só posso crer, nasce de uma vontade temenda de ser algúem tão abençoado em
seu ministério, como o Rick Warren.
Infelizmente não sabe ele que o que dá legitimidade a um ministério,são os frutos advindos da obras, frutos reais, e frutíferos
independente de sua grandeza numérica.
Pertenço também a uma Igreja pequena e vi ali como o Livro impactou vidas de pessoas, auxiliando-as a entenderem o propósito de Deus para suas vidas, à luz da palavra.

Oportuna, pertinente e atual, esta matéria deveria ser amplamente divulgada tamanha sua urgência pois a mentalidade "warrenista" se alastrou rapidamente. Deus tenha misericórdia de nós e nos dê uma chance de nos achegarmos a Ele com humildade e fidelidade. Só a Ele a glória.

Marco Antonio Do Nascimento Sales
Nova Iguaçu - RJQUE ALEGRIA!!! É muito bom saber que ainda existem homens de Deus como o Reverendo Ricardo Gôuvea. Infelizmente a visão mercadológica eclesial se espalhou como um câncer, mas nem tudo está perdido, pessoas sóbrias como o Reverendo Ricardo, alicerçando suas idéias na Palavra do Evangelho, descobrem que os nossos púlpitos não são uma extensão da filosofia propagada pelo Sr. Roberto Justus no "Aprendiz", mas sim, ali deveria ser a agência que revela ao mundo o humilde Nazareno que andou na contramão das visões cobiçosas de sua época. Valeu Ricardo! Continue assim!

SÉrgio Cruz
Rio De Janeiro - RJMaravilhosa matéria, queira Deus seja um alerta para aqueles que ávidos por números não venham a esquecer que a necessidade primordial segundo Jesus Cristo é NASCER DE NOVO. Parabéns!!

Marcus Vinicius Ferreira Santos
São Sebastião - SPCada um vê o que quer ver. Infelizmente a maioria só vê "benção" em Richs Warrens da vida. Fazê o quê?

Jeová Cavalcante De Oliveira
Natal - RNNas suas colocações o Pr Ricardo Gouvêa procura mostrar os erros relacionados à visão de um autor famoso no meio evangélico por nome de Rick Warren – autor do Best seller "Uma Igreja com Propósitos".
Entre outras interpretações que faz dos ensinos desse autor, Gouvêa reforça a ideia de que "O que Warren propõe é a teologia da prosperidade, só que aplicada às instituições eclesiásticas, em vez de aplicada a indivíduos. É o crescimento numérico e financeiro do ministério que evidencia a bênção divina. Warren acaba por despertar, como um subproduto inconsciente, tudo aquilo que há de pior nos pastores: a vaidade, a cobiça, o amor ao prestígio, ao dinheiro e ao poder". Vou ler o livro desse autor, mas já de antemão discordo da visão do nobre articulista.
Por várias vezes ele prega a Teologia da miserabilidade, e esboça uma visão de que é louvável alguém ter morrido na miséria, na escassez; de que isso é ser santo. Cita alguns exemplos de prováveis servos de Deus que passaram pela experiência do sofrimento e da escassez, bem como pelo martírio da incompreensão dos outros, enaltecendo esses fatos como algo digno de se almejar.
Pé no freio, prezado irmão Gouvêa. Se por um lado é temerária a visão de que só se está com Deus se estiver próspero, por outro lado, é mais perigoso ainda, creio eu, exaltar o viver miseravelmente como se isso fosse atestado de santidade. No fim de tudo, a prosperidade, a saúde, uma bela aparência física e a longevidade que colocas na mesma lista da fama, do lucro e das posses, será o destino dos salvos. Se isso não for alcançado em medida menor aqui, será o que Deus nos dará lá na glória ou, do contrário, qual o sentido de viver e de lutar por Jesus? Não é o próprio Jesus que diz em MARCOS 10:28-30:
28 E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos.
29 E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
30 Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.
Ora, a finalidade dessa vida não é buscarmos o sofrimento e a penitência, mas sim, a felicidade, a prosperidade em todas as áreas, assim como o fazermos mais e melhor qualquer coisa que mereça nossa dedicação. Deus certamente honra os que O honram e isso pode ser visto na vida de uma extensa lista de servos de Deus prósperos e bem sucedidos várias vezes tanto, já neste tempo, como ABRAÃO, ISAQUE, JACÓ, JOSÉ DO EGITO, DAVI, JÓ, DANIEL, e tantos outros que, embora tenham sido alvos de prova de fé por meio de sofrimentos e perseguições, como diz o texto acima, foram grandemente abençoados no campo material. Diante desses grandes exemplos, não venha, por favor, fazer apologia à pobreza, à mediocridade, ao sofrimento, o nosso Deus não é Deus de pequenez e nem tem prazer em que seus filhos sejam ensinados a pensar e buscar a pobreza como sinal de que são por Ele melhor avaliados.
Concluindo, gostaria de ressaltar que tenho visão clara de que quando nos arvoramos como juízes, falhamos muito. Tanto no caso do Pr Gouvêa julgando o que pretende o Rick com seus ensinamentos, como eu, ao julgar o que o Pr Gouvêa interpreta da visão do Warren, nos excedemos na casa dos 8 ou 80. Acredito que tanto o Rick Warren como o Pr Gouvêa estão certos ao defender cada um seu ponto de vista, gostaria, no entanto, que houvesse mais tolerância e cuidado ao se levantar opiniões sobre o que o outro pensa. Qualquer um sabe que a verdade se encontra no EQUILÍBRIO entre as duas visões. Tanto uma situação de pobreza pode existir na vida de um servo de Deus, como também a de riqueza, sem que isso seja sinal de maior ou menor grau de santidade. Isso também vale para a interpretação em relação à atuação da igreja neste mundo.

Pr. Ricardo, obrigado pelo artigo. Entendo que o irmão não fez apologia à pobreza, mas apenas mostrou que ela não é impediditvo para que alguém seja considerado servo de Deus. Quanto ao crescimento da igreja local, não creio que isso se dá pela importação de métodos "enlatados", como sugere o livro "Igreja com Propóstios", mas pela ação poderosa do Espírito Santo. A nós pastores cabe apenas pregar e ensinar o genuíno evangelho de Jesus. Que Deus nos dê lucidez para não nos deixarmos iludir pelo espírito de nosso tempo.

Mateusluiz De Moura
Jundiai - SPO que precisamos é pedir a Deus que se faça na Igreja de hoje como Jesus fez no templo, retirar todos esses que não vivem do evangelho mas se enriquecem. "E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas;E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em covil de ladrões."
"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores".

Amaury Carvalho
São Paulo - SPPuxa vida!!!
Nem imagino quem seja o comentarista... e muito menos o "comentado".
Como pude viver tanto tempo sem, sequer, imaginar que eles existiam???
Será que padecerei no inferno por tal coisa?

Teóphilo Noturno
Rio De Janeiro - RJVenho relatando as aberrações que esse herege apóstata chamado Rick Warren faz questão de promulgar com alegria.
Alguns classificam "Uma Igreja com Propósitos" como o livro mais importante depois de Atos é verdade: Atos marcous o início do tempo da graça e Rick Warren inicia o começo da apostasia!
Deus nos abençoe com sabedoria para discernir Sua Verdade dentre essa torrente de enganos modernos.
http://teophilo.info
htp://teophilo.blogspot.com

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Coleções Encadernadas
+ lidos
- Quarenta livros que fizeram a cabeça dos evangélicos brasileiros nos últimos quarenta anos, edição 315
- A resistência de Jó frente à dor e ao sofrimento, edição 308
- O gadareno teria sido o primeiro missionário na Jordânia?, edição 325
- Divórcio e novo casamento - um estudo bíblico inicial, edição 294
- Amor e sexo nos Cantares de Salomão, edição 258
- A vida de oração de Jesus, edição 336
- O clamor de Habacuque: que o Senhor faça a sua obra no meio da história sem adiá-la para um futuro indeterminado!, edição 315
- O formidável "consolo" dos amigos de Jó e de Eliú, o jovem, edição 308
- Gunnar Vingren e Daniel Berg: os pioneiros das Assembleias de Deus, edição 331
- Jesus ora depois da morte de João Batista, edição 336