Opinião
- 28 de julho de 2022
- Visualizações: 6267
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Uma história de muitas vidas, várias organizações, grandes conquistas para uma só Igreja e glorificação de um único Deus!
Por Durvalina B. Bezerra
Este depoimento foi escrito a convite da comissão à frente do projeto Legado & Louvor.
Este depoimento foi escrito a convite da comissão à frente do projeto Legado & Louvor.
Em 1961, aos onze anos me converti ao Evangelho na Igreja Congregacional de Campina Grande, PB. Como filha de ex-frade franciscano entendi a verdade pelo ensino de meu pai, presbítero Nicodemos Bezerra.
Presenciei o Movimento de Renovação Espiritual no Brasil que teve um grande foco no Nordeste com a influência do Pr. Enéas Tognini e do Pr. Rosivaldo Araújo. Muitas igrejas de várias denominações passaram a experienciar o uso dos dons espirituais e um grande fervor evangelístico, expandindo-se por todas as partes do Brasil. Com a ação livre do Espírito Santo houve um despertamento missionário, surgindo muitas vocações.
Convicta do chamado divino, em 1969 fui estudar no Instituto Bíblico Betel Brasileiro, fundado em 1935 pela missionária canadense da missão UESA, Ernestine Horne. Com a visitação do Espírito Santo no seminário, o Betel passa por uma nova fase. Assume a liderança a Prof. Lídia Almeida de Menezes, ex-aluna, professora na época, que também assumia a secretaria de educação de base no governo paraibano. Sob sua liderança o Betel se expandiu, a partir de João Pessoa para o Brasil e para várias partes do mundo, se desdobrando em cinco organizações: Educação Teológica, Convenção de igrejas, Agência missionária, Organização de ação social e Editora Betel Publicações.
Em 1976, trabalhando em Recife como missionária na igreja Batista, estudante de pedagogia, recebi o convite para assumir as cadeiras da Prof. Ernestine Horne, com as quais me identifiquei quando aluna, assim, iniciei uma nova fase no meu ministério. Em 1982 assumi a coordenação pedagógica do seminário alinhando minhas atividades com a coordenação de missões do Betel Brasileiro.
Essas duas mulheres, Prof. Ernestine Horne e Prof. Lídia Almeida são responsáveis pela minha formação, juntamente com muitos professores. Faço um destaque a um grande mestre, que desde que o conheci, em 1981, ministrando no Betel em João Pessoa e em São Paulo e em várias conferências, marcou a minha vida pelo seu apego às Escrituras, sua competência unida à humildade, o Dr. Russell Shedd.
Em 1991, assumi a direção do Seminário Betel Brasileiro em São Paulo, onde servi por 28 anos. Corpo administrativo, professores, alunos e ex-alunos, são centenas de preciosos irmãos que fizeram parte da história da missão de Deus no preparo de vocacionados.
A Associação Evangélica de Educação Teológica na América Latina (AETAL) foi fundada em 1968, somos um dos primeiros a filiar-se. Participamos como primeira secretária (2010) e preletora em duas conferências (a de 1998 no Brasil e a 2012 no Equador).
Compartilho meu engajamento com o Movimento Missionário Brasileiro. Em 1974 foi fundada a Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB). Em 1992 fui primeira secretária e presidente interina por um ano.
Em 1992 foi fundada a Associação de Professores de Missões do Brasil – hoje o Departamento de Educação Missiológica (DEMI). Fui primeira secretária (1997) vice-presidente (2001) e presidente (1999, 2003, 2005). O DEMI organizou, a cada dois anos, “Encontros para os Professores de Missões” com a Dra. Barbara Burns, Dr. Timóteo Carriker, Dr. Bertil Ekstron, Dr. William Taylor e muitos outros. Foi lançada a revista Capacitando para Missões Transculturais, na qual tenho alguns artigos.
Em 2014, Dr.Timóteo Carriker juntamente com Jamierson Oliveira organizaram a Bíblia Missionária de Estudo, pela Sociedade Bíblica do Brasil, com dezenas de colaboradores na qual tenho uma pequena participação e a honra de ser do Conselho de Referência.
Fiz parte da organização dos sete primeiros Congresso Brasileiro de Missões onde fui preletora em plenária três vezes e ministrei três vezes em workshop. Participei do CLADE em 1992, no Equador, do COMIBAM em 1987, em São Paulo, em 1997 em Acapulco, no México, e em 2006, em Granada, na Espanha.
Com o avanço das missões no Brasil, surgiram os Centros de Treinamento Missionário. Vou citar alguns onde ministrei e outros aonde ministro até hoje: Missão Antioquia, Missão Kairós, Missão JUVEP, Junta de Missões da Convenção Batista Nacional (JAMI), Centro Evangélico de Missões (CEM), em Viçosa, MG, Missão Avante, Associação Missão Esperança (AME), Centro Integrado de Educação e Missões da Convenção Batista Brasileira, MISPA – o Centro da Igreja Presbiteriana Renovada, AGEMIW – o Centro da Igreja Metodista Weslyana, Missão Horizontes. Organizando meu material de aulas, lancei dois livros: Ministério Cristão e Espiritualidade e A Vitória do Reino.
O Senhor me deu um ministério itinerante nos meus 28 anos em São Paulo. Ministrei em conferências missionárias, congressos de jovens, congresso de mulheres e em outros eventos em dezenas de igrejas a cada ano. Igrejas de linha histórica, renovada e pentecostal, dentro e fora do Brasil e continuo ministrando pela graça de Deus.
Pessoas que me deram oportunidades e outras que foram referências para mim no Movimento Missionário Brasileiro: Pr. Jonathan Ferreira, Dra. Barbara Burns, Dr. Bertil Ekstron, Robert Harvey (Missionário da WEC) Dr. Timóteo Carriker, Pr. Waldemar Carvalho, Pr. Silas e Márcia Tostes, Pr. Enoque Faria, Pr. Oswaldo Prado, Rev. Ronaldo Lidório, Margaretha Adwiurdama, Sérgio Ribeiro, Analzira Nascimento, Mônica Mesquita, Antonia Leonora (Tonica) e tantos outros que só a eternidade sabe computar e haverá de honrá-los. Sou grata a Deus pelo companheirismo em missões.
Luís Buch iniciou um movimento de evangelização mundial denominado AD 2000, o qual trouxe um impulso mundial de congraçamento dos Evangélicos para o avanço das missões. Em 1995 fizemos parte da caravana de brasileiros que participou da conferência mundial na Coreia do Sul e, em 1997, na África do Sul. Como desdobramento do Movimento AD2000, vários grupos de trabalho foram criados, como a “Rede de Mobilização de Mulheres de Ação Global”, hoje, “Tirzah”. O objetivo era despertar a intercessão pelos povos não alcançados. Adoção de povos pela oração – “Mãe de um povo”.
A Missionária Lídia Almeida de Menezes foi designada para coordenar os trabalhos no Brasil, após alguns anos entregou a coordenação a Ana Maria C. Castro, presidente da AMIDE, com quem trabalhei até 2010, como coordenadora para o Estado de São Paulo. Também, cooperamos com Ana Maria no Conselho Mundial de Oração, promovendo em muitas igrejas o Dia Mundial de Oração, contando com a cooperação do Pr. Tércio Sá Freire, Elza Janoni, Cel Alexandre Terra e outros.
Incentivada por esse programa, escrevi o livro A Missão de Interceder que trouxe diretrizes e incentivos para as igrejas promoverem a intercessão missionária.
Com o compromisso de trazer as repercussões e produção do conteúdo de Missão Integral da Igreja produzido pelo Congresso em Lausanne, em 1974, Robinson Cavalcante, Osmar Ludovico e distintos irmãos organizaram em 1983 e 1993 em Belo Horizonte o Congresso Brasileiro de Evangelização, dos quais participei, no segundo, fui convidada para dar um testemunho.
Tive o privilégio de participar do Congresso Lausanne nas Filipinas, em 1989, e na África do Sul, em 2010, onde ministrei um workshop sobre “Integridade na liderança”.
Vejo surgir o curso Perspectivas Brasil do qual sou professora e preletora e tenho um capítulo no livro texto do curso (2009). Sou grata ao Missionário Kevin D. Bradford que me introduziu, como também a equipe atual.
Em 1988, foi fundada a Associação dos Editores Cristãos (ASEC) que promove a Feira Internacional do Livro Cristão onde se dá a premiação, via Prêmio Areté, para várias categorias de publicações. Presenciei várias vezes a Ultimato receber o prêmio de excelência como a Melhor Revista do Brasil e a revista se tornou uma editora de qualidade! Um ícone nessa história é o Rev. Elben César (1930 – 2016), seu legado é riquíssimo, ele e sua família, principalmente Klênia Fassoni que dá continuidade a editora com excelente equipe.
Dentre os muitos membros da ASEC temos o Betel Publicações, editora do Betel Brasileiro. Em 2014, recebi o prêmio Areté como Personalidade Literária. Ação da sabedoria e graça do grande Mestre!
O Betel Brasileiro, por mim representado é membro fundador da Aliança Cristã Evangélica Brasileira em 2011, estive responsável pelo movimento de oração da mesma por dois anos e recebi a honra de ser do Conselho de Referência. Pessoas de destaques são: Pr. Valdir Steuernagel, Pr. Silas Tostes e vários outros que lutam por essa causa.
Com cinquenta anos de ministério tenho o coração grato ao Senhor da minha vida pela vocação, pelos dons e pelo compromisso de servir, juntamente com grandes homens e mulheres, que deixaram e deixam um legado na história da Igreja global e mais diretamente na Igreja Brasileira.
- Durvalina Barreto Bezerra, diretora do Centro de Educação Teológica e Missiológica Betel Brasileiro, escritora e conferencista.
A (RE)DESCOBERTA DA SERENIDADE – DEIXO COM VOCÊS A PAZ! NÃO FIQUEM AFLITOS | REVISTA ULTIMATO
"Serenidade” é definida como o estado da pessoa serena, que age de maneira calma e tranquila. Pode ser entendida também como a paz da mente, o equilíbrio emocional, o estado não perturbado, o domínio de si mesmo. Fúria, preocupação, inquietude e agitação são alguns de seus antônimos.
É disso que trata a matéria de capa da edição de 395 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
"Serenidade” é definida como o estado da pessoa serena, que age de maneira calma e tranquila. Pode ser entendida também como a paz da mente, o equilíbrio emocional, o estado não perturbado, o domínio de si mesmo. Fúria, preocupação, inquietude e agitação são alguns de seus antônimos.
É disso que trata a matéria de capa da edição de 395 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» Mochila nas Costas e Diário na Mão, Elben César
» A Caminhada Cristã na História, Alderi Souza de Matos
» Como orar nos dias atuais?
» Uma reflexão em homenagem à mulher
» Salvação, chamado, sexualidade
» A Caminhada Cristã na História, Alderi Souza de Matos
» Como orar nos dias atuais?
» Uma reflexão em homenagem à mulher
» Salvação, chamado, sexualidade
- 28 de julho de 2022
- Visualizações: 6267
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos