Por Escrito
- 24 de novembro de 2020
- Visualizações: 9464
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
A primeira missionária na Albânia depois da queda do comunismo
Obituário - Um tributo a Nájua Diba
Por Missão Antioquia
Por Missão Antioquia
Há pessoas das quais se pode dizer: viveu integralmente para Deus e para o próximo. Nájua Diba é uma dessas pessoas
Descendente de libaneses, de origem cristã ortodoxa bizantina, Najua Diba cresceu no interior de São Paulo, sendo criada na tradição cristã. Mesmo sem frequentar uma só igreja, Najua cedo compreendeu que desejava Jesus como seu Salvador. Contudo, passaram-se alguns anos para que ela de fato o fizesse.
Em 1978, Najua Diba aceitou Jesus como seu Senhor e salvador e tinha o entendimento que nesse dia já recebeu o chamado missionário. Em 1979, em um acampamento da Igreja Cristo Salva, a qual frequentava na cidade de São Paulo, ela recebeu o chamado especifico para a Albânia e também conheceu a Missão Antioquia, que lhe abriu possibilidades de treinamento e envio ao campo, com a qual serviu por 35 anos.
O seu chamado para Albânia sempre foi muito contestado, uma vez que nos anos 80 o país vivia sob o domínio comunista e adentrar as suas fronteiras era considerado um desafio impossível. Contudo, a forte convicção no coração de Najua Diba trouxe paz à liderança da Missão Antioquia, que na pessoa do Pastor Jonathan trabalhou para seu envio ao campo.
Em 1985, ela partiu para a Inglaterra, onde permaneceu por dois anos para o aprendizado do inglês e onde fez muitos contatos com igrejas que a apoiaram na sua carreira missionária. Em 1987, partiu para o Kosovo, então Iugoslávia, onde aprendeu o idioma albanês e fez várias incursões de oração à Albânia. Em uma das viagens, em 1991, exatamente no dia 15 de abril, ela entrou na Albânia e milagrosamente ficou no país, tempo em que as fronteiras foram fechadas para o mundo, para reabrir um pouco depois com a queda do comunismo. Najua Diba já estava dentro do país, sendo assim, é considerada a primeira missionária a ter entrado na Albânia após a queda do comunismo.
A unção de evangelista certamente estava sobre Najua Diba e nesse momento de abertura do país houveram muitas conversões. Logo chegaram diversos missionários e, juntamente com outros irmãos, ela foi responsável pelo plantio da primeira igreja evangélica na Albânia após a reabertura para o Evangelho ainda em 1991. E depois outras duas igrejas, em Kamez, em 1993, e Valias, em 1997.
A sua partida para o lar celestial em 31 de outubro de 2020 é para todos nós uma grande perda. Em 15 de abril de 2021, Najua Diba completaria 30 anos de Albânia, os quais foram recheados de desafios, alegrias e muitos frutos, deixando um enorme legado.
A pequena, mas digna e honrosa cerimônia fúnebre, que tomou lugar no dia 1º de novembro de 2020, na própria Albânia, onde seu coração ficou plantado, ilustrou de forma especial símbolos e significados de importância para a prática missionária:
- A Igreja nacional, que a recebeu com tanto amor, representada pelo Pastor Eris e Nila Cango, que se ergue levando adiante a obra do Senhor ali iniciada, caminhando para o alvo de uma igreja autogerida, auto propagável e auto sustentável.
- A presença da força missionária, fazendo ecoar o esforço das igrejas enviadoras a partir do Brasil e dos fiéis parceiros, amigos chegados que estiveram lado a lado com Najua Diba em todos esses anos de caminhada.
- Sua família, que através da tecnologia acompanhava do Brasil com emoção e gratidão pela vida da sua querida, com quem ela fez todo o esforço ao longo dos anos para preservar os vínculos, assim como fez com a sua terra Brasil. Belo e importantíssimo.
- As bandeiras da Albânia e do Brasil demonstraram a união de duas nações em um propósito divino de salvação, através da vida rendida de uma serva do Senhor que ousou obedecê-lo e, mesmo frente aos maiores desafios, o fez conhecido a muitos no solo albanês. Sua coragem e destemor inspirou muitos e abriu caminho para outros servos obedientes que ali têm servido.
Há pessoas das quais se pode dizer: viveu integralmente para Deus e para o próximo. Nájua Diba é uma dessas pessoas.
Ela agora está feliz na Casa do Pai.
• A Missão Antioquia, localizada em Araçariguama, SP, atua como agência missionária desde a década de 1970 trabalhando em favor da conscientização de igrejas e no treinamento e envio de missionários. Site: missaoantioquia.com.br.
• A Missão Antioquia, localizada em Araçariguama, SP, atua como agência missionária desde a década de 1970 trabalhando em favor da conscientização de igrejas e no treinamento e envio de missionários. Site: missaoantioquia.com.br.
>> Conheça o livro Missionários Feridos, de Antonia Leonora van der Meer
Leia mais
» Deus dá testemunho de si mesmo
» 10 questões para repensar o Movimento Missionário Brasileiro
Leia mais
» Deus dá testemunho de si mesmo
» 10 questões para repensar o Movimento Missionário Brasileiro
- 24 de novembro de 2020
- Visualizações: 9464
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Por Escrito
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos
Revista Ultimato
Oramos para que Deus faça aquilo que so Deus pode fazer.
Ricardo Barbosa