Opinião
- 29 de julho de 2024
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Um convite para professores e estudantes cristãos
Por Glaucia Grellmann
Que história a sua vida conta?
A Grande História: Um convite para professores cristãos escrita por Rick Howe e Heather Holleman é muito mais que uma obra literária. É um livro instigante que nos convida a viver a universidade a partir da perspectiva de Deus.
Tal como grãos isolados de sal em meio aos aspectos cotidianos e mundanos da vida universitária, corremos o risco de perder nosso sabor ou de esconder nossas luzes. Muitas vezes nos faltam exemplos para seguir e nos questionamos como viver a vida cristã no meio acadêmico. Por vezes, também nos sentimos desencorajados, pensando que estamos sozinhos nesse ambiente, sendo os únicos professores cristãos no departamento. Assim, encontrar pessoas com a mesma mentalidade e exemplos criativos de fidelidade cristã pode ser complicado. No entanto, A Grande História vem para revolucionar nosso cristianismo dentro da universidade, apresentando exemplos práticos de reconhecidos professores e pesquisadores que decidiram viver a acadêmia além dos títulos e das aulas.
O livro está dividido em três partes principais. Na Parte 1 – A Grande História, os autores afirmam que todo docente, seja um professor titular assistente em cursos de tecnólogos, universidades públicas ou faculdades privadas, foi criado e dotado por Deus e chamado por Ele para desempenhar um papel singular em Seu plano. O livro cita Efésios 2:10 “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. O majestoso Deus do universo trouxe-nos ao mundo, nos deu dons e habilidades e nos chamou para desempenhar um papel crucial em um dos lugares mais estratégicos no mundo: a universidade. Sendo assim, Como devemos viver enquanto professores cristãos?
A resposta a esta pergunta é simples: reconhecendo a grande história e alinhando nossas vidas ao caráter de Deus, tema e propósitos centrais. O livro ressalta que Deus nos criou para este trabalho; Deus nos deu dons para realizar esta obra; Deus nos chamou para este lugar, pessoas e trabalho acadêmico em particular; e Deus está indo adiante de nós hoje para criar boas obras específicas para nós fazermos, através das quais Ele pode nos usar para transformar o mundo.
Mas como viver a Grande História diante de tantas tarefas a cumprir, aulas para serem ministradas, provas a serem aplicadas, alunos que precisam de atenção especial, pesquisas que precisam ser concluídas, artigos que precisam ser publicados, etc.? Por que enfatizar a angústia e a luta que, embora comuns a todos os estudantes e professores, encontram expressão contundente nas realidades diárias de um professor seguidor de Cristo? Diante dos desafios, podemos ser tentados a retroceder na busca por viver pela história mais grandiosa. Também, podemos buscar desesperadamente por esperanças vãs em ídolos como um currículo, que nunca será capaz de resgatar ou oferecer vida. Ou também, podemos, até perder toda esperança de que exista uma história mais grandiosa. Mas ela existe. Cristo é maior que a universidade. Jesus é incalculavelmente grandioso — tão grande que os limites da linguagem falham em descrever Sua supremacia. Se Jesus é maior que tudo, o que ele pensa da universidade? Com esta pergunta também em mente, os autores nos levam a conhecer o Ser (capítulo 3) e o Fazer (Capítulo 4) mais grandioso que deve nortear a vida de todo cristão professor.
De início, Heather Holleman também nos leva a questionar as ambições do coração, contando sua própria história de quando não conhecia o convite para viver a história de Deus. “À época, meus próprios sonhos de sucesso acadêmico detinham o foco central do meu coração. Eu queria construir um nome para mim mesma, ser alguém no mundo acadêmico. Nesta história, eu mesma me conduziria a uma realização cada vez maior, culminando no PhD. Então, rejeitando muitas ofertas invejáveis pelo caminho, eu asseguraria o meu emprego desejado, rapidamente tomaria posse e publicaria prolificamente, resultando em uma fama generalizada por ser uma acadêmica e educadora excepcional. Essa era a história que eu esperava que minha vida contasse”.
Essa afirmação pode ser comum aos aspirantes pela carreira acadêmica. No entanto, Deus convida cada estudante de mestrado ou doutorado e professores em exercício, ou mesmo aposentados, a repensarem seus valores e motivações. Nesse sentido, A Grande História vem para nos impulsionar a viver esse convite celestial.
Na parte 2 – Grandes Histórias, composta pelos capítulos 5 a 10, os autores abrem espaço para que outros professores contem sobre suas experiências. Esta parte está repleta de testemunhos incríveis e inspiradores vividos por cristãos professores reconhecidos nas suas áreas. Dentro desta seção, mais especificamente, o Capítulo 5 - A academia e Jesus foi escrito pelo Dr. Ken Elzinga (professor de economia na Universidade da Virgínia - EUA). Professor Elzinga testemunha das vezes que alunos entraram em seu gabinete, dizendo que precisavam de ajuda para compreender algum tópico da aula. No entanto, apenas declaravam abertamente que queriam que alguém orasse por eles. De acordo com Elzinga, “Se Cristo é Senhor de sua vida, Ele também deve ser Senhor de sua filosofia de ensino”. O professor Elzinga traz diversos exemplos práticos de como “não esconder a luz debaixo do velador”.
O Capítulo 6 - Segurando o Cajado foi escrito pela professora Dra. Susan Siaw, (Psicologia, Universidade Politécnica Estadual da Califórnia, Pomona). Ela conta como viver a universidade de forma que “cada dia conte para Cristo”. Ela apresenta diversas ideias “divertidas e estratégicas” de como fazer isso.
O Capítulo 7 - Um Docente Peregrino foi escrito pelo professor Dr. Walter Bradley (engenharia Mecânica - escola de Minas do Colorado, Texas A&M, Universidade de Baylor). Professor Bradley nos conta sobre sua tragetória acadêmic a e os percalços do caminho. “Os planos que Deus tinha para a minha vida como professor cristão eram mais imensos que os ‘grandes’ planos que eu tinha para mim mesmo. E por pouco não os perdi completamente!”. Suas reflexões nos inspiram a entender como Deus pode nos usar mesmo quando pensamos que hove falha em nossos planos.
No Capítulo 8 - Eu Não Havia Previsto Isso, o professor Dr. Phil Bishop (Fisiologia do Exercício, Universidade do Alabama) nos leva a pensar sobre o ministério de presença. “Meus alunos precisam saber que alguém os ama, embora eu tema que poucos cheguem a ouvir isso alguma vez.” Phil também ressalta a gloriosa tarefa de ser um pesquisador e poder viajar e conhecer tantas pessoas e lugares e usar isso como estratégia para o avanço do Reino.
No Capítulo 9 - Um Legado Duradouro, o professor Dr. John Walkup (engenharia Elétrica, Texas Tech) ressalta sobre o verdadeiro legado que devemos deixar após toda dedicação à academia. Professor John ressalta que não gostaria de ser conhecido simplesmente como “um cara amável”, um professor admirado por todos e que teve uma grande reputação, sem que ninguém soubesse sobre a sua relação com Cristo. Efetivamente, estaria roubando de Deus o crédito de merecer louvor. Professor John nos leva a pensar sobre como deixar Jesus evidente em nossa vida, e como nossa vida
Finalmente, o Capítulo 10 - Chegue Cedo, a professora Dra. Heather Holleman volta às cenas do livro contando histórias sobre como o fato de chegar cedo para as aulas despertou a curiosidade dos alunos: “Por que você chega cedo?” Responder a esta pergunta fez seus alunos sentirem-se valorizados, abrindo portas e oportunidades de conhecerem o evangelho. Ela também aponta dicas práticas de como expressar o caráter de Deus nas atividades cotidianas.
Portanto, nos capítulos 5 a 10, os autores mencionam centenas de oportunidades e práticas de ministério diferentes. Eles sugerem que a essência é encontrar algo que funcione para você, considerando seu estágio de vida, personalidade, universidade e disciplina. “Apresente uma hipótese e teste-a. Se funcionar, mantenha. Se não, tente outra abordagem. Levar a esperança de Jesus Cristo ao coração da academia exigirá muita criatividade e fé”.
A última parte do livro, Rumo a Um Grande Futuro, Heather e Rick expõem as Melhores Práticas (Capítulo 11) de como viver a Grande História, trazendo diversas outras sugestões e, no Capítulo 12 - Um Grande Anseio, os autores discorrem, de forma vívida, a expectativa dessa realidade ser conhecida por cada professor universitário.
Considerando seu arcabouço, objetivo e conteúdo, A Grande História é um livro indicado para todo professor universitário cristão ou estudante de pós-graduação que deseja exercer eficazmente a carreira acadêmica, ressaltando o verdadeiro sentido da vida na universidade. Ansiamos pelo dia em que veremos a universidade cheia do conhecimento de Deus, “como as águas cobrem o mar”. Para isso, indubitavelmente é necessária uma consciência de chamado e propósito e amar a Jesus de todo coração. Só assim será possível amar a universidade e participar da Grande História que Deus nos convida a viver.
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Que história a sua vida conta?
A Grande História: Um convite para professores cristãos escrita por Rick Howe e Heather Holleman é muito mais que uma obra literária. É um livro instigante que nos convida a viver a universidade a partir da perspectiva de Deus.
Tal como grãos isolados de sal em meio aos aspectos cotidianos e mundanos da vida universitária, corremos o risco de perder nosso sabor ou de esconder nossas luzes. Muitas vezes nos faltam exemplos para seguir e nos questionamos como viver a vida cristã no meio acadêmico. Por vezes, também nos sentimos desencorajados, pensando que estamos sozinhos nesse ambiente, sendo os únicos professores cristãos no departamento. Assim, encontrar pessoas com a mesma mentalidade e exemplos criativos de fidelidade cristã pode ser complicado. No entanto, A Grande História vem para revolucionar nosso cristianismo dentro da universidade, apresentando exemplos práticos de reconhecidos professores e pesquisadores que decidiram viver a acadêmia além dos títulos e das aulas.
O livro está dividido em três partes principais. Na Parte 1 – A Grande História, os autores afirmam que todo docente, seja um professor titular assistente em cursos de tecnólogos, universidades públicas ou faculdades privadas, foi criado e dotado por Deus e chamado por Ele para desempenhar um papel singular em Seu plano. O livro cita Efésios 2:10 “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas”. O majestoso Deus do universo trouxe-nos ao mundo, nos deu dons e habilidades e nos chamou para desempenhar um papel crucial em um dos lugares mais estratégicos no mundo: a universidade. Sendo assim, Como devemos viver enquanto professores cristãos?
A resposta a esta pergunta é simples: reconhecendo a grande história e alinhando nossas vidas ao caráter de Deus, tema e propósitos centrais. O livro ressalta que Deus nos criou para este trabalho; Deus nos deu dons para realizar esta obra; Deus nos chamou para este lugar, pessoas e trabalho acadêmico em particular; e Deus está indo adiante de nós hoje para criar boas obras específicas para nós fazermos, através das quais Ele pode nos usar para transformar o mundo.
Mas como viver a Grande História diante de tantas tarefas a cumprir, aulas para serem ministradas, provas a serem aplicadas, alunos que precisam de atenção especial, pesquisas que precisam ser concluídas, artigos que precisam ser publicados, etc.? Por que enfatizar a angústia e a luta que, embora comuns a todos os estudantes e professores, encontram expressão contundente nas realidades diárias de um professor seguidor de Cristo? Diante dos desafios, podemos ser tentados a retroceder na busca por viver pela história mais grandiosa. Também, podemos buscar desesperadamente por esperanças vãs em ídolos como um currículo, que nunca será capaz de resgatar ou oferecer vida. Ou também, podemos, até perder toda esperança de que exista uma história mais grandiosa. Mas ela existe. Cristo é maior que a universidade. Jesus é incalculavelmente grandioso — tão grande que os limites da linguagem falham em descrever Sua supremacia. Se Jesus é maior que tudo, o que ele pensa da universidade? Com esta pergunta também em mente, os autores nos levam a conhecer o Ser (capítulo 3) e o Fazer (Capítulo 4) mais grandioso que deve nortear a vida de todo cristão professor.
De início, Heather Holleman também nos leva a questionar as ambições do coração, contando sua própria história de quando não conhecia o convite para viver a história de Deus. “À época, meus próprios sonhos de sucesso acadêmico detinham o foco central do meu coração. Eu queria construir um nome para mim mesma, ser alguém no mundo acadêmico. Nesta história, eu mesma me conduziria a uma realização cada vez maior, culminando no PhD. Então, rejeitando muitas ofertas invejáveis pelo caminho, eu asseguraria o meu emprego desejado, rapidamente tomaria posse e publicaria prolificamente, resultando em uma fama generalizada por ser uma acadêmica e educadora excepcional. Essa era a história que eu esperava que minha vida contasse”.
Essa afirmação pode ser comum aos aspirantes pela carreira acadêmica. No entanto, Deus convida cada estudante de mestrado ou doutorado e professores em exercício, ou mesmo aposentados, a repensarem seus valores e motivações. Nesse sentido, A Grande História vem para nos impulsionar a viver esse convite celestial.
Na parte 2 – Grandes Histórias, composta pelos capítulos 5 a 10, os autores abrem espaço para que outros professores contem sobre suas experiências. Esta parte está repleta de testemunhos incríveis e inspiradores vividos por cristãos professores reconhecidos nas suas áreas. Dentro desta seção, mais especificamente, o Capítulo 5 - A academia e Jesus foi escrito pelo Dr. Ken Elzinga (professor de economia na Universidade da Virgínia - EUA). Professor Elzinga testemunha das vezes que alunos entraram em seu gabinete, dizendo que precisavam de ajuda para compreender algum tópico da aula. No entanto, apenas declaravam abertamente que queriam que alguém orasse por eles. De acordo com Elzinga, “Se Cristo é Senhor de sua vida, Ele também deve ser Senhor de sua filosofia de ensino”. O professor Elzinga traz diversos exemplos práticos de como “não esconder a luz debaixo do velador”.
O Capítulo 6 - Segurando o Cajado foi escrito pela professora Dra. Susan Siaw, (Psicologia, Universidade Politécnica Estadual da Califórnia, Pomona). Ela conta como viver a universidade de forma que “cada dia conte para Cristo”. Ela apresenta diversas ideias “divertidas e estratégicas” de como fazer isso.
O Capítulo 7 - Um Docente Peregrino foi escrito pelo professor Dr. Walter Bradley (engenharia Mecânica - escola de Minas do Colorado, Texas A&M, Universidade de Baylor). Professor Bradley nos conta sobre sua tragetória acadêmic a e os percalços do caminho. “Os planos que Deus tinha para a minha vida como professor cristão eram mais imensos que os ‘grandes’ planos que eu tinha para mim mesmo. E por pouco não os perdi completamente!”. Suas reflexões nos inspiram a entender como Deus pode nos usar mesmo quando pensamos que hove falha em nossos planos.
No Capítulo 8 - Eu Não Havia Previsto Isso, o professor Dr. Phil Bishop (Fisiologia do Exercício, Universidade do Alabama) nos leva a pensar sobre o ministério de presença. “Meus alunos precisam saber que alguém os ama, embora eu tema que poucos cheguem a ouvir isso alguma vez.” Phil também ressalta a gloriosa tarefa de ser um pesquisador e poder viajar e conhecer tantas pessoas e lugares e usar isso como estratégia para o avanço do Reino.
No Capítulo 9 - Um Legado Duradouro, o professor Dr. John Walkup (engenharia Elétrica, Texas Tech) ressalta sobre o verdadeiro legado que devemos deixar após toda dedicação à academia. Professor John ressalta que não gostaria de ser conhecido simplesmente como “um cara amável”, um professor admirado por todos e que teve uma grande reputação, sem que ninguém soubesse sobre a sua relação com Cristo. Efetivamente, estaria roubando de Deus o crédito de merecer louvor. Professor John nos leva a pensar sobre como deixar Jesus evidente em nossa vida, e como nossa vida
Finalmente, o Capítulo 10 - Chegue Cedo, a professora Dra. Heather Holleman volta às cenas do livro contando histórias sobre como o fato de chegar cedo para as aulas despertou a curiosidade dos alunos: “Por que você chega cedo?” Responder a esta pergunta fez seus alunos sentirem-se valorizados, abrindo portas e oportunidades de conhecerem o evangelho. Ela também aponta dicas práticas de como expressar o caráter de Deus nas atividades cotidianas.
Portanto, nos capítulos 5 a 10, os autores mencionam centenas de oportunidades e práticas de ministério diferentes. Eles sugerem que a essência é encontrar algo que funcione para você, considerando seu estágio de vida, personalidade, universidade e disciplina. “Apresente uma hipótese e teste-a. Se funcionar, mantenha. Se não, tente outra abordagem. Levar a esperança de Jesus Cristo ao coração da academia exigirá muita criatividade e fé”.
A última parte do livro, Rumo a Um Grande Futuro, Heather e Rick expõem as Melhores Práticas (Capítulo 11) de como viver a Grande História, trazendo diversas outras sugestões e, no Capítulo 12 - Um Grande Anseio, os autores discorrem, de forma vívida, a expectativa dessa realidade ser conhecida por cada professor universitário.
Considerando seu arcabouço, objetivo e conteúdo, A Grande História é um livro indicado para todo professor universitário cristão ou estudante de pós-graduação que deseja exercer eficazmente a carreira acadêmica, ressaltando o verdadeiro sentido da vida na universidade. Ansiamos pelo dia em que veremos a universidade cheia do conhecimento de Deus, “como as águas cobrem o mar”. Para isso, indubitavelmente é necessária uma consciência de chamado e propósito e amar a Jesus de todo coração. Só assim será possível amar a universidade e participar da Grande História que Deus nos convida a viver.
- Glaucia Grellmann é doutoranda em Administração — linha de Pesquisa Estratégia de Negócios Internacionais — na UNIVALI de Itajaí/SC, membro do Academy of International Business (AIB) e pesquisadora participante do Programa Emerging Scholars from Emerging Markets (AIB).
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