Notícias
- 19 de agosto de 2021
- Visualizações: 21609
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Organizações evangélicas se mobilizam pelo Haiti
Mais de 1.900 pessoas morreram no terremoto do Haiti e centenas ainda estão desaparecidas. Organizações cristãs dizem que seus funcionários estão seguros, mas a situação é muito preocupante.
Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o sul do Haiti no sábado, 14 de agosto, matando mais de 1.900 pessoas. Também há cerca de 10 mil feridos e centenas ainda estão desaparecidos.
O epicentro do terremoto foi localizado a cerca de 12 quilômetros a nordeste da cidade de Saint-Louis du Sud. As autoridades locais relataram danos estruturais na cidade de Jérémie e na capital, Port-au-Prince.
O primeiro-ministro do país, Ariel Henry, disse que a situação no país é “dramática”. Em sua conta no Twitter, ele apelou “ao espírito de solidariedade e compromisso de todos os haitianos, para que se unam para enfrentar esta situação dramática que vivemos atualmente”.
Henry também anunciou que mobilizou “toda a equipe do governo para urgentemente tomar todas as medidas necessárias e avaliar a situação como um todo”.
Organizações cristãs no local
Várias organizações cristãs que trabalham no Haiti relataram que seus funcionários estão seguros, mas que a situação é preocupante.
A Visão Mundial enviou uma equipe ao marco zero para coordenar e avaliar a situação de indivíduos e famílias. “Estamos avaliando as necessidades de muitos orfanatos, que podem demandar apoio para fornecer proteção emocional e psicossocial a crianças vulneráveis”, disse Marcelo Viscarra, diretor nacional da Visão Mundial no Haiti.
“Não vamos desistir de nossos esforços para chegar aos mais vulneráveis, nem vamos deixar esse esforço morrer com o tempo. Estamos comprometidos com as famílias vulneráveis que esperam a chegada de alimentos, produtos de higiene e abrigo temporário para sobreviver”, acrescentou João Diniz, Líder Regional da Visão Mundial na América Latina e Caribe.
De acordo com a organização cristã, “milhares de pessoas permanecem nas ruas em busca de entes queridos e tentam recolher alguns de seus pertences sob os escombros”.
A Ação Social da União Batista da Espanha (UEBE) lançou uma campanha de doações para ajudar as vítimas do terremoto.
“É muito provável que muitos dos que perderam suas casas ou ficaram feridos no terremoto de 2010 ainda não tenham se recuperado”, explicou o Pastor David Bianchi. “Um dos nossos desejos, além de ajudar todas as pessoas, é que nossos irmãos e irmãs na fé possam dar testemunho de Cristo nestes tempos difíceis para a população”, acrescentou.
A organização “Samaritan’s Purse” também anunciou que enviará um avião com recursos e uma equipe de ação emergencial para ajudar os atingidos pelo terremoto.
Crianças nas ruas, igrejas afetadas
A filial no Haiti da associação evangélica Compassion foi “fortemente afetada pelo terremoto. De acordo com os números disponíveis, mais de 46 igrejas parceiras foram afetadas. Perda de vidas nos Centros de Desenvolvimento, feridos e edifícios destruídos são relatados pelas autoridades”.
A liderança da organização pede oração “pelos facilitadores no campo e também pelos responsáveis dos centros que estão multiplicando seus esforços para obter uma avaliação exaustiva da situação, a fim de melhor acompanhar as vítimas”.
O pastor Mynor Vargas, líder da igreja Shalom Christian em Maryland, EUA, que tem oito orfanatos com mais de 100 crianças em diferentes partes da ilha, disse ao site de notícias latino-americano Evangélico Digital que "há milhões de dólares em perdas materiais; casas destruídas, carros enterrados, etc".
“As crianças vão dormir nas calçadas e quintais nos próximos dias, com medo dos tremores secundários do grande terremoto. Ficamos felizes em saber que nenhum dos órfãos está morto ou ferido, mas apesar dessa boa notícia, tudo está um caos”, destacou o pastor.
Pobreza e instabilidade política
Onze anos atrás, o Haiti foi atingido por um grande terremoto que deixou mais de 200 mil mortos e 300 mil feridos.
O Haiti, o país mais pobre do hemisfério ocidental, há muito sofre com uma séria instabilidade política. Em julho passado, homens armados invadiram a residência do presidente haitiano Jovenel Moise em Porto Príncipe e o mataram.
Observação: os números de mortos e feridos foram atualizados com dados do dia 17/08.
Traduzido por Reinaldo Percinoto Jr.
Leia mais
» O Haiti e nós: sofremos por que somos maus? (artigo de 2010)
- 19 de agosto de 2021
- Visualizações: 21609
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos