Opinião
- 22 de novembro de 2022
- Visualizações: 5234
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
O papel dos artistas e músicos cristãos nas missões
Por Byron Spradlin
A evangelização mundial não pode acontecer sem capacitar os praticantes de ministérios artísticos e especialistas de expressão imaginativa.
Leia mais
» A Arte Não Precisa de Justificativa, de H. R. Rookmaaker
» Ser Evangélico Sem Deixar de Ser Brasileiro, de Gerson Borges Martins
A evangelização mundial não pode acontecer sem capacitar os praticantes de ministérios artísticos e especialistas de expressão imaginativa.
Anos atrás, quando uma aldeia inteira de nativos bolivianos rancheiros se converteu, alguns dos meus amigos missionários se depararam com algumas perguntas difíceis.
O que faremos com essa aldeia que agora conhece o Senhor como seu salvador? Como podemos ensiná-los a estudarem a Bíblia se quase todos são analfabetos? Eles não têm música cristã, o que devemos sugerir que eles cantem? O que fazer quando suas expressões culturais não possuem nenhuma liturgia própria, através das quais seria possível expressar sua reverência, confissão, louvor e adoração ao seu Deus e Pai do Senhor Jesus Cristo?O papel crítico dos artistas e músicos cristãos nas missões
Neste caso, meus amigos missionários fizeram a coisa certa. Eles encorajaram os fiéis nativos bolivianos a criarem sua própria expressão musical. Eles entenderam a importância da comunicação culturalmente apropriada e afirmaram que seria apropriado e sábio cantar canções que eles mesmos compuseram e expressar seu louvor comunitário através de expressões familiares e de coração.
Formação de comunidades cristãs nativas
Quando a evangelização acontece completamente, o objetivo para novos crentes é ver os novos convertidos estabelecer o que eu chamo de “formação de comunidade cristã”, em outras palavras, expressões de fé e louvor culturalmente relevantes ao grupo e que os toca profundamente. O louvor verdadeiro é aquele que flui para Deus da expressão interna de nossos corações para conectar-se com a essência da pessoa e da comunidade, ele deve mover através de expressões familiares e sinceras.1 Portanto, não importa em que lugar o evangelho atinja o coração de uma pessoa, daquele coração – salvo, liberado e transformado pelo evangelho – surgirá uma expressão nativa de canção, movimento, rituais, liturgias e ornamentação.
Além disso, em diversas partes do mundo, frequentemente por conta de altos níveis de analfabetismo, a comunicação precisa ocorrer através de expressões artísticas ou imaginativas. Música, dramatizações, narrativa, pinturas, arquitetura, mímica, fantoches, festivais, movimentos, rituais, comida, decoração etc. são formas de expressões artísticas através das quais e pelas quais a comunidade louva, aprende, discipula e celebra. Se essas expressões (expressões que no Ocidente frequentemente chamamos de “artes”) não forem familiares a uma determinada cultura, o louvor não virá do coração, a comunicação do evangelho será menos eficiente e a comunidade de crentes crescerá lentamente, tudo isso por conta da expressão da fé cristã ser estranha, desajeitada ou simplesmente “diferente de mim”.
Com base no que descrevi acima deveria estar claro que os comunicadores artísticos e que os especialistas em expressões artísticas são centrais ao desenvolvimento de comunidades cristãs indígenas, apesar de frequentemente não serem valorizados. Esses especialistas em expressões artísticas e humanas são cristãos a quem Deus concedeu uma sabedoria fora do comum na área do design e expressão imaginativos.
Essa definição está baseada na família de termos relacionados à ideia hebraica do artesão – uma pessoa com sabedoria incomum na área de expressão e design criativo. Músicos e cantores se encaixam nessa categoria mais ampla também. Podem ser pastores, professores, músicos, pintores, escritores, gerentes, operários, agricultores ou donas de casa. São simplesmente cristãos a quem Deus deu uma criatividade “além do normal”. Todos possuem “criatividade”, mas nem todos têm uma capacidade fora do normal na sensibilidade estética que acaba produzindo canções, letras, poesia, narrativas, movimento, expressão visual, sensibilidade ambiental e mais com sensibilidade cultural. Essas pessoas também possuem visão e habilidade para incorporarem ativamente formas artísticas, métodos de louvor, ensino, discipulado e evangelização apropriados.
O papel crítico dos artistas e músicos cristãos
As pessoas geralmente ouvem e compreendem com seus corações muito antes de ouvirem e compreenderem com suas mentes. O coração geralmente acaba sendo tocado pelos artistas e poetas e não pelos acadêmicos ou apologistas. Essa realidade me faz querer gritar para todo o mundo ouvir que os músicos e artistas cristãos possuem um papel crítico na evangelização mundial. Onde a grande comissão ocorreu de fato, as culturas alcançadas frequentemente louvam e proclamam sua fé de acordo com sua própria linguagem do coração e estilos culturais.
Essas linguagens do coração e estilos culturais são frequentemente revelados através de artistas que se especializam em ministérios artísticos ou expressões imaginativas. Quer seja através de cerimônias, liturgias ou apresentações nos quais sejam usados dinâmicas visuais, música, narrativa e outros, geralmente são os especialistas em ministérios artísticos que agem como facilitadores para a comunidade de fé nas suas expressões públicas e privadas de louvor.
“O louvor é a joia perdida da evangelização moderna[…] É a gema brilhante que a igreja moderna perdeu, acredito que devemos buscar até encontrá-la”, escreve A.W. Tozer.2 A joia mais valiosa é a adoração que faz sentido no contexto cultural de cada um. Ela requer símbolos, metáforas e rituais que ajudam a conectar as pessoas com as realidades invisíveis do próprio Deus.
Esse tipo de atividade de adoração demanda que levemos as realidades de Deus e de suas verdades além da linguagem da mente para as linguagens do coração. E esse domínio é frequentemente o domínio da expressão artística. Deus equipou de forma especial os artistas de louvor de hoje para expressarem com mais do que só palavras as realidades da pessoa supernatural de Deus e de seu reino. Portanto, precisamos ser proativos em recrutar e implementarmos essas pessoas especializadas no ministério artístico na igreja e na missão.
Tapeçarias com miçangas brilhantes criadas por artesãos cristãos das vastas áreas rurais de KwaZulu-Natal, no nordeste da África do Sul, para fornecer uma autêntica perspectiva africana sobre as Escrituras. (Fonte: Movimento Lausanne)
A resistência da igreja com relação à equipe artística e ministério de música
Como recém-convertido eu percebi duas coisas claramente: a primeira é que a liderança da igreja era (e ainda é) lenta em confiar em artistas especializados; e a segunda é que a comunidade artística raramente aceita artistas cristãos. Foi essa realização que me fez sentir que Deus estava me direcionando para equipar artistas e músicos para a evangelização mundial. Eu também percebi que havia poucas estruturas ministeriais que levam a sério os promotores do ministério de artes. Essas paixões inspiradas por Deus acabaram levando ao lançamento da Artists in Christian Testimony International- A.C.T. Intl (em tradução livre: Artistas do Testemunho Cristão Internacional),3 uma agência missionária formada de músicos, artistas e outras pessoas que promovem ministérios criativos de todos os tipos, todos comprometidos com a formação de comunidade cristã e louvor nativo.
Mesmo após 50 anos de esforços nessa área, os líderes eclesiásticos continuam a resistir, apesar de diversos líderes de ministérios e missionários que estão mais abertos à importância das estratégias artísticas e musicais no ministério e missões. Não temos “estruturas facilitadoras de ministério” suficientes para oferecermos prontamente aos poucos novos recrutas que compreendem a natureza das expressões, estratégias e métodos artísticos. Eles não receberam espaço suficiente para experimentação no desenvolvimento de contextos para engajamento com o evangelho, discipulado, plantação de igrejas e curadoria híbrida de louvor.
Precisamos de estruturas missionais para artistas e músicos
Desde seu início a A.C.T Intl se comprometeu em capacitar músicos e artistas para a evangelização mundial e ministério integral. Ela ajuda as pessoas a louvarem e proclamarem a Cristo de formas culturalmente relevantes e equipa a igreja a levar um louvor relevante para as nações. Essas são as chaves para nosso o abrangente mandato “cristão” de reivindicar todas as culturas do mundo para Cristo através da música e das artes. Os cristãos artísticos precisam de pelo menos três coisas para sustentar um ministério: visão, liderança e estruturas. Portanto o A.C.T. Intl existe para suprir as necessidades dessas três áreas. Precisamos de mais agências missionárias que intencionalmente tentam encontrar e enviar praticantes do ministério de artes.
Desde o início, esperamos que movimentos similares de mobilização de artistas acontecessem em outras regiões do mundo, pois existem servos criativos do reino em todas as culturas. Não demorou muito para que o Senhor nos direcionasse à Nashville, Tennessee, conhecida atualmente como a “cidade da música” e “lar da música cristã”. Logo depois, encontramos muitos músicos e artistas que estavam à espera daquele tão sonhado contrato com uma gravadora. Pensamos sobre as formas que poderíamos obter experiências valiosas através de ministério de presídios, sem remuneração ou fanfarra. O ministério de presídios da A.C.T. Intl foi lançado para oferecer um ambiente de aprendizado prático do tipo “aprenda fazendo” para a evangelização. À medida que nosso ministério de presídios cresceu, ele ofereceu visão, liderança e oportunidades estruturadas para artistas, músicos, bailarinos e atores.
Precisamos de mais discipulado e treinamento para cristãos envolvidos com artes e música
Também percebemos a necessidade de treinamento e capacitação aprofundados para os artistas que são chamados para o ministério. Essa observação levou à formação dos programas de Treinamento para Ministérios Artísticos – agora chamados de uSeminary.org e Worshipedia.org. Esses programas exploram a teologia, estratégias e habilidades baseadas na Bíblia para o ministério de artes ao oferecer um ambiente de alta qualidade e baixo custo onde especialistas do ministério de artes podem cristalizar e comunicar sua sabedoria. Atualmente temos três portais online para nossos serviços educacionais: uSeminary (https://useminary.org), Worshipedia (https://worshipedia.org), e uSeminary Publishing (https://www.useminarypublishing.org).
A comunidade de artistas criativos da A.C.T. Intl ajudou a dar uma direção contínua àqueles já no ministério. Dois exemplos são os músicos contemporâneos Marty McCall e Scott Wesley Brown. Os irmãos participaram comigo em momentos diferentes dos encontros mensais da A.C.T. Intl Christian Musicians Fellowship (Irmandade de músicos cristãos, em tradução livre), que focava em cuidar dos músicos da região de Nashville. Os pontos fortes do lado pastoral de Marty e Scott vieram à tona, Deus os moveu para aceitarem papeis de liderança em suas igrejas adicionando o pastoreado de louvor aos seus ministérios itinerantes. Outras pessoas envolvidas com a A.C.T. Intl participaram de movimentos missionários musicais de curto prazo em outros países. Depois de se envolver com ministérios fora dos muros das igrejas locais, fica mais fácil tomar os próximos passos em direção às missões de curto prazo e empreitadas ministeriais contínuas através dos métodos e estratégias artísticos.
Prontos para servir: servos das artes de louvor e outras áreas criativas do reino
Servos das áreas criativas do reino, de louvor e especialistas em ministérios de artes estão sentindo o chamado do ministério. Muitos estão prontos para responder à mentoria e orientação. Mas o povo de Deus precisa identificá-los, envolvê-los, desenvolver estruturas para usá-los e intencionalmente encorajá-los rumo a um envolvimento energético para espalharmos as boas novas do reino. A evangelização mundial não pode acontecer de forma adequada sem o envolvimento de profissionais do ministério de artes e especialistas de expressão imaginativos.
Portanto, se você é criativo/a, peça a Deus pelo foco e intencionalidade para ir mais a fundo em sua prática diária de louvor em sua caminhada com o Senhor e tome passos imediatos para disponibilizar suas paixões e habilidades artísticas para Ele e seus propósitos. Se você for um servo-líder na igreja, qualquer seja seu papel, eu peço que você procure pessoas artísticas em sua esfera de influência. Quando você as encontrar, cuide delas, conecte-se com elas, afirme e admire-as, ofereça recursos e veja as formas poderosas que Deus as chama para servi-lo. Os criativos são quem Deus está equipando para expressar sua glória no louvor, contar a história do perdão e acesso de Jesus e servir como seus lindos vasos através do qual o Espírito trabalhará em muitas vidas.
A evangelização mundial florescerá de forma especial através da beleza dos servos artistas do Senhor sendo enviados para declarar a glória daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz. Que você se torne um defensor do engajamento e cuidados com essa mina tão preciosa de artistas criativos para o evangelho.
Notas
1. Nota da Editora: Veja o artigo “Comunidades cristãs para todos os contextos” de Michael Moynagh na edição de setembro de 2020 da Análise Global de Lausanne, https://lausanne.org/pt-br/recursos-multimidia-pt-br/agl-pt-br/2020-09-pt-br/comunidades-cristas-para-todos-os-contextos.
2. “Somos organizados; nós trabalhamos; nós temos nossas agendas. Temos quase tudo, mas há uma coisa que as igrejas, mesmo as igrejas evangélicas, não têm: é a capacidade de adorar. Não estamos cultivando a arte da adoração. É a única joia brilhante perdida para a igreja moderna, e acredito que devemos procurá-la até encontrá-la”, escreve A.W. Tozer in Worship: The Missing Jewel (Camp Hill, Pensilvânia: Christian Publications, 1961), 9.
3. Artists in Christian Testimony, International (A.C.T. Intl) existe para mobilizar e equipar ministérios e missionários artísticos e inovadores para o trabalho cristão em todo o mundo. Nós fornecemos uma estrutura de ministério de igreja interdenominacional sem fins lucrativos que auxilia e envia missionários artísticos e ministros para perseguir sua missão única ou chamado ministerial conforme se encaixa no trabalho do reino maior da histórica igreja cristã do Novo Testamento em todo o mundo. Existem atualmente mais de 700 ministérios baseados em artes sendo servidos pela A.C.T. Internacional Nossos objetivos são: evangelizar criativamente povos não-cristãos, edificar a igreja em todo o mundo e mobilizar uma nova geração de ministros e missionários especialistas em adoração e métodos criativos de comunicar a salvação por meio de Cristo Jesus, https://actinternational.org/.
- Byron Spradlin é catalisador de artes do Movimento de Lausanne e fundador e presidente da Artists in Christian Testimony Intl, uma missão e ministério de envio de artistas e criativos que no momento possui mais de 700 membros artísticos e criativos atuando em 50 nações. Ele é um especialista de artistas nas missões e ministérios que serviu à comunidade cristã como professor bíblico, plantador de igrejas, pastor de louvor, evangelista, professor, artista com gravações, compositor e missiologista de artes em mais de 50 países e um líder de pensamento do papel da imaginação e das artes na igreja e de seus mandatos missionários.
A SABEDORIA GRITA NAS RUAS – QUEM VAI OUVIR? | REVISTA ULTIMATO
Ser sábio é ser mais semelhante a Cristo e manter-se nele. Quem escolhe permanecer em Jesus – a Videira – tem garantida vida abundante que dá muito fruto. E o fruto é amplo [para todos]: “Pedimos a Deus que lhes conceda pleno conhecimento da sua vontade e também sabedoria e entendimento espiritual. Então vocês viverão de modo a sempre honrar e agradar o Senhor, dando todo tipo de bom fruto e aprendendo a conhecer a Deus cada vez mais” (Cl 1.9-10). A matéria de capa é um convite para que abracemos a Sabedoria.
É disso que trata a matéria de capa da edição de 398 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Leia mais
» Cristo e a Criatividade, de Michael Card
» A Arte e a Bíblia, de Francis Schaeffer» A Arte Não Precisa de Justificativa, de H. R. Rookmaaker
» Ser Evangélico Sem Deixar de Ser Brasileiro, de Gerson Borges Martins
- 22 de novembro de 2022
- Visualizações: 5234
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos