Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Lista Mundial da Perseguição completa 30 anos revelando os 50 países mais hostis ao cristianismo. Em 2023, Coreia do Norte volta ao topo da lista

Por Ultimatoonline
 
Publicada anualmente há 30 anos pela Missão Portas Abertas, a Lista Mundial da Perseguição (LMP) divulga os 50 países onde os cristãos vivenciam mais perseguição por causa de sua fé.
 
Usado como principal ferramenta para monitorar a perseguição aos cristãos, o relatório é divulgado no início de cada ano com dados de especialistas em perseguição da Portas Abertas e de fontes externas.
 
A Lista Mundial da Perseguição 2023 acaba de ser divulgada por Portas Abertas. 
 
Coreia do Norte volta ao topo da lista
Até 2022, apenas quatro países ocuparam a primeira colocação. O que permaneceu mais tempo foi a Coreia do Norte, passando 20 anos em primeiro lugar. Depois dela vem a Arábia Saudita, que ficou sete anos na posição, seguida por Somália, com dois anos e Afeganistão, que chegou ao Top1 pela primeira vez em 2022.
 
Neste ano, a Coreia do Norte voltou à primeira posição, onde – com exceção do último período do relatório – permaneceu desde 2002. Este ano, o país vê sua pontuação de perseguição mais alta de todos os tempos. Isso reflete um aumento nas prisões de cristãos e mais igrejas clandestinas descobertas e fechadas. Prisão significa execução ou prisão perpétua em um dos campos terrivelmente desumanos do país para prisioneiros políticos, onde os prisioneiros enfrentam fome, trabalhos forçados, tortura e violência sexual.
 
Violência na África
Entre várias novidades estarrecedoras sobre o cristão perseguido, destaque novamente para a África Subsaariana. A região enfrenta uma vasta catástrofe humanitária, uma vez que uma onda de violência religiosa alimentada na Nigéria (7) varreu a região, atingindo populações cristãs em um ritmo alarmante em países como Burkina Faso (23), Camarões (45), Mali (17) e Níger (28). Sinais de expansão de radicais islâmicos também são claramente visíveis em Moçambique (32), República Democrática do Congo (37) e outros países. (Os números entre parênteses representam as posições que ocupam na LMP). 
 
A violência contra os cristãos na África Subsaariana atingiu novos níveis alarmantes, à medida que militantes islâmicos violentos desestabilizam a região usando violência extrema.


 
A violência é mais extrema na Nigéria, onde militantes do Fulani, Boko Haram, Província do Estado Islâmico da África Ocidental (ISWAP, sigla em inglês) e outros realizam incursões em comunidades cristãs, matando, mutilando, violentando sexualmente e sequestrando principalmente mulheres e meninas.
 
Os assassinatos motivados por motivos religiosos na Nigéria aumentaram de 4.650 no ano passado para 5.014 – impressionantes 89% do total internacional. Essa violência forçou centenas de milhares de nigerianos ao deslocamento interno ou tornarem-se refugiados.
 
Afeganistão – um ano depois
O Afeganistão caiu do número 1 em 2022 para o número 9 na lista deste ano. No entanto, a queda acentuada não significa que o cristão afegão não está mais enfrentando extrema perseguição.
 
Após o golpe brutal em 2021, muitos cristãos foram executados, enquanto o Talibã ia de porta em porta para erradicar os cristãos leais, que se recusaram a negar a Jesus. Muitos cristãos se esconderam ou fugiram para o exterior.
 
Ao longo de 2022, o foco do Talibã se intensificou para erradicar aqueles com ligações com o antigo regime, mais do que erradicar o número muito pequeno de cristãos remanescentes.
 
América Latina
Dos países da América Latina que já estavam na Lista Mundial do ano passado, todos aumentaram em muito a sua colocação: Cuba foi o que mais cresceu no ranking, subindo de 37ª para 27ª posição. 
 
Já Colômbia subiu oito posições, passando da 30ª para a 22ª colocação; México de 43º para 38º.
E o novo país da região a compor a LMP2023 é a Nicarágua. A opressão direta do governo contra os cristãos vistos como vozes da oposição é comum na Nicarágua onde líderes cristãos foram presos sem julgamento por sua participação nas manifestações de 2022. A Nicarágua está em 50ª posição, 14 acima da 64ª que ocupava no ano passado na Lista de Países em Observação.
 
A pesquisa para se chegar aos dados divulgados da LMP 2023 foi feita entre 1 de outubro de 2021 e 30 de setembro de 2022. Neste período foi estimado que mais de 360 milhões de cristãos enfrentam altos níveis de perseguição e discriminação por causa de sua fé. Isso quer dizer que 1 a cada 7 cristãos enfrentam a perseguição em todo o mundo.
 
A Lista completa, mapa e o perfil de cada um dos 50 países da Lista Mundial da Perseguição 2023 podem ser vistos neste link.
 
Para saber mais sobre a LMP 2023, participe hoje da live especial de lançamento, às 19h, no canal de Portas Abertas no Youtube.
 
--
 
Portas Abertas é uma organização cristã internacional fundada em 1955 por um jovem missionário holandês, o Irmão André. Ele começou o trabalho distribuindo Bíblias clandestinamente a cristãos que não tinham acesso às Escrituras e ficou conhecido como O Contrabandista de Deus título do livro que conta sua história.
 
Hoje, a Portas Abertas atua em mais de 60 países apoiando a Igreja Perseguida por meio de projetos realizados em lugares onde acontece a perseguição, para que a igreja local seja fortalecida e permaneça viva sendo o sal da terra e a luz de Cristo onde estiver.
 
Serviço
Lista Mundial da Perseguição 2023
Live de lançamento
Quando: 18 de janeiro de 2023
Horário: 19h

A BÍBLIA NÃO ERRA. OS LEITORES, NEM TANTO | REVISTA ULTIMATO
 
O Ano-Novo é sempre uma oportunidade de renovação de votos. E não há voto mais importante e definidor para 2023 do que o propósito de se expor regularmente à Palavra de Deus, por meio da leitura das Escrituras. A Bíblia deve ocupar lugar central em nossa vida e na vida da igreja.

A matéria de capa desta edição não só incentiva o leitor à leitura regular da Bíblia, mas também o encoraja a aceitar o desafio de olhar reverentemente para as Escrituras como “um diário de Deus”, a partir da “chave” do amor.

É disso que trata a edição 399 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:
» Sangue, Sofrimento e Fé – a missão cristã em contextos de perseguição, Antonia Leonora van der Meer | William Taylor | Reg Reimer, ORG.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.