Por Escrito
- 06 de julho de 2021
- Visualizações: 5178
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
História das mulheres cristãs: percursos e testemunhos no período da igreja primitiva
Resenha
Por Miriam Zanutti
A partir da década de 1980, a historiografia abriu caminho para a história das mulheres em seus mais variados papeis, períodos históricos e sociedades, possibilitando descobertas de personagens que aprimoraram seus ambientes. Sem elas, a história, comum ao conhecimento de todos, não teria os resultados conhecidos. São histórias desnudadas trazendo cada vez mais cor e sabor para os amantes de História.
A teóloga e historiadora brasileira Rute Salviano tem surfado na onda da história da mulher; aproveitando a moda de muitos autores escrevendo sobre a participação feminina nos processos históricos. Moda esta que não sairá das livrarias, editoras e leitores, pois existem milhares de mulheres a serem descritas e suas participações em eventos históricos que compuseram a história da humanidade. Não é moda passageira, ela veio para ficar.
A contribuição da autora com mais um livro sobre a história das mulheres confirma a necessidade de permanecer na busca por compreender melhor os fatos históricos com tantas vozes femininas atuantes. O espaço dado a historiografia da mulher está sendo bem recebido e preenche a lacuna histórica sobre o assunto. Sobre isso, o historiador Keith Jenkins escreve: “embora milhões de mulheres tenham vivido no passado, poucas aparecem na história, isto é, nos textos de história. Elas foram ‘escondidas da história’, ou seja, sistematicamente excluídas da maioria dos relatos de historiadores” (JENKINS, 2007, p.26).
Em Vozes Femininas no Início do Cristianismo, Rute Salviano descreve as mulheres cristãs da igreja primitiva, em que participavam ativamente da formação da igreja e cooperaram com a expansão do cristianismo dos primeiros séculos. A autora compreende a presença das mulheres no cenário cristão como força propulsora do movimento missionário. Como ela mesmo relata: “...quando não se escreve sobre as mulheres, deixam-se de lado os feitos da metade dos cristãos” (2021, p.15). Os feitos iniciais da igreja começaram em Jerusalém, mas transcenderam a geografia Palestina para adentrar em outras regiões e, consequentemente, alcançar outros povos, incluindo mulheres.
O livro com sete capítulos pode ser dividido em duas partes. A primeira, capítulos um e dois, aborda o cenário político, cultural e religioso do Império Romano e o surgimento do cristianismo. A segunda parte, capítulos três ao sete, elenca as mulheres cristãs no cenário do domínio romano. Rute Salviano organiza características comuns aos homens e mulheres, elucidando a participação feminina como fundamental naquele momento crucial do início da fé cristã pautado pela perseverança em momentos obscuros de perseguição atroz.
A história tem vastos documentos sobre a perseguição aos cristãos, de homens e mulheres cerceados por causa da sua fé no único Deus. Entre as fontes documentais, a autora apresenta no seu livro o texto de um cristão anônimo do ano 120 d.C., a Epístola a Diogneto. O conteúdo da epístola afirma o comportamento dos cristãos em que não há dolo nem desrespeito às ordens romanas, simplesmente viviam sua fé e praticavam generosidade ao próximo. Infelizmente, a boa conduta cristã não os livrou de austeras perseguições por parte dos imperadores. Porém, diante de Deus plantaram a semente, levando muitos a conversão ao cristianismo.
Por ser um livro de história, há necessidade de ter contato com fontes primárias com intuito de legitimar a pesquisa. A autora procura trazer estas fontes, enriquecendo a historiografia e apontando caminhos para pesquisadores que se interessam pela ciência histórica na temática “História da Igreja”. Os estudos históricos consolidam a fé cristã, na certeza de que pessoas comuns se renderam a Cristo e ajudaram a construir os alicerces do cristianismo. Distantes do tempo e da geografia dos nossos primeiros irmãos, somos impelidos a profundas reflexões, direcionando a nossa permanência na fé no Senhor Jesus. Estudamos o passado para compreender o presente. Como a proposta do livro também circunda a importância de se inspirar na fé dos cristãos primitivos, o leitor se sentirá parte desta história e sairá impactado para prosseguir em conhecer a Deus e fazê-lo conhecido.
• Miriam Zanutti, mestre em história, missionária e mestre em missiologia. Membro da Presbiteriana do Grajaú, RJ.
>> Conheça também o livro Vozes Femininas nos Avivamentos
- 06 de julho de 2021
- Visualizações: 5178
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Por Escrito
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos
Revista Ultimato
Oramos para que Deus faça aquilo que so Deus pode fazer.
Ricardo Barbosa