Notícias
- 01 de novembro de 2022
- Visualizações: 3398
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Evangélicos franceses lançam serviço de escuta para vítimas de abuso
Por Felipe David Pereira
O Conselho Nacional de Evangélicos da França (National Council of Evangelicals in France - CNEF) lançou o Stop abus, um serviço de escuta e assistência para vítimas e testemunhas de abuso sexual dentro de igrejas, estruturas e organizações evangélicas.
Trata-se de um site que disponibiliza um espaço para denúncia do abuso que será recebida por um profissional. Os casos são direcionados a um apoio jurídico, psicológico e/ou pastoral dependendo das necessidades. A equipe Stop abus também poderá informar as autoridades judiciárias e pedir à igreja ou organização cristã onde ocorreu o abuso que também tome providências, se a vítima assim desejar.
Cada caso terá acompanhamento de uma Comissão de Assessoramento e Acompanhamento, que está em contato com a CNEF, as Associações de Famílias Protestantes (AFP), a Rede de Ajuda Mútua e Apoio aos Ministérios (RESAM) e a Associação de Conselheiros Cristãos (ACC França).
O site também oferece uma seção de Perguntas Frequentes para fornecer respostas relevantes para algumas perguntas que as vítimas possam ter, como: “Quando podemos falar de abuso espiritual em nossos círculos evangélicos?”, “Temos o direito de denunciar um irmão ou uma irmã na fé?”, ou “Quais são as diferenças entre abuso sexual, agressão sexual e estupro?”.
“Pretendemos tornar as nossas igrejas mais acolhedoras e seguras, num espírito de proteção às pessoas vulneráveis que são vítimas de abuso sexual”, é o que afirma a CNEF em comunicado.
Outras ações
A partir de revelações de abusos sexuais que atingiram a Igreja Católica Francesa, A CNEF passou a tomar iniciativas contra todo o tipo de abusos em 2019, quando enviou uma carta a todos os seus membros para consciencializar sobre esta questão e formou um grupo de trabalho para desenvolver recomendações aos seus corpos pastorais. Esse grupo de trabalho apresentou, em junho de 2021, um Guia de boas práticas de combate ao abuso sexual.
“O movimento #metoo e as últimas revelações de abuso sexual e abuso de todos os tipos em nossa sociedade nos desafiaram. Eles não são novos, mas era importante para nós não ignorá-los. Temos a responsabilidade de prevenir, reagir e dar o exemplo em tudo o que podemos fazer dentro da CNEF”, destacou o ex-vice-presidente da CNEF, Marc Deroeux.
Fonte: World Evangelical Alliance
Saiba mais:
Jornalista mineiro especialista em marketing digital e pós-graduando em cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.
- Textos publicados: 106 [ver]
- 01 de novembro de 2022
- Visualizações: 3398
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos