Por Escrito
- 19 de maio de 2020
- Visualizações: 2655
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Como combinar amor e dor: Uma Misericórdia Severa
Por Igor Gaspar | Resenha
"Nenhuma crítica breve pode fazer justiça à profundidade humana deste livro."
- Washington Post
Em Metafísica, Aristóteles escreveu que "aqueles que desejam alcançar o sucesso devem fazer as perguntas preliminares certas". Como as perguntas primeiras são importantes para definir o caminho, os agradecimentos no início mostram que sem a ajuda inicial todo o percurso poderia não ter sido percorrido. Assim, de início, agradeço à Editora Ultimato pela publicação de Uma Misericórdia Severa, uma obra terna, humana, sensível e extraordinária que, se não fosse traduzida, dificilmente poderia ser lida por um monoglota como eu.
O escritor Joseph Conrad observou certa vez que cada linha de um texto deve atingir a condição de arte. Não consigo lembrar de nenhum livro desde O Senhor dos Anéis, do professor Tolkien, que tenha alcançado tal estado de perfeição.
O New Oxford Review bem observou em sua crítica que o livro trata-se de "uma obra magnífica e nobre por si só, forjada por um verdadeiro artesão".
O grande esforço de Vanauken, bem como o amor intenso e todo o universo - de átomos a galáxias - que ele engloba e suas constantes orações, o tornaram um hábil artesão, capaz de forjar uma obra de arte como está.
O relato particular de Vanauken, de amor, dor e alegria, semelhante ao de Wolterstorff, em Lamento, mostrou que sua dor fazia parte de uma dor maior: a dor de toda comunidade humana e, a seu modo, da dor divina.
Houve também poucos livros em que me envolvi tanto com a história. Numa conversa com o escritor Philip Yancey, perguntei-lhe se algum dia ele havia lido Uma Misericórdia Severa. Philip, além de ter lido, disse-me que se encontrou pessoalmente com Vanauken e me contou algumas coisas sobre ele. Foi, eu creio, um tipo de contato mediado que tive com Vanauken.
Este foi também o único livro em toda a minha vida que me fez derramar copiosas lágrimas. Caminhando passo a passo com Vanauken, nossas dores, por assim dizer, foram todas fundidas no mesmo cálice.
Uma Misericórdia Severa recebeu duas importantes premiações literárias, National Book Award e Gold Medallion Award, e merece cem mil outras!
• Igor Gaspar é bacharelando em psicologia pela Faculdade Maurício de Nassau, autor do livro "O Grupo Literário de C. S. Lewis: Os Inklings", e membro da Igreja CCA em Caruaru/PE.
>> Conheça também os livros de C.S. Lewis no catálogo da Editora Ultimato
Leia mais
» As cartas de C. S. Lewis que transformaram uma história de amor
» O amor antecipa a eternidade. Um encontro inesperado com Sheldon Vanauken
Leia mais
» As cartas de C. S. Lewis que transformaram uma história de amor
» O amor antecipa a eternidade. Um encontro inesperado com Sheldon Vanauken
- 19 de maio de 2020
- Visualizações: 2655
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Por Escrito
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos