Opinião
- 21 de setembro de 2022
- Visualizações: 3059
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Verdades que não podemos ignorar
Por Antonia Leonora van der Meer
Os CBM’s (Congresso Brasileiro de Missões) têm sido encontros significativos para a liderança de agências, igrejas e movimentos dedicados à missão transcultural.
Os organizadores do congresso têm escolhido temas significativos, bons preletores, de várias organizações, homens e poucas mulheres – um necessário equilíbrio pode ser melhorado a cada congresso, já que as mulheres são grande maioria na força missionária. Tem-se uma variedade muito grande de seminários, minicursos, oficinas, além de louvor, oração, todo tipo de estandes de agências e outros serviços e encontros. É um tempo de receber ensino bíblico profundo e relevante e também informações atualizadas sobre a realidade; conhecer os desafios, necessidades e oportunidades; e ser fortalecido por meio da comunhão.
É também uma maravilhosa oportunidade de encontrar amigos preciosos, que lutam pela mesma causa, e formar projetos para cooperação. Dessa maneira, a Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB) tem ajudado as igrejas e agências a cooperar e a servir umas às outras, vencendo a tendência à competição. É impossível sair do CBM sem renovada visão, novos conhecimentos e fé fortalecida.
Como resultado dos CBM’s, o grupo de Cuidado Integral de Missionários (CIM) acabou sendo reconhecido e respeitado e hoje é um departamento da AMTB, assim como o departamento de cuidado dos Filhos de Missionários (PHILHOS). Também o Profissionais e Empresas em Missão (PEM) teve um grande desenvolvimento a partir da sua presença nos CBM’s. Perspectivas Brasil foi lançado e depois divulgado a partir dos CBM’s. Muitos bons livros foram publicados a cada congresso. Eu conheci e comecei a apoiar o ministério entre ciganos a partir de um CBM. VOCARE é o maravilhoso movimento entre jovens que surgiu a partir da necessidade que os jovens manifestaram de um programa mais adaptado a seu grupo, interesses e desafios específicos.
O tema do CBM deste ano é “Verdades que não Podemos Ignorar”. Haverá excelentes preletores, entre os quais Ronaldo Lidório, líder missionário no alcance estratégico aos menos alcançados; Paulo Feniman, presidente da AMTB e da Cooperação Missionária Ibero-americana (COMIBAM) e diretor da MIAF; Cácio Silva, ex-aluno do Centro Evangélico de Missões (CEM), com quinze anos de experiência entre indígenas em São Gabriel da Cachoeira, AM; Dick Brogden, diretor da AGWM para o mundo árabe; Jeannie Marie, estrategista da Frontiers; e Renaut van der Riet, que coordena mais de cem empreendimentos que dão o lucro líquido a causas de justiça social no mundo.
O CBM 2022 pretende tanto celebrar os movimentos de mobilização missionária que têm crescido por todo o país, quanto trazer luz sobre os desafios enfrentados no Brasil no que diz respeito ao agir missionário.
Além disso, o congresso quer ajudar os participantes a refletirem que os projetos e planos são importantes, porém não mais que os movimentos de oração e reflexão bíblica acerca da missão e a dependência do Espírito Santo.
O congresso acontecerá na cidade de Águas de Lindóia, SP, entre os dias 7 e 11 de novembro. Durante os cinco dias de programação, serão feitos estudos baseados nos capítulos 15, 16 e 17 do Evangelho de João com a expectativa de reforçar três valores fundamentais: permanecer para frutificar, dependência do Espírito Santo na obra missionária e unidade como testemunho para as nações.
Originalmente publicado na edição 397 de Ultimato.
Originalmente publicado na edição 397 de Ultimato.
PARA QUE TODOS SEJAM UM – A UNIDADE DA IGREJA É POSSÍVEL? | REVISTA ULTIMATO
Qual a melhor resposta para um mundo cada vez mais dividido e para uma igreja cada vez mais polarizada? Pode parecer estranho, mas a resposta bíblica é óbvia: a Unidade em Cristo. E a pergunta que se segue é: “Que unidade é essa?” Aquela pela qual Jesus orou (Jo 17.23).
É disso que trata a matéria de capa da edição de 397 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
- 21 de setembro de 2022
- Visualizações: 3059
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- As 97 teses de Martinho Lutero
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- A última revista do ano
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- Vem aí "The Connect Faith 2024"