Notícias
- 31 de março de 2022
- Visualizações: 4523
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Vem aí mais uma live de Diálogos de Esperança - Viver à parte ou ser parte da comunidade?
Por Ana Luz
A série de lives Diálogos de Esperança da próxima terça-feira, 5 de abril, falará da relevância das igrejas para as comunidades em que estão inseridas. "O Evangelho Encarnado e a Igreja Comunitária", será o tema da live que receberá José Marcos da Silva, pastor da Igreja Batista em Coqueiral, no Recife, PE, e presidente do Instituto Solidare, e Géssica Dias, assistente social e coordenadora do projeto Projeto/Movimento Rio Limpo, Cidade Saudável, da Igreja Batista em Coqueiral.
Imagine uma igreja batista de 70 anos, demolir seu antigo templo para construir um espaço multifuncional e aberto à comunidade. Foi exatamente isso que aconteceu com a Igreja Batista em Coqueiral. O antigo templo deu lugar para a criação de diversos projetos sociais, escolas de fé e política, do Natal em Comunidade, do Projeto/Movimento Rio Limpo, Cidade Saudável e tantos outros, que começaram em conversas informais e ganharam forma e vida em meio à comunidade.
É certo que nem toda igreja precisa demolir literalmente seu templo, mas o desafio de olhar para fora, encarnar o Evangelho e servir o "próximo" é um desafio de Cristo para toda a sua Igreja ainda hoje.
Para os convidados da live – que também são autores de artigo publicado no livro Raízes de Um Evangelho Integral, com o mesmo título/tema da live – é preciso compreender que "a missão da Igreja na terra demanda um mergulho contínuo e responsável no que a vida, em sua dinamicidade, apresenta, sendo parte e não vivendo à parte". Para eles, a igreja é um "sujeito presente na cidade" e precisa deixar o status de ser apenas uma "edificação religiosa para encontros dominicais", e tornar-se "um corpo aberto para o acolhimento e a escuta ativa das dores mais intensas."
Diálogos de Esperança é uma iniciativa de quatro organizações cristãs - Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial, quinzenalmente ancorada por Valdir Steuernagel. A série é um espaço criado para conversar sobre assuntos da atualidade que desafiam a igreja brasileira e vai ao ar quinzenalmente nos canais da Editora Ultimato no YouTube e Facebook.
Serviço:
Diálogos de Esperança
Tema: "O Evangelho Encarnado e a Igreja Comunitária"
Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial
Mediador: Valdir Steuernagel
Data: 5 de abril de 2022
Hora: 20h
Participantes
José Marcos da Silva é pastor presidente da Igreja Batista em Coqueiral e presidente do Instituto Solidare. Bacharelou-se em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil; estudou psicologia na UFPE; é pós-graduado em fé e política pela PUC-Rio. Assessor de Escolas de Fé e Política de alguns estados do Nordeste, palestrante sobre temas como: Mudança de Paradigmas na Igreja; Missão Integral da Igreja e Liderança. Coautor de diversos livros, e autor do livro Desculpe o transtorno: estamos mudando a igreja, publicado pela Editora Esperança. É casado com Ivaneide (45) e tem dois filhos e duas netas.
Géssica Dias é assistente social, pós-graduada em fé e política, membro dos movimentos Renovar Nosso Mundo e Nós na Criação, coordenadora do Projeto Rio Limpo, Cidade Saudável (Instituto Solidare). Também é integrante do Fórum Popular do Rio Tejipió e assessora da Escola de Fé e Política Pe. Humberto Plummen e do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP). Géssica é membro da Igreja Batista em Coqueiral (Recife, PE).
Leia mais:
Ana Claudia Luz é jornalista e documentarista. Graduada em jornalismo pela UFPA, desde 1999 trabalha com comunicação e missões. Há 5 anos serve organizações missionárias e humanitárias por todo o mundo. Atualmente trabalha de forma remota com a fundação holandesa Road of Hope e na produção da série de lives "Diálogos de Esperança".
- Textos publicados: 28 [ver]
- 31 de março de 2022
- Visualizações: 4523
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- As 97 teses de Martinho Lutero
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- A última revista do ano
- Vem aí "The Connect Faith 2024"