Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Todo entulho ao pé da cruz

Por Ariane Gomes
 
Não faz muito tempo que está ali, mas a sua presença é marcante desde então.
 
Feita de madeira velha, a tabuleta fica quase no topo da avenida Brasil, num terreno onde são reunidas caçambas que recolhem entulho.
 
De manhã, enquanto subo com esforço a rua íngreme, vejo-a iluminada pelo sol que nasce amarelo forte. À tarde, descendo pelo mesmo trajeto, lá está ela, mais uma vez favorecida pelo sol que se despede e, às vezes, saudada por uma bela lua cheia.
 
Plantada na terra vermelha e envolta por um mato que cresce voraz, a placa traz um anúncio pintado à mão: “Favor não jogar entulho nesta área”.
 
Já tentei notar sua presença de modo diferente. Queria ver simplesmente um pedaço de madeira pregado em outro, mas não tem jeito. Na composição madeira e inscrição, surge uma cruz que não me deixa passar indiferente. O conjunto é marcante não exatamente pelo que anuncia, mas porque ao vê-lo minha mente dá um salto buscando conexão com a mensagem de outra cruz, a cruz de Cristo.
 
Na cruz onde nosso Senhor foi pregado e morto a mensagem é oposta à da cruz que encontro quase todos os dias. A cruz da avenida Brasil pede o favor de não colocar entulho por ali. A cruz de Cristo diz: “Venha e deixe todo o entulho aqui! Lance tudo aquilo que não serve mais, que você carregou por tanto tempo, mas que não o ajuda a seguir em frente”. Ou ainda “Deixe os pregos amassados, os ferros retorcidos, os pedaços de tijolos inúteis, os azulejos quebrados, os fios desencapados, o resto de pedras, o fardo, a inutilidade, a culpa, o pecado”. A cruz de Cristo promove uma revolução, acolhe toda imperfeição, inconsistência, ignorância e coloca ordem no caos. Oferece alívio, pacifica e diz “Siga leve e em paz”.
 
John Stott diz que ao fazer o convite “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28) Jesus presume que todos os seres humanos estão sobrecarregados. Há fardos de nossos temores, ansiedades, tentações, responsabilidades e solidão. Há o sentimento terrível de que a vida não tem significado nem propósito que às vezes nos engole. Há o fardo dos nossos fracassos ou dos nossos pecados, que merecem o julgamento de Deus. E o autor conclui: “não iremos a Jesus Cristo a menos e até que reconheçamos o fardo de nosso pecado”.
 
Sejamos menos tímidos, orgulhosos e autossuficientes e vamos a Cristo para deixar ao pé da cruz todo o entulho porque é verdade que “ele [já] levou o pecado de muitos” (Is 53.12) e quer aliviar o jugo, erguer nosso fardo, libertar-nos e dar-nos descanso.

REVISTA ULTIMATO | OS DESAFIOS ÉTICOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS
 
O avanço da tecnologia nas últimas décadas é maior do que em qualquer outra época da história. Tal aumento se dá em muitas frentes e, mais significativo, confere um caráter tecnológico à vida contemporânea.

Quais são os desafios trazidos por esse avanço? A ética cristã é suficiente para responder aos aspectos relacionados às novas tecnologias? Como a igreja pode atuar nesse cenário tão desafiador?

É disso que trata a matéria de capa da edição 407 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:
» Não perca Jesus de Vista, Elben César
» Caminhando e pregando e seguindo a missão, por Artur Mendes
» Uma cruz pisada, por William Lane
Ariane Gomes atua como coordenadora de produção de Ultimato e gestora de conteúdo do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 31 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.