Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

SBB lança Novo Testamento na língua Hunsrik, falada por brasileiros descendentes de povos germânicos

Por Felipe David Pereira

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) lança o Novo Testamento Bilíngue Hunsrik-Português. A língua Hunsrik possui 1.500 anos de existência e é falada por mais de 2 milhões de brasileiros descendentes de povos germânicos no Rio Grande do Sul - onde foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural, por meio da Lei nº 14.061 - Santa Catarina, Paraná e outros estados do Brasil, bem como em alguns países da América do Sul.

O projeto de tradução que resultou nesse lançamento durou cerca de oito anos e contou com a parceria do Projeto Hunsrik Plat Taytx, iniciado em 2004 com o foco na codificação e o registro da língua. A partir de 2007, a SBB se tornou parceira do Projeto para a tradução de livros bíblicos infantis, textos das Escrituras e outros materiais de difusão da Palavra de Deus no idioma. De lá para cá, o trabalho em conjunto deu origem a dois volumes da obra infantil “Aventuras da Bíblia”, que traz histórias bíblicas para crianças, em hunsrik, português e alemão; a versão do filme “Jesus” traduzida para distribuição entre as comunidades de falantes da língua; além da tradução de 260 textos do Antigo e do Novo Testamento para serem utilizados nas celebrações das comunidades germânicas.

Em junho de 2022, depois de um trabalho contínuo, iniciado em 2014, foi concluída a tradução do Novo Testamento para a língua Hunsrik Plat Taytx empreendida pelas tradutoras Solange Maria Johann, Mabel Dewes e Raquel Milena Johann, acompanhadas pelo consultor de tradução da SBB, Dr. Vilson Scholz, e de outros que cooperaram com o Projeto.

O lançamento do Novo Testamento Bilíngue Hunsrik-Português acontecerá em duas ocasiões. A primeira está agendada para o dia 3 de novembro (quinta-feira) na Feira do Livro de Porto Alegre, RS; e a segunda para 4 de novembro (sexta-feira) no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, RS.

A SBB
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) é uma instituição que se dedica a apoiar e a publicar traduções da Bíblia em outros idiomas, além do português. Isso porque faz parte de sua missão desenvolver publicações bíblicas na linguagem em que as pessoas possam entender. Assim, o conteúdo bíblico chega a todos e a cultura desses diferentes grupos é preservada. Em 2021, as Sociedades Bíblicas no mundo inteiro concluíram traduções da Bíblia para 66 idiomas, utilizados por 707 milhões de pessoas.

SERVIÇO
Lançamento do NT Hunsrik em Porto Alegre (RS)
Data: 3 de novembro, quinta-feira
Horário: 17h
Local: Feira do Livro de Porto Alegre | Estande da Editora Concordia
Endereço: Praça da Alfândega

Lançamento do NT Hunsrik em São Leopoldo (RS)
Data: 4 de novembro, sexta-feira
Horário: 10h30
Local: Museu Histórico Visconde de São Leopoldo
Endereço: Avenida Dom João Becker, 491 - São Leopoldo

Saiba mais:
» Wycliffe promove encontro virtual no Dia mundial de oração pela tradução da Bíblia
» Mais de 32 milhões de Bíblias distribuídas em todo o mundo em 2021

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.