Notícias
- 12 de setembro de 2022
- Visualizações: 3316
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Relatório Europa 2021: A realidade missionária na Europa num mundo pós-pandêmico
Por Héber Negrão
Você provavelmente já deve ter ouvido que a Europa é um continente pós-cristão. Será que isso significa que o cristianismo está morto e que a igreja cristã não é mais relevante ali? Jim Memory é membro da Missão Cristã Europeia (ECM) e Diretor Regional de Lausanne para a Europa recentemente escreveu um documento intitulado “Europa 2021, Um Relatório Missiológico”, fruto de sua pesquisa para a revisão estratégica da ECM.
Neste documento ele faz uma análise do contexto atual de missões na Europa, com foco no contexto religioso e espiritual, abordando problemas como a influência do Islã e do secularismo. Em seguida ele mostra algumas mudanças no pensamento missionário que influenciam a prática missionária no Velho Continente. Por fim, ele lista as diversas implicações que as tendências apresentadas no relatório têm para missionários e líderes de missões na Europa.
Uma característica única deste documento é o fato de Memory ter levado em conta os impactos da pandemia da COVID-19 no trabalho missionário no antigo continente. Por isso, nos três capítulos iniciais do relatório o autor correlaciona o assunto tratado com a influência da pandemia. Segundo ele a pandemia “é, provavelmente, a experiência partilhada mais significativa na Europa desde a Segunda Guerra Mundial” (9), e causou uma acentuação e aceleração das tendências missionais que já existentes ali.
Neste texto vou apresentar resumidamente dois temas que acredito serem relevantes para a igreja brasileira tomar conhecimento. No “Europa 2021”, Memory informa que a Europa está passando por uma “extraordinária re-evangelização”. Três fatores contribuem para isso: 1) a Igrejas em Diáspora, em que povos de outros países estão migrando para Europa e evangelizando o velho continente; 2) o surgimento de novos movimentos e plataformas de plantação de igreja e; 3) o engajamento da próxima geração com a evangelização da juventude secularizada.
Jim Memory também aponta quatro mudanças fundamentais no pensamento missionário: A primeira delas é a Missão Redefinida, assumindo uma forma holística onde o engajamento na proclamação do evangelho e a luta pela justiça social são resultados de um chamado ao discipulado vitalício. Como resultado da pandemia, o autor acredita que a Missão foi Relocalizada. Ou seja, ela também é local, não apenas internacional ou policêntrica. “A Covid 19 tornou nos muito mais conscientes da nossa comunidade local e do bairro físico em que vivemos.” (47). Com a Missão Redistribuída, as igrejas europeias estão mais propensas a colaborar umas com as outras. Já a Missão Reorientada, leva os cristãos e missionários na Europa a entender que a missão de Deus não deve ser baseada em valores industriais, como um “processo estratégico previsível e controlável com objetivos mensuráveis e um foco nos resultados” (48), mas no agir do próprio Deus através de sua igreja.
Quando conversei com Jim Memory no Encontro de Líderes de Lausanne em Nova York, perguntei se ele pretendia publicar sua pesquisa em forma de livro. Sua resposta foi: “eu até poderia, mas isso iria restringir o acesso das pessoas ao documento. Por isso eu prefiro ter o documento traduzido em várias línguas e disponibilizado gratuitamente em PDF”. O documento “Europa 2021, um Relatório Missiológico” está em português e pode ser baixado aqui.
- Héber Negrão é o coordenador de antropologia e etnoartes da Associação Linguística Evangélica Missionária (ALEM) e membro do Global Ethnodoxology Network. Ele está envolvido no ministério de etnoartes há 16 anos. Atualmente, está cursando PhD em Artes Mundiais na Universidade Internacional de Dallas. Héber também serve como coordenador online de línguas na Equipe de Comunicação do Movimento Lausanne. Ele é casado com Sophia e eles têm dois filhos.
Saiba mais:
» Europa 2021 – um relatório missiológico
» Evangelização no Mercado Pós-Moderno
- 12 de setembro de 2022
- Visualizações: 3316
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- As 97 teses de Martinho Lutero
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- A última revista do ano
- Vem aí "The Connect Faith 2024"