Notícias
- 26 de julho de 2016
- Visualizações: 7061
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Rede Miquéias é lançada no Brasil
O movimento da Missão Integral ganhou um novo fôlego na semana passada. É que foi oficialmente lançada no Brasil a Rede Miquéias (ou Miquéias Global). O evento ocorreu na sexta-feira e no sábado, na Igreja Batista da Redenção em Belo Horizonte (MG) e reuniu dezenas de líderes de igrejas, redes e organizações cristãs.
A Rede Miquéias é uma articulação global em torno da Missão Integral (ou Missão Holística) que integra iniciativas práticas e reflexões teológicas com o objetivo de servir às igrejas locais e à sociedade. Seu presidente é Matthew Azury, com experiência em projetos de desenvolvimento comunitário na África.
No primeiro dia (15), os participantes pensaram sobre a própria Rede Miquéias e os atores envolvidos neste novo começo no Brasil. A programação seguiu com uma rica discussão teológica e social. A primeira foi a reflexão e discussão sobre o atual cenário político no Brasil e a influência evangélica neste cenário. O palestrante foi o sociólogo Paul Freston. A mesa contou ainda com a contribuição do historiador Lyndon Araújo.
Valdir Steuernagel, da Aliança Evangélica, falou sobre novas perspectivas da Missão Integral no Brasil.
No segundo dia (16), Valdir Steuernagel, à luz da Bíblia, fez um apanhado histórico da caminhada evangélica na Missão Integral e Paul Freston analisou a Missão Integral no cenário político atual. Um dos pontos altos foi o painel “Considerações sobre o negro, o indígena e questões de gênero no contexto da Igreja Evangélica Brasileira”, com as participações dos pastores Luis de Jesus e Jader Oliveira, e de Kezzia Cristina, assessora pedagógica da Diaconia.
A parte final do encontro foi dedicada à discussão sobre o processo organizativo e ações estratégicas da Rede Miquéias no Brasil.
Cerca de 95 pessoas participaram do lançamento da Rede, representando 53 redes, coletivos, igrejas e denominações evangélicas de 12 Estados da Federação.
Depoimentos
Para Walter Feckinghaus, da Editora Esperança, o grupo presente era representativo e a comunhão foi excelente. “Esperamos que o movimento consegue promover a Missão integral nas igreja, para o nosso país e ajudar a vencer as injustiças, as desigualdades e a corrupção em nome de Jesus”, disse ele.
Outros depoimentos:
Agradeço pela rica oportunidade que tive durante esses dois dias, pelo acesso aos aprendizados que me enriqueceram a alma e renovaram as minhas esperanças. Conheci pessoas que estão comprometidas e dispostas a viverem o evangelho do Pai de forma íntegra. Que o Pai nos use como instrumentos promotores de justiça para todos os povos, tribos, línguas e nações, pois igreja é gente cuidando de gente, em nome d’Aquele que se fez gente.
Pr. Luiz de Jesus da Igreja Comunhão Batista, de São PauloA motivação em participar do Fórum Miquéias veio da esperança ao reconhecer neste evento o sopro de novos ventos para a missão integral da igreja brasileira. O momento foi especialmente rico pela atmosfera de cooperação e afeto entre todas e todos os participantes, e pela presença de humildade para o diálogo sobre assuntos ainda pouco refletidos e absorvidos pelas nossas comunidades de fé como o caso das questões indígenas, raciais e de gênero. Tenho certeza de que fomos revestidas e revestidos de fortalecimento e coragem para nosso caminhar de mãos dadas em prol da justiça do Reino.
Vanessa Barbosa, do Coletivo Vozes Marias/Rede Fale Recife (PE)
Encaminhamentos
Durante o Fórum foi eleito um Comitê de Miquéias Brasil para levar adiante os seguintes objetivos:
– Missão integral: promover, encorajar e motivar os cristãos a adotarem e a praticarem a missão e a missão integral;
– Aperfeiçoando a capacidade: capacitação dos membros na perspectiva integral baseada na Palavra de Deus para responder às demandas do mundo por meio da prestação de auxílio em meio à necessidade. Promoção do desenvolvimento, cuidado do meio ambiente, clamor pela justiça através da proclamação e demonstração do amor de Deus;
– Rede de contatos: servir e compartilhar uns com os outros fortalecendo a interdependência e aumentando nosso impacto e responsabilidade mútua.
Membros do Comitê Miquéias Brasil: André Nascimento, Dorothéa Luz, Usiel Souza, Morgana Boostel, Tânia Wutzki, José Marcos Silva, Christian Gillis, Mayara Suni, Walter Feckinghaus, Tarcísio Porto, Sérgio Andrade e Serguem Jessui.
Para mais informações sobre a Rede Miquéias Global, clique aqui.
Fonte: RENAS.
- 26 de julho de 2016
- Visualizações: 7061
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- As 97 teses de Martinho Lutero
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- A última revista do ano
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- Vem aí "The Connect Faith 2024"