Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Reconciliar pessoas

Em todas as pessoas, de todas as raças, não um problema, mas uma possibilidade.

Por Stanley Jones


Buscamos o espírito de reconciliação de Filipe: Ele fez a obra de reconciliação entre negros e brancos. O Espírito pediu a Filipe que entrasse na carruagem de um etíope. Ele obedeceu implicitamente (At 8.27). Filipe não viu a cor da pele, mas a alma do homem. E era uma nobre alma.

A cor da pele é insignificante. Alguns africanos pensam que o branco usa a pele do lado avesso. Uma garota chinesa colocou seu braço ao lado do braço branco de um missionário e disse: “Você deve estar muito doente”. Uma menina que nunca havia visto uma criança negra foi até ela e passou os dedos no rosto dela para ver se a cor saía; quando percebeu que não, ela a beijou. A criança venceu a diferença por meio da simplicidade. Filipe fez isso por meio da fé cristã. Todavia, a fé cristã de algumas pessoas não chega a esse ponto. Alguém disse a um diácono que expressava claramente preconceitos raciais: “Mas o que Deus diz sobre isso?”. O diácono respondeu: “Eu não me importo com o que Deus pensa sobre isso; é nisso que acredito”. E ele ainda se achava um cristão. Seu ego racial era predominante e visível; seu lado cristão era completamente inoperante.



Em um centro cristão, existe um edifício chamado “The World Brotherhood Building” (Edifício da Fraternidade Mundial), no qual os afro-americanos não podem ficar. Em outro centro cristão, fala-se muito em fraternidade, mas, na prática, tal fraternidade é pequena, pois os afro-americanos não podem participar dos processos. Quando chamei a atenção para isso, uma mulher ingenuamente disse: “Mas há muitos deles trabalhando por aqui” – como se o fato de os ter ali como servos cumprisse a consciência cristã! Agora observe esta cena: Em uma grande reunião para mulheres, o bebê de uma afro-americana começou a chorar, e ela se levantou para sair com ele. Uma mulher branca pegou o bebê da mãe, levou-o para fora e cuidou dele para que a mãe pudesse participar da reunião. O cristianismo primitivo fez a diferença na pessoa de Filipe; ele promoveu a obra de reconciliação entre brancos e negros.

Ó Deus, que fizeste de um só sangue todas as pessoas em todos os lugares e nos uniste aos teus pés em comunhão, ajuda-nos para que nos libertemos de tudo que faz separação entre as pessoas, de qualquer raça ou cor. Afinal, todos são iguais aos teus olhos. Amém.


Afirmação do dia: Hoje verei em todas as pessoas, de todas as raças, não um problema, mas uma possibilidade.

Artigo publicado originalmente no devocionário
O Caminho, de Stanley Jones.


REVISTA ULTIMATO – BÍBLIA: REVELAÇÃO E LITERATURA
Ultimato mostra, entre outras coisas, a riqueza das Escrituras quando lidas como literatura, sem diminuir o seu caráter sagrado — a sua inspiração divina.

E reafirmamos o que publicamos em outra edição recente: A Bíblia Ainda Fala — “As Escrituras contêm a narrativa que dá sentido, esclarece e comunica a soberania e sabedoria de Deus. A lealdade ao que está exposto no Livro deve ser a marca dos cristãos”.

É disso que trata a matéria de capa da
edição 410 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» A Religião Mais Negra do Brasil – Por que os negros fazem opção pelo pentecostalismo?, Marco Davi de Oliveira
» Pessoas: Humanas e Divinas – Ensaios sobre a natureza e o valor das pessoas, Peter van Inwagen
» O racismo é antievangelho, por Jacira Monteiro
» Para combater o racismo – portas e corações abertos, Painel com Carlos “Cacau” Marques, Jacira Monteiro, Luciana Falcão, Marco Davi de Oliveira, Milka Santos, Ziel J. O. Machado

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.