Notícias
- 02 de março de 2022
- Visualizações: 5019
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Primeira Igreja Batista de Campina Grande, PB, completa 100 anos de existência
Por Felipe David
05 de março de 1922. Essa é a data registrada na Ata de fundação da Primeira Igreja Batista de Campina Grande (PIBCG), no estado da Paraíba. Para marcar o centenário, a comunidade de fé prepara uma série de conferências. A primeira terá início nesta sexta-feira (04).
“Pela graça de Deus, somos uma Igreja com uma história de 100 anos construída e conduzida pelas próprias e poderosas mãos de Deus, que até aqui nos ajudou. Nesse percurso, temos fragilidades e grandezas tecidas com a beleza da perseverança e o vínculo da oração – janelas vitais para não fraquejar e nem desanimar”, comemora o pastor Sebastião Tavares da Silva Sobrinho, que desde 1998 está à frente da PIBCG.
Com a temática “Tempos de Lutas”, as conferências receberão como convidados os pastores Eliezer Victor, José Bernardo, Flavio Lúcius, Fernando Brandão e cantor e compositor Jorge Camargo.
Parte das conferências acontecerão no Teatro Municipal de Campina Grande. Confira a programação completa neste link.
Além das conferências, a programação do Centenário contará ainda com momentos de evangelismo, ações sociais e cultos de celebração com a Banda PIBCG e Grupo KILT. Essas atividades estão previstas para os dias 12 e 13 de março.
Toda a programação é gratuita e, para participar, é necessário realizar a inscrição no site da PIBCG. As vagas são limitadas.
Mais informações podem ser consultadas pelo site www.pibcampinagrande.com.br ou pelo telefone (83) 98654-2907.
Bíblia Comemorativa
Uma outra ação para celebrar os 100 anos da PIBCG foi a publicação da Bíblia Comemorativa do Centenário que, além do texto sagrado, possui um encarte com alguns fatos marcantes. Segundo o pastor Sebastião, o material foi preparado com o objetivo de “recordar e nutrir esse novo e oportuno tempo que Deus coloca em nossas mãos e coração”.
A Bíblia Comemorativa do Centenário estará disponível para aquisição nos estandes durante o evento.
A História da Igreja
A Primeira Igreja Batista de Campina Grande foi organizada em março de 1922, durante celebração de culto solene na Rua do Silvestre, N°34. Nesta ocasião, foram realizados 8 batismos e ficou a citada igreja com um efetivo de 15 membros, tanto campinenses quanto pessoas que vinham de cidades pernambucanas.
O primeiro pastor da PIBCG foi Augusto Santiago, nascido na cidade de Timbaúba, PE. O primeiro sermão da igreja foi pronunciado pelo pastor W.C. Taylor e a benção apostólica ministrada por J.J. Johnson.
A reunião inicial foi encerrada com a posse da diretoria, uma palavra de exortação ao pastor eleito e o cântico de um hino. Durante alguns meses, antes de a igreja se instalar na Praça Clementino Procópio – onde está o atualmente, os membros fundadores se reuniram em algumas residências.
O local onde hoje está o templo central da denominação era originalmente uma casa, adquirida e remodelada em 1923. Naquele mesmo ano, seria aberta a primeira congregação da igreja, instalada na vizinha cidade de Esperança.
Havia se passado 40 anos do início da Primeira Igreja Batista em Salvador, BA, o que faz com que a fundação da PIBCG esteja conectada ao contexto de expansão experimentado pelos Batistas entre os anos de 1911 e 1924. Os números da denominação desse período registram o crescimento de 110 para 324 igrejas, e de 7004 para 27000 membros.
Participou de modo ativo, da criação da Convenção Batista da Paraíba, nos dias 4 e 5 de janeiro de 1924, elegendo o pastor Augusto Felipe Santiago como o primeiro presidente da Convenção.
Em 2002, o templo da PIBCG foi tombado pelo Patrimônio Cultural do Município de Campina Grande e passou a integrar o Conjunto Urbano da cidade construído nos inícios dos anos 20 em estilo Art Decó.
Atualmente, a Primeira Igreja Batista de Campina Grande conta com cerca de 400 membros, três congregações – Novo Cruzeiro e Chico Mendes, em Campina, e em Queimadas – além de auxiliar o trabalho missionário batista em Marituba (Pará) e Cabo Verde, na África.
A igreja ainda mantém a ONG Centro Batista de Promoção Humana (Cebaph) que lidera uma Escola de Música, além de ter em ação os seguintes ministérios: Pastoral; Louvor e Adoração; Comunhão e Integração; Família; Diaconal; Estudo Bíblico e Reflexão Teológica; Capacitação e Ética Cristã; Administrativo e Evangelização; e Missões.
“Olhar os rastros deixados, assumindo a responsabilidade de dar continuidade a história não pode ser feito sem temor a Deus, sem sensibilidade para escutar e ouvir com discernimento as vozes desse chão, sem afeto para amar com sabedoria e sem coragem para discernir o próximo rumo. Sobretudo, cabe humildade para ir com cuidado e simplicidade para não perder o coração sempre disponibilizado à preciosidade da aprendizagem”, compartilha o pastor Sebastião.
Foto: Erickson Canuto
Foto: Erickson Canuto
- Felipe David Pereira, jornalista mineiro especialista em marketing digital e pós-graduando em cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.
Leia mais:
Jornalista mineiro especialista em marketing digital e pós-graduando em cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.
- Textos publicados: 106 [ver]
- 02 de março de 2022
- Visualizações: 5019
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- A última revista do ano
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- Vem aí "The Connect Faith 2024"
- 200 milhões de Bíblias em 2023
- A liturgia da certeza