Opinião
01 de agosto de 2023
- Visualizações: 777
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
Para quem acha que a igreja já deu o que tinha que dar
Por Elben César

O recém-lançado Dê Outra Chance à Igreja (Editora Ultimato), de Todd Hunter, ex-presidente e coordenador da Igreja Vineyard nos Estados Unidos e atual bispo da Igreja Anglicana, propõe uma reconciliação dos sem-igreja com os demais cristãos. O próprio título revela esta boa vontade. O autor fala com autoridade, pois ele mesmo passou pelo que chama “minha noite escura da igreja” e tornou-se por algum tempo um sem-igreja, mesmo sendo pastor de uma igreja não-tradicional. Pode-se dizer que o livro, traduzido por William Lane, pastor presbiteriano brasileiro, partiu da experiência de Hunter: “Procurava uma igreja que fosse menos mecanicista, menos dirigida por números, menos hierárquica e menos esquisita” (p. 23).
Em seu livro, Todd Hunter valoriza a igreja:
“Por mais que alguns se sintam esgotados com as reuniões de igreja, não acredito que a igreja deva deixar de se reunir; tampouco precisa tornar os seus encontros cada vez mais sintonizados com a moda. O povo de Deus se reuniu semanalmente em tabernáculos, templos, prédios de igreja e lares durante milhares de anos, e continuará a fazê-lo. Entretanto, a igreja precisa repensar o propósito de suas reuniões” (p. 44).
“[A igreja] é uma entidade sagrada dentro de uma realidade secular maior” (p. 120).
“Depois da ascensão de Cristo, do derramamento do Espírito e do estabelecimento da igreja, a igreja se tornou o principal meio pelo qual a ação de Deus é expressa” (p. 163).
Nas primeiras páginas de Dê Outra Chance à Igreja, William Lane, que assina também a apresentação à edição brasileira, escreve: “Se você está saturado da igreja e acha que ela já deu o que tinha que dar em termos de alimento espiritual, se você está buscando outras formas externas à igreja de pastorear a sua alma, você precisa ler este livro e dar outra chance à igreja!” (p. 12). E, nas últimas, o próprio autor repete: “Espero que você dê à igreja outra chance!” (p. 163).

Você vai encontrar na matéria de capa desta edição artigos que relembram o ensino bíblico sobre o culto presencial, que encorajam a retomada da plena comunhão e que mostram não ser possível dispensar o ajuntamento.
Esta edição é também um convite ao leitor a expressar seu amor à igreja local e à Igreja ao redor do mundo: uma declaração de amor que contenha uma lista de motivos gratidão pela igreja, uma confissão pelos erros que você enxerga nela e um compromisso de amá-la e orar por ela, na total dependência de Deus.
É disso que trata a edição 394 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
É disso que trata a edição 394 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Elben Magalhães Lenz César foi o fundador da Editora Ultimato e redator da revista Ultimato até a sua morte, em outubro de 2016. Fundador do Centro Evangélico de Missões e pastor emérito da Igreja Presbiteriana de Viçosa (IPV), é autor de, entre outros, Por Que (Sempre) Faço o Que Não Quero?, Refeições Diárias com Jesus, Mochila nas Costas e Diário na Mão, Para (Melhor) Enfrentar o Sofrimento, Conversas com Lutero, Refeições Diárias com os Profetas Menores, A Pessoa Mais Importante do Mundo, História da Evangelização do Brasil e Práticas Devocionais. Foi casado por sessenta anos com Djanira Momesso César, com quem teve cinco filhas, dez netos e quatro bisnetos.
- Textos publicados: 117 [ver]
01 de agosto de 2023
- Visualizações: 777
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.

Leia mais em Opinião

Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- A explosão das bets e a implosão do cuidado
- O fenômeno das bets
- Oportunidades para março e abril de 2025
- Diálogos de Esperança: após 5 anos da pandemia, projeto lança nova temporada
- O Peregrino, clássico de John Bunyan, ganha versão em cordel
- Há esperança de êxito na criação de nossos filhos hoje?
- Vem aí mais uma edição do retiro SEPAL para pastores e líderes
- Jesus, as mulheres e a escuta verdadeira
- Projeto Antenas: RTM busca rádios parceiras para ampliar transmissão de programas pelo Brasil
- A gratidão mata a ansiedade