Opinião
16 de janeiro de 2024
- Visualizações: 3363
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
Os planos que podem dar certo
Por Erní Walter Seibert

Não sei se você costuma fazer planos no final de ano. Mas, agora que o ano já começou, certamente você já pensou o que quer fazer. Ou, no mínimo, você já tem ideia do que você precisa fazer para tocar a vida para frente. Na Bíblia Sagrada, há um texto muito inspirador que nos ajuda a pensar em nossos planos. Ele está no livro de Provérbios. Os versículos 1 a 9 de Provérbios capítulo 16, nos ajudam a pensar nos planos. Minha sugestão é que você leia cada um desses versículos e procure comparar o que o livro de Provérbios diz sobre os planos e os planos que você está fazendo.
- As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
- Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções.
- Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo.
- O Senhor fez tudo para certos fins, e o fim dos maus é a desgraça.
- O Senhor detesta todos os orgulhosos; eles não escaparão do castigo, de jeito nenhum.
- Quem é bom e fiel recebe o perdão do seu pecado, e quem teme o Senhor escapa do mal.
- Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, ele transforma os nossos inimigos em amigos.
- Ser honesto e ter pouco é melhor do que ter muito lucro com desonestidade.
- A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o Senhor.”
Esses poucos versículos da Bíblia sobre a elaboração de planos ajudam muito na elaboração do nosso planejamento. Eles nos inspiram e mostram que há valores que vão além do “muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender”. Eles nos indicam que, embora ter saúde seja algo muito bom, o que fazemos com a saúde que recebemos é muito mais importante. Eles nos mostram que ter dinheiro pode ser bom, mas o dinheiro que recebemos deve servir aos propósitos que Deus determina para nossas vidas.


Planos têm a ver com objetivos de vida. Quais os objetivos reais que queremos alcançar? O que realmente importa? Quando olhamos para a vida de Jesus Cristo, o Filho de Deus, vemos que ela foi muito simples. Ele não se preocupou com o seu status ou sucesso. Ele não buscou reconhecimento. Mas o seu objetivo foi alcançado. Ele cumpriu o plano que Deus estabeleceu para a sua encarnação. Ele cumpriu a lei de Deus e cumpriu a obra da salvação da humanidade. Por isso, nem a morte o venceu. Ele ressuscitou, subiu ao céu, donde a de vir a julgar os vivos e os mortos. Os propósitos dele foram plenamente alcançados.
Ao final da nossa vida, o que queremos ter alcançado? Novamente a leitura do texto bíblico de Provérbios, que citamos acima, poderá nos ajudar. Abençoado ano de 2024. Que os planos que temos sejam bons aos olhos de Deus e que, se assim forem, Deus certamente nos abençoará.
- Erní Walter Seibert, diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil e vice-presidente das Sociedades Bíblicas Unidas.


Todas as pessoas – também os que creem – correm o risco de adoecer mentalmente. Há multidões na igreja lutando com problemas de saúde mental. Felizmente, há esperança e ajuda: profissionais da saúde, recursos terapêuticos e medicamentos. Os cristãos podem contar ainda com a ajuda extraordinária de seu Deus. E a igreja deve proporcionar um espaço seguro para estes.
Saiba mais:
» Que novidade esperar do novo ano?
» Um Novo Dia
16 de janeiro de 2024
- Visualizações: 3363
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.

Leia mais em Opinião

Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- A explosão das bets e a implosão do cuidado
- O fenômeno das bets
- Oportunidades para março e abril de 2025
- Diálogos de Esperança: após 5 anos da pandemia, projeto lança nova temporada
- O Peregrino, clássico de John Bunyan, ganha versão em cordel
- Há esperança de êxito na criação de nossos filhos hoje?
- Vem aí mais uma edição do retiro SEPAL para pastores e líderes
- Jesus, as mulheres e a escuta verdadeira
- A gratidão mata a ansiedade
- Projeto Antenas: RTM busca rádios parceiras para ampliar transmissão de programas pelo Brasil