Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Olhando para frente

Encontro de Jovens Líderes de Lausanne (YLG) acontecerá no Brasil em 2026

Por Sabrina Barroso Silva Lujić e Justin A. Schell

Com o advento do Quarto Congresso Lausanne de Evangelização Mundial na Coreia do Sul, nos últimos meses há um interesse crescente em conhecer mais sobre a história do movimento Lausanne, cujo nome se refere à cidade que sediou o primeiro Congresso, em 1974. Durante o Congresso em Seul-Incheon foi anunciado que o próximo Encontro de Jovens Líderes de Lausanne será sediado no Brasil, em 2026. Este é um momento especial para refletirmos sobre a notável história do movimento Lausanne e identificar, capacitar e conectar jovens líderes para a Grande Comissão.

Em razão da comemoração dos cinquenta anos de Lausanne, no mês de julho de 2024 foi ao ar o podcast “O legado de Lausanne: comemorando 50 anos de aceleração da missão global” com o a participação do Dr. Leighton Ford, que serviu como presidente do Comitê de Lausanne para a Evangelização Mundial (LCWE, que mais tarde se tornaria o Movimento Lausanne) de1976 a 1992. Nesse podcast, ele conta como a perda de seu filho Sandy, 21 anos, em uma cirurgia de coração, o levou a pensar novamente na próxima geração de líderes evangélicos. Quem são eles? Eles se conhecem? Eles estão sendo desafiados a tomar as rédeas da geração de líderes grisalhos pós-Segunda Guerra Mundial? Esse pensamento fez com que parte de seu foco passasse a ser desafiar, incentivar e investir em jovens para futuras posições de liderança durante o período que esteve à frente do Lausanne. Em 1987, essa visão se transformou no primeiro Encontro de Jovens Líderes de Lausanne (Cingapura 87)

O Encontro de 1987 foi visto por muitos como um passo significativo para “passar a tocha” da liderança atual para a próxima geração. Apesar de não encontrarmos muitos documentos oficiais, o documento disponível, com o programa e as atualizações diárias do Encontro contêm anotações da sessão “O que é Lausanne? Seis coisas que você deve saber e que ajudam a explicar o que as pessoas estão dizendo quando se referem a Lausanne”. Começando pela cidade, na Suíça, e passando pelo Pacto de Lausanne, os pontos cinco e seis ressaltam, respectivamente, que Lausanne é um comitê de homens, mulheres e jovens, líderes em evangelismo de todas as partes do mundo que dão direção à visão de Lausanne, e Lausanne é um movimento de todos os que estão comprometidos com a evangelização mundial no espírito do Pacto de Lausanne.

Dentre os jovens líderes presentes neste Encontro, estava o conhecido teólogo John Piper que, em suas palavras, relata que cerca de 350 líderes jovens de 65 países se reuniram em Cingapura com a tarefa de “Construir uma rede de amizades frutíferas que aumentará a cooperação na evangelização mundial nas próximas décadas”.

Outro líder, talvez pouco conhecido no cenário brasileiro, mas que serviu como o diretor do programa para Cingapura 87, é Ramez Atallah, uma figura proeminente do movimento Lausanne. Ele atuou como secretário regional da IFES para o Oriente Médio, participou do Primeiro Congresso Lausanne e foi representante dos jovens no Comitê de Lausanne de 1974 a 1994. Em 2006, ele retornou como presidente do programa do Terceiro Congresso Lausanne. na Cidade do Cabo, África do Sul e, posteriormente, atuou como vice-presidente até 2015. Atallah é um dos exemplos de jovem líder que se torna líder sênior, mas que continua a acreditar, encorajar e capacitar as novas gerações.

Em suas anotações, Ramez Atallah relata: “De muitas maneiras, o Encontro foi um sucesso porque os membros do comitê de planejamento colocaram em prática o que estavam pregando. Não estávamos simplesmente falando sobre cooperação na evangelização mundial, estávamos realmente aprendendo de muitas maneiras, por meio de lágrimas e lutas, a trabalhar juntos, sacrificando nossas próprias idiossincrasias e ênfases para o bem comum. Não havia nenhum sentido em que estivéssemos fazendo um “show”. Foi uma cooperação custosa! Acredito firmemente que o Senhor honrou a integridade do comitê de planejamento ao agraciar a conferência com sua presença e poder!”.



Quase duas décadas depois, na Malásia, foi realizado o Segundo Encontro de Jovens Líderes de Lausanne (YLG-06) com o tema “Viva e lidere como Jesus”. O YLG-06, que reuniu 550 jovens líderes de mais de 100 países, foi convocado pelo movimento Lausanne para focar especificamente na evangelização global. Na época, a organização do Encontro se preocupou com a representatividade das mudanças do crescimento do Evangelho no então chamado Sul global selecionando dois terços dos jovens líderes vindos da Ásia, América Latina, África e partes do Oriente Médio. Nas palavras de Grace Sanson, nigeriana, líder da Jocum na África do Sul, e que fez parte da equipe de planejamento do evento: “Desejo ver uma rede poderosa de pessoas apaixonadas que irão e que espalharão incansavelmente o amor de Cristo nas partes mais remotas do mundo. Espero que eu seja despertada com zelo para dobrar o nível de meu compromisso com Deus. Acredito que este é o nosso tempo. Muitos grandes líderes abriram o caminho para servirmos e este é o momento de assumirmos nosso lugar. Devemos nos apoiar nos ombros daqueles que nos antecederam e deixar uma marca para Deus”.

O diretor para o Encontro de 2006 foi Michael Oh, que na época atuava como missionário no Japão, liderando o Seminário Bíblico de Cristo, do qual foi presidente até 2014. Após o Encontro em 2006, Oh passou a fazer parte do Conselho de Lausanne com um foco especial em investir e capacitar jovens líderes. Em 2013, Michael Oh assumiu o movimento Lausanne como CEO. É sob a sua liderança que o movimento tem se comprometido a realizar os Encontros de Jovens Líderes a cada 10 anos, culminando no Encontro do YLG-16, quando aproximadamente mil líderes jovens se reuniram em Jacarta sob o tema “Unidos na grande história” englobando a narrativa de Deus desde a Criação até a Nova Criação, passando pela cruz.

A equipe de planejamento reuniu jovens líderes de diversos países como Austrália, Hungria, Guiana, e foi liderada pela brasileira Sarah Breuel. Este grupo continua unido até hoje no que chamam de ‘amizades missionais’ e teve como mentor Ole-Magnus um líder sênior da Noruega. As palavras de Sarah demonstram o foco do grupo em conectar jovens líderes: “Há mais de três anos, o Pai teve a visão de reunir a próxima geração de líderes evangélicos para que eles pudessem caminhar juntos. Ele formou uma equipe que compartilhava a convicção de que a rica herança do movimento Lausanne precisava ser passada para a próxima geração”. Cada dia do Encontro se concentrou em um aspecto diferente do tema, incentivando os jovens líderes a se envolverem e a guiarem as nações até Jesus Cristo.

Nesse mesmo ano (2016), o Michael Oh e o Conselho do movimento Lausanne decidiram investir em jovens líderes em oportunidades além dos encontros periódicos, comprometendo-se com um grupo de mais de 900 jovens líderes por um período dez anos. Esta iniciativa é conhecida como “YLGen – Geração de Líderes Mais Jovens” por meio da qual Lausanne administra fielmente as conexões e os frutos da YLG para um maior impacto missionário. O ganês Nana Yaw Offei Awuku foi convidado para ser o diretor do YLGen e, juntamente com a equipe executiva e um conselho se concentrar em gerações de influenciadores semelhantes a Cristo, que o seguem e servem, conectados entre culturas na igreja global.

A fim de continuar a visão de investir em jovens líderes, foi aprovada a execução do Encontro em 2026 que dará início ao YLGen 2, um grupo que receberá investimento entre os anos de 2026 e 2036. A liderança de Lausanne sinalizou o desejo de realizar o evento na América Latina. E foi a partir de então que o departamento de Gerações liderado por Nana Yaw, juntamente com os diretores regionais da América Latina, Daniel Bianchi e Analia Saracco, e o diretor do Encontro de 2026, Justin Schell, iniciaram uma busca na região e com o apoio de líderes da AMTB (Associação de Missões Transculturais Brasileiras) foi decidido que o Brasil sediará o Encontro de 2026. O Encontro foi anunciado durante o Quarto Congresso Lausanne e visa reunir cerca de 1200 líderes jovens de 150 países a fim de identificar uma nova geração de jovens líderes para promover a visão quádrupla: o evangelho para cada pessoa, igrejas que fazem discípulos para cada povo, líderes semelhantes a Cristo para cada igreja e setor, e impacto do reino em cada esfera da sociedade. Isso envolve a formação da base de relacionamentos entre líderes jovens e mentores e a jornada YLGen2. Além disso, é importante ressaltar que o Encontro de Jovens Líderes não é um Congresso como o que aconteceu na Coreia do Sul, mas sim um compromisso de continuar a investir em uma nova geração de líderes.

Existe um forte desejo por parte da liderança do movimento e do Encontro de se conectar com a igreja no Brasil e na América Latina. Reconhecemos que a representação de cada país pode ser limitada, mas estamos otimistas de que os jovens líderes que participarem dessa jornada servirão como catalisadores, inspirando crescimento e colaboração em suas respectivas regiões e nações. Nós, brasileiros envolvidos na organização do Encontro, vemos uma grande oportunidade de a igreja brasileira servir a igreja global e encorajar, investir e apoiar jovens líderes a colaborarem a fim de acelerar o cumprimento da Grande Comissão. Durante o Lausanne 4, houve um momento de comissionamento da equipe organizadora e, neste tempo, compartilhamos formas pelas quais a igreja global pode orar por este Encontro e queremos convidar a cada brasileiro a se juntar a nós orando:

Preparação - ore pela equipe de líderes jovens que trabalharão ao lado da equipe de Lausanne para planejar e executar o Encontro em espírito de oração.

Participação - ore para que o Senhor conduza a nomeação, a seleção e a inscrição de 1.200 líderes jovens e por cerca de 250 mentores.

Provisão - ore por provisão para os que forem selecionados e para os custos gerais de planejamento e realização do Encontro.

Local - ore para que o YLG’26 sirva de encorajamento para a igreja em toda a América Latina. Que possamos ver novas parcerias evangélicas, a mobilização de todo o povo de Deus para a missão de Deus e que o Encontro abençoe o Brasil e toda a região.

Concluímos com as palavras de Leighton Ford: “Uma de nossas tarefas em Lausanne é sempre olhar para frente e ver quem Deus está levantando para servir na próxima geração”.

Para saber mais escreva para ylg2026@lausanne.org.

  • Sabrina Barroso Silva Lujić é mestre em geologia, serve como vice-diretora para YLG2026 (Younger Leaders Gathering) e YLGen 2 (Younger Leaders Generation) no Departamento de Gerações do Movimento de Lausanne. É casada com Ivan Lujić, bosnio-croata, com quem mora em Split, na Croácia.
  • Justin A. Schell é diretor da Union (ministério que busca a reforma da igreja em todo o mundo) nos Estados Unidos, diretor do Younger Leaders Gathering de 2026 e do YLGen 2 do movimento Lausanne e autor de livros.


Saiba mais:
» O Discípulo - Um chamado para ser como Cristo, John Stott e Tim Chester
» O Propósito de Deus e a Nossa Vocação, Timóteo Carriker
» Descobrindo o potencial da diáspora: um chamado à igreja brasileira, por Fabiana Braun
» O que a Bíblia diz sobre a juventude, Mario Rost

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.