Opinião
14 de agosto de 2020
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O que significa ser evangélico na América Latina: FTL 50 anos
Por Carlos Caldas

Neste mesmo ano na cidade boliviana de Cochabamba aconteceu uma reunião de teólogos evangélicos que resultou na organização de uma entidade que viria a ter muita influência no protestantismo continental nos anos que se seguiriam. A entidade em questão é a Fraternidade Teológica Latino-Americana – FTL – conhecida carinhosamente como “Fratela”. Apenas um brasileiro participou daquela reunião histórica, a saber, o saudoso Robinson Cavalcanti, de abençoada memória.
A FTL surgiu com a proposta de pensar o que significa ser evangélico na América Latina. Para tanto e portanto duas questões se tornaram centrais neste processo de reflexão: a reflexão sobre o que significa ser evangélico e a questão contextual da identidade latino-americana. Os pioneiros da FTL entenderam, acertadamente, diga-se de passagem, que o contexto político, econômico, histórico, cultural, simbólico ou qualquer outro não pode ser desconsiderado na vivência da fé. Afinal, a fé cristã não é e nem pode ser interpretada e vivida como uma simples cópia de um modelo norte-atlântico de matriz anglo-saxã ou germânica, e nem é uma realidade apenas “espiritual” da “alma”, algo etéreo e estratosférico.
É bom que se diga que a FTL jamais teve a intenção de querer inventar a roda outra vez. O que se propõe, tal como afirmado, é pensar a fé no chão da história, e não “nas nuvens”. Neste sentido, a FTL foi pioneira na proposta de uma teologia contextual, pois sua organização antecede as primeiras publicações da teologia da libertação de corte católico.
Iniciou-se então uma trajetória bastante interessante. A partir das reflexões de uma (hoje) “velha guarda” – los viejos leones – pensadores como o equatoriano René Padilla, os peruanos Pedro Arana e Samuel Escobar, o porto-riquenho Orlando Costas, o colombiano Luciano Jaramillo, o mexicano Rolando Gutiérrez- Cortez, o já mencionado brasileiro Robinson Cavalcanti e norte-americanos natos mas latino-americanos de coração, como Sidney Rooy e Juan Stam, e outros mais, foi produzida uma teologia rica, densa e profundamente bíblica, leal às bandeiras da Reforma Protestante do século XVI e desejosa de responder aos questionamentos levantados pelo contexto de vida latino-americano. É preciso se lembrar do óbvio: a América Latina de meio século atrás era bastante diferente da de hoje.
Uma das mais notáveis realizações da FTL foi a organização do CLADE – Congresso Latino-Americano de Evangelização. Na verdade, o CLADE I antecede à organização da Fratela, pois aconteceu em Bogotá em 1969 por iniciativa do ministério evangelístico de Billy Graham. Mas os latino-americanos assumiram a organização do evento, e realizaram dez anos depois do primeiro o CLADE II em Lima. Desta feita, um grupo maior de brasileiros participou, incluindo figuras como o também saudoso Elben Cesar e um Caio Fábio D”Araújo Filho em início de ministério. O CLADE II teve como tema “Que a América Latina ouça a voz de Deus”, eco do famoso Congresso de Lausanne de 1974, cujo tema fora “Que o mundo ouça a voz de Deus”. Em 1992, a propósito dos 500 anos da “descoberta” (entre muitas aspas) da América pelos europeus realizou-se em Quito o CLADE III e nesta mesma cidade, em 2000 o CLADE IV.
A FTL tem tido ao longo deste meio século um ministério mais ativo no mundo hispânico que no nosso mundo luso. No Brasil a entidade tem vivido altos e baixos, momentos de atividade intensa intercalados por outros de “invisibilidade”, por assim dizer. Mesmo nos momentos de presença dinâmica no cenário evangélico nacional percebia-se diferença entre núcleos (os polos regionais ou municipais), uns mais ativos que outros. Na década de 1980 a FTL-Brasil publicou regulamente o periódico Boletim da Fraternidade Teológica Latino-Americana – Brasil. Mas é necessário ter em mente que a FTL nunca foi nem pretendeu ser um movimento de massas. Antes, pretendeu ser um movimento de formação de quadros e articulação de um pensamento evangélico que, não é demais repetir, levasse em consideração a realidade contextual concreta. Neste sentido, a FTL, tanto o braço brasileiro como o do mundo hispano-americano, andou lado a lado com o CEBEP, o Centro Evangélico Brasileiro de Estudos Pastorais, divisão de língua portuguesa do CELEP, Centro Latinoamericano de Estudios Pastorales, entidade organizada pelo já mencionado Orlando Costas.
A principal marca da FTL é a TMI, a Teologia da Missão Integral. Ao se comentar sobre a TMI há que se lembrar que devido à influência de nomes também já mencionados como René Padilla e Samuel Escobar no Congresso de Lausanne de 1974 o famoso documento produzido como expressão da convicção teológica daquele evento fala na proclamação do “evangelho todo para todo homem e para o homem todo” – a expressão “o homem todo” é particularmente importante, pois destaca que o evangelho não é só para a “alma”. Há que se destacar também a sensibilidade de John Stott, presidente da comissão de redação do documento do congresso: muitíssimo provavelmente a contribuição latino-americana teria sido deixada de fora do texto final do Pacto de Lausanne se fosse outro a presidir o processo de confecção daquele texto.

Passado meio século de sua organização, a FTL enfrenta novos desafios, pois o contexto latino-americano mudou muito nestas últimas cinco décadas. Novos nomes têm surgido, figuras que têm produzido novas reflexões. Dentre estes destaca-se o colombiano Harold Segura. É uma pena que muitos evangélicos brasileiros sejam capazes de dizer nomes de dez teólogos do mundo anglo-saxão, mas não conseguem mencionar dois latino-americanos. Não se está a defender uma xenofobia teológica com este lamento, pois a teologia é e deve ser feita em diálogo intercontinental, intercultural e interdenominacional. Mas é triste perceber que um material rico, denso e profundo produzido por pensadores latino-americanos segue em grande parte ignorado de grande parte dos evangélicos, pelo menos no Brasil. Mais um desafio para a produção teológica contextual e autóctone em nosso continente. A luta continua.
>> Conheça os livros Missão Integral - O Reino de Deus e a Igreja, de René Padilla, e O Novo Rosto da Missão, de Luiz Longuini Neto
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É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Minas, onde coordena o GPRA – Grupo de Pesquisa Religião e Arte.
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