Prateleira
- 20 de novembro de 2012
- Visualizações: 4614
- 1 comentário(s)
- +A
- -A
- compartilhar
O Martin Luther do século 20: “Eu tenho um sonho...”
No Dia da Consciência Negra, republicamos o artigo abaixo sobre um dos maiores defensores da igualdade racial e social, o pastor batista Martin Luther King Jr.
O Martin Luther do século 20: “Eu tenho um sonho...”
Filho e neto de pastores batistas negros, Martin Luther King nasceu em Atlanta, capital do Estado norte-americano da Geórgia, em 1929. Foi o mais notável defensor cristão de mudanças sociais por vias não-violentas dos Estados Unidos. Fez teologia no Seminário Teológico Crozer e obteve o grau de doutor em Filosofia pela Universidade de Boston, após defender uma tese sobre o teólogo alemão naturalizado americano Paul Tillich, de quem foi contemporâneo até 1965.
Desde os 20 anos admirador e estudioso do famoso pacifista indiano Mahatma Gandhi, assassinado em 1948, aos 79 anos, Luther King, no início de seu pastorado à frente da Igreja Batista da Avenida Dexter, em Montgomery, no Alabama, soube que uma tal de Rosa Parks, negra, havia sido presa por assentar-se na parte da frente de um ônibus, reservada por lei aos brancos. A essa altura, King já não se conformava com a discriminação salarial dos operários negros, que recebiam menos que os brancos embora fazendo o mesmo trabalho. Então partiu para a sagrada luta pela igualdade social, organizando um bem-sucedido boicote ao sistema de transportes urbanos. Afinal, a maioria dos usuários de ônibus eram negros. Certos de que “era mais honroso andar pelas ruas com dignidade do que andar de ônibus e serem humilhados”, os negros, ao fim de um ano, venceram a batalha da segregação.
Em 1957, com 28 anos apenas, King organizou a Conferência Sulista de Liderança Cristã e começou a viajar pelas cidades do sul (Jackson, Selma, Meridian e Birmingham). Tornou-se conhecido em todo país e no exterior no início da década de 1960. Em 1963 foi preso por ter liderado uma marcha de protesto em Birmingham. Em sua Carta de Uma Prisão, King denunciou: “A injustiça em qualquer lugar ameaça a justiça em todo lugar”. Alertado por alguns conservadores de que deveria caminhar mais devagar, respondeu: “Quando você for acossado durante o dia e assombrado à noite simplesmente pelo fato de ser negro, e tiver de andar continuamente pisando em ovos, sem nunca saber o que esperar, além de ser incomodado por temores interiores e ressentimentos exteriores — então você entenderá por que achamos difícil esperar”.
Seu mais notável feito foi a chamada Marcha sobre Washington, realizada em agosto de 1963, com a participação de mais de 200 mil pessoas. Nessa ocasião, pregou o seu mais conhecido sermão:
“Eu tenho um sonho. Um dia, meus quatro filhos vão viver num país onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pelo seu caráter... Com esta fé, seremos capazes de extrair da montanha do desespero a pedra da esperança. Com esta fé, seremos capazes de transformar as contendas desarmoniosas de nossa nação em uma maravilhosa sinfonia de irmandade. Com esta fé, seremos capazes de trabalhar juntos, orar juntos... na certeza de que um dia seremos livres”.
O sonho de King começou a se cumprir no ano seguinte (1964) com a aprovação da Lei de Direitos Civis. Nesse mesmo ano, recebeu o prêmio Nobel da Paz. Em 1965, a Lei de Direito ao Voto foi aprovada pelo Congresso. Nessa ocasião, King declarou que “injustiça social, racismo, pobreza e guerra estão indissoluvelmente unidos”.
Apoiado a princípio apenas pelos ministros protestantes negros, entre eles Jesse Jackson, em pouco tempo King passou a ter o apoio de brancos, católicos e judeus. Alguns dos seus principais oponentes também eram evangélicos.
No dia 4 de abril de 1968, Martin Luther King, menos de três meses depois de completar 39 anos, enquanto conversava com alguns amigos no corredor de um hotel em Memphis, no Tenessee, onde estava em apoio a uma greve dos coletores de lixo, foi mortalmente alvejado por um opositor. Teve a mesma sorte de Mahatma Gandhi, porém viveu apenas metade do tempo que viveu o pacifista indiano.
Nota:
Artigo publicado originalmente na revista Ultimato 289 (julho-agosto 2004).
Foto:
Crédito: Eliel Freitas Jr.
Leia mais
- 20 de novembro de 2012
- Visualizações: 4614
- 1 comentário(s)
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Prateleira
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- As 97 teses de Martinho Lutero
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- A última revista do ano
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- Vem aí "The Connect Faith 2024"