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Notícias

O Cristianismo e os missionários das estatísticas



Tendências e desafios do Cristianismo

A Consulta também deu espaço para olharmos para as tendências e os desafios atuais do Cristianismo. Listamos a seguir alguns deles:

- Enfraquecimento da América Latina: Em 2010, a América Latina (23,9% de todos os cristãos) representava a segunda maior força do Cristianismo, ultrapassada apenas pela Europa (25,6%). Mas a tendência é que a África e a Ásia ultrapassem a Europa e a América Latina no cenário global.

- Crescimento por nascimento: De 2009 a 2010, o Cristianismo teve um crescimento líquido em torno de 28 milhões de pessoas (subtraindo a perda total de 37,4 milhões do ganho total de 65,2 milhões). Só que a maioria deste acréscimo é porque a pessoa “nasceu” cristã. 45.2 milhões nasceram em famílias cristãs e 16 milhões se tornaram cristãos porque experimentaram uma experiência de conversão.

- Recursos concentrados: Mesmo que 64% dos cristãos estejam no chamado Sul Global, só 34% da renda estão lá.

- Cristianismo renovado: os movimentos de renovação carismática são um fenômeno único. Entre 1970 e 2010, eles cresceram 4 vezes mais que a taxa de crescimento da população mundial. A expectativa é que em 2020 os movimentos de renovação cresçam duas vezes mais rapidamente que o Cristianismo Global e a população, e passem a representar 27,8% de todos os cristãos.

- Perfil da força missionária: o mundo exigirá que as equipes missionárias sejam mais multiculturais. Há um fenômeno da “uberização” (alusão ao aplicativo Uber), onde missionários são enviados para campos transculturais sem passar pelas agências missionárias.

Não só o Cristianismo

Uma das tendências mais importantes no campo das religiões é o crescimento do Islamismo. Nos últimos cem anos, a religião de Maomé cresceu de 12,6% para 22,4%. Se somarmos as duas maiores religiões – Cristianismo e Islamismo – em 2020 elas já serão a maioria da população (57%) e em 2100 chegarão a 66%.

“Quando enviamos missionários do Ocidente para o Oriente Médio, levamos a ideia de que ‘estamos enviando Deus para o Oriente Médio’. Isso tem efeito sobre qual o nosso papel. Na verdade, Deus nasceu lá, e nunca saiu de lá”, disse Marcos Amado, missionário especialista em Islamismo, fundador do Centro Martureo e um dos coordenadores da consulta. “A maior desafio para a missão global é diálogo entre as culturas”, afirmou Todd.

E o Brasil?

A Consulta também contou com a participação de pesquisadores brasileiros que apresentaram dados sobre o avanço missionário em nosso país. Alisson Medeiros, da JUVEP, fez um resgate histórico da presença cristã no Brasil. Ele lembrou que depois do tratado do comércio e navegação em 1810, a evangelização ganhou mais condições para se expandir. “Se o século 19 foi o grande século das missões, o 20 foi o século pentecostal”.

Alisson também destacou o grande crescimento da igreja evangélica nos últimos 30 anos. No Censo de 2010, os evangélicos representavam 22,2% da população. “Se formos considerar a nossa taxa de crescimento, podemos estimar que, agora em 2015, temos mais de 53 milhões de evangélicos.

Alisson ainda apresentou estatísticas dos que para ele são os principais desafios missionários do momento: indígenas (340 etnias ; 121 não alcançadas), sertanejos (cerca de 6 mil comunidades rurais sem o evangelho), ciganos (há de 800 mil a 1 milhão, mas há apenas 46 missionários trabalhando, destes 22 em tempo integral), quilombolas (2.474 comunidades reconhecidas pelo Governo. Outras pesquisas identificam cerca de 5 mil comunidades; quase metade são comunidades não-alcançadas) e ribeirinhos (há cerca de 30 mil comunidades ribeirinhas, mas 10 mil não foram evangelizadas).
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Lissânder Dias do Amaral é jornalista, blogueiro, poeta e editor de livros. Integra o Conselho Nacional da Interserve Brasil e o Conselho da Unimissional. É autor de “O Cotidiano Extraordinário – a vida em pequenas crônicas” e responsável pelo blog Fatos e Correlatos do Portal Ultimato. É um dos fundadores do Movimento Vocare e ajudou a criar as organizações cristãs de cooperação Rede Mãos Dadas e Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS).

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