Opinião
- 01 de agosto de 2022
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O caminho do ministério holístico
Por Ricardo Quadros Gouvea
No dia 27 de julho, fomos impactados pela notícia da morte do famoso teólogo evangélico Ronald James Sider (1939-2022), uma das vozes proféticas mais importantes da segunda metade do século 20. Equilibrado, equidistante e comprometido com o Evangelho da graça de Deus em Cristo, a quem reconhecia como seu Deus e Senhor, Sider foi um exemplo para mim e para todos aqueles que acreditam que a vida cristã implica viver segundo os valores e princípios do Reino de Deus, implica viver segundo o que eu costumo chamar de Princípio Agape, o amor divino que implica compaixão, cuidado, serviço, solidariedade, respeito, boa vontade e perdão.
Sider nasceu no Canadá, em Stevensville, Ontario (a mesma cidade onde hoje sou pastor), mas foi nos Estados Unidos que desenvolveu seu ministério como teólogo e professor do Palmer Theological Seminary, na Pennsylvania. Sider ficou famoso como defensor do empenho cristão por justiça e ação social. Fundou e presidiu o think-tank chamado Evangelicals for Social Action (que tem hoje o nome Christians for Social Action). Mais recentemente, participou da organização da National Religious Partnership for the Environment.
Sider se formou na Waterloo Lutheran University (hoje chamada Wilfrid Laurier University, onde leciona o também famoso pensador cristão Paul Freston), em Waterloo, Ontario, cidade onde também tive a oportunidade de estudar (na outra universidade importante da cidade e que fica do outro lado da avenida, a University of Waterloo). Concluiu seu doutoramento em Yale (em Connecticut, EUA) em 1969.
Em 1977, Sider publicou seu primeiro livro, Rich Christians in an Age of Hunger, publicado no Brasil com o título "Cristãos Ricos em Tempos de Fome"; um livro de tremendo impacto no mundo evangélico, em uma época em que os evangélicos ainda ecoavam os efeitos do então recente Pacto de Lausanne. Lembro-me do efeito que o livro teve sobre mim quando eu o li, ainda nos tempos do seminário. Eu e meus colegas devoramos o livro, e ele nos impactou e nos transformou, determinando os rumos de nossa reflexão teológica e nosso ministério desde então. A revista Christianity Today escolheu "Cristãos Ricos em Tempos de Fome" como um dos cem livros de teologia mais importantes do século 20.
Neste livro, Sider fala de seu compromisso com a totalidade do Evangelho que inclui a proclamação da salvação em Cristo, a evangelização, discipulado e formação espiritual, e também ação social e engajamento na luta por justiça social. Sider chamava essa visão ministerial e teológica de “ministério holístico” (do grego holos, significando “tudo; inteiro”).
De forma ousada e abalizada, Sider afirma que “Yahweh é Senhor de tudo, até mesmo da economia. Não existe uma lei sagrada de oferta e procura que opere independentemente da ética bíblica ou do senhorio de Yahweh O povo de Deus deveria se submeter a Deus, e Deus demanda justiça econômica do seu povo”.
Por 50 anos, Sider foi chamado de comunista por evangélicos de direita, porém suas ideias teológicas eram fruto de uma leitura bíblica cuidadosa e um compromisso com o seguimento de Cristo. Em 1997, Sider disse em uma entrevista para a revista Chrstianity Today: “se a escolha for entre comunismo e capitalismo democrático, eu escolho a ordem política democrática e a economia de mercado”.
No livro Completely Pro-Life (Completamente Pró-Vida), Sider denuncia a inconsistência dos evangélicos que militam contra o aborto e o suicídio assistido, mas não consideram igualmente pró-vida a luta contra a pena de morte, o comércio livre de armas, a proliferação de armas nucleares e, acima de tudo, a fome no mundo, fruto de um sistema econômico que promove injustiças e má distribuição de renda.
Sider continuou publicando outros livros igualmente impactantes como, por exemplo, Cup of Water, Bread of Life (Copo de Água, Pão da Vida; 1994), Living Like Jesus (Vivendo como Jesus; 1999), Just Generosity: A New Vision for Overcoming Poverty in America (Apenas Generosidade: Uma Nova Visão para a Superação da Pobreza na América; 1999), Churches That Make a Difference (Igrejas que Fazem a Diferença; 2002) com Phil Olson e Heidi Rolland Unruh, Fixing the Moral Deficit: A Balanced Way to Balance the Budget (Consertando o Deficit Moral: Uma Forma Equilibrada de Equilibrar o Orçamento; 2012), Just Politics: A Guide for Christian Engagement (Apenas Política: Um Guia para o Engajamento Cristão; 2012), The Early Church on Killing: A Comprehensive Sourcebook on War, Abortion, and Capital Punishment (Matar na Igreja Primitiva: Uma Fonte Compreensiva sobre Guerra, Aborto, e a Pena Capital; 2012). Infelizmente, quase todos esses livros continuam inéditos em português.
Sider foi abertamente contestado por autores comprometidos com a ideologia teonomista/reconstrucionista, uma das vertentes do neocalvinismo. David Chilton, por exemplo, escreveu uma resposta com um livro cujo título é, na forma de paródia, Productive Christians in an Age of Guilt Manipulators (Cristãos Produtores em Tempos de Manipuladores de Culpa; 1986), com um prefácio de Gary North, um dos grandes líderes neocalvinistas do movimento teonomista/reconstrucionista, movimento este que é hoje identificado como sendo um exemplo de cristofascismo.
A obra de Ron Sider nunca foi tão atual. Poucos autores podem ajudar a igreja evangélica nesta crise contemporânea que está atravessando, em que a ideologia falsamente denominada de “cosmovisão cristã” está cada vez mais popular no Brasil, levando muitos a confundir o Evangelho com essa ideologia política questionável. Sider, evidentemente, não estava só na luta contra esse equívoco. Recentemente Sider organizou uma obra coletiva com textos de trinta grandes autores evangélicos norte-americanos chamado The Spiritual Danger of Donald Trump: 30 Evangelical Christians on Justice, Truth, and Moral Integrity (O Perigo Espiritual Chamado Donald Trump: Trinta Cristãos Evangélicos sobre Justiça, Verdade e Integridade Moral; 2020). Esse foi o último grande trabalho de Sider. Uma vez que um número majoritário de evangélicos americanos apoia o ex-presidente Trump com entusiasmo, cabe-nos perguntar se esse apoio é consistente com os padrões bíblicos de justiça, verdade, liberdade e integridade. Também cabe perguntar como esse apoio maciço afetou e ainda afeta a percepção que as pessoas em geral passaram a ter das igrejas evangélicas. A análise dessas questões foi o principal objetivo dessa obra.
Talvez a mais importante das várias contribuições de Sider tenha sido sua persistente denúncia do consumismo na sociedade ocidental contemporânea, e seu constante apelo para que os evangélicos se tornem mais conscientes desse perigo.
Sugiro que sejamos gratos a Deus e que celebremos juntos o ministério e a vida abençoadora do teólogo evangélico canadense Ron Sider. Ao avaliarmos suas ideias, façamo-lo com misericórdia, sabendo que era um homem de seu tempo, e que seus equívocos devem ser avaliados à luz desse contexto.
As lições de seu livro "Cristãos Ricos em Tempos de Fome" ainda irão ressoar por muitos anos, e quem sabe irão ajudar a igreja a encontrar o caminho da teologia holística, da missão integral, e do Evangelho Pleno, em conformidade com as Escrituras.
JESUS – SINGULAR, SUPERIOR, SUFICIENTE | REVISTA ULTIMATO
Jesus Cristo é singular. Os cristãos têm seu nome e sua vida firmados nele, em nenhum outro. Jesus, além de singular, é superior e suficiente. Não é uma pessoa a quem podemos atribuir ou de quem retirar características, é o Jesus apresentado pelas Escrituras. É ele próprio que faz afirmações singulares sobre si e que requer a nossa fidelidade exclusiva. E é por meio dele e para ele que vivemos. Há consequências para a vida pessoal e para a vida da igreja ao reafirmar a singularidade de Cristo.
É disso que trata a matéria de capa da edição 393 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» A Missão da Igreja Hoje, Michael Goheen
» Cristianismo e Política, Robinson Cavalcanti
» Política e equilíbrio bíblico
No dia 27 de julho, fomos impactados pela notícia da morte do famoso teólogo evangélico Ronald James Sider (1939-2022), uma das vozes proféticas mais importantes da segunda metade do século 20. Equilibrado, equidistante e comprometido com o Evangelho da graça de Deus em Cristo, a quem reconhecia como seu Deus e Senhor, Sider foi um exemplo para mim e para todos aqueles que acreditam que a vida cristã implica viver segundo os valores e princípios do Reino de Deus, implica viver segundo o que eu costumo chamar de Princípio Agape, o amor divino que implica compaixão, cuidado, serviço, solidariedade, respeito, boa vontade e perdão.
Sider nasceu no Canadá, em Stevensville, Ontario (a mesma cidade onde hoje sou pastor), mas foi nos Estados Unidos que desenvolveu seu ministério como teólogo e professor do Palmer Theological Seminary, na Pennsylvania. Sider ficou famoso como defensor do empenho cristão por justiça e ação social. Fundou e presidiu o think-tank chamado Evangelicals for Social Action (que tem hoje o nome Christians for Social Action). Mais recentemente, participou da organização da National Religious Partnership for the Environment.
Sider se formou na Waterloo Lutheran University (hoje chamada Wilfrid Laurier University, onde leciona o também famoso pensador cristão Paul Freston), em Waterloo, Ontario, cidade onde também tive a oportunidade de estudar (na outra universidade importante da cidade e que fica do outro lado da avenida, a University of Waterloo). Concluiu seu doutoramento em Yale (em Connecticut, EUA) em 1969.
Em 1977, Sider publicou seu primeiro livro, Rich Christians in an Age of Hunger, publicado no Brasil com o título "Cristãos Ricos em Tempos de Fome"; um livro de tremendo impacto no mundo evangélico, em uma época em que os evangélicos ainda ecoavam os efeitos do então recente Pacto de Lausanne. Lembro-me do efeito que o livro teve sobre mim quando eu o li, ainda nos tempos do seminário. Eu e meus colegas devoramos o livro, e ele nos impactou e nos transformou, determinando os rumos de nossa reflexão teológica e nosso ministério desde então. A revista Christianity Today escolheu "Cristãos Ricos em Tempos de Fome" como um dos cem livros de teologia mais importantes do século 20.
Neste livro, Sider fala de seu compromisso com a totalidade do Evangelho que inclui a proclamação da salvação em Cristo, a evangelização, discipulado e formação espiritual, e também ação social e engajamento na luta por justiça social. Sider chamava essa visão ministerial e teológica de “ministério holístico” (do grego holos, significando “tudo; inteiro”).
De forma ousada e abalizada, Sider afirma que “Yahweh é Senhor de tudo, até mesmo da economia. Não existe uma lei sagrada de oferta e procura que opere independentemente da ética bíblica ou do senhorio de Yahweh O povo de Deus deveria se submeter a Deus, e Deus demanda justiça econômica do seu povo”.
Por 50 anos, Sider foi chamado de comunista por evangélicos de direita, porém suas ideias teológicas eram fruto de uma leitura bíblica cuidadosa e um compromisso com o seguimento de Cristo. Em 1997, Sider disse em uma entrevista para a revista Chrstianity Today: “se a escolha for entre comunismo e capitalismo democrático, eu escolho a ordem política democrática e a economia de mercado”.
No livro Completely Pro-Life (Completamente Pró-Vida), Sider denuncia a inconsistência dos evangélicos que militam contra o aborto e o suicídio assistido, mas não consideram igualmente pró-vida a luta contra a pena de morte, o comércio livre de armas, a proliferação de armas nucleares e, acima de tudo, a fome no mundo, fruto de um sistema econômico que promove injustiças e má distribuição de renda.
Sider continuou publicando outros livros igualmente impactantes como, por exemplo, Cup of Water, Bread of Life (Copo de Água, Pão da Vida; 1994), Living Like Jesus (Vivendo como Jesus; 1999), Just Generosity: A New Vision for Overcoming Poverty in America (Apenas Generosidade: Uma Nova Visão para a Superação da Pobreza na América; 1999), Churches That Make a Difference (Igrejas que Fazem a Diferença; 2002) com Phil Olson e Heidi Rolland Unruh, Fixing the Moral Deficit: A Balanced Way to Balance the Budget (Consertando o Deficit Moral: Uma Forma Equilibrada de Equilibrar o Orçamento; 2012), Just Politics: A Guide for Christian Engagement (Apenas Política: Um Guia para o Engajamento Cristão; 2012), The Early Church on Killing: A Comprehensive Sourcebook on War, Abortion, and Capital Punishment (Matar na Igreja Primitiva: Uma Fonte Compreensiva sobre Guerra, Aborto, e a Pena Capital; 2012). Infelizmente, quase todos esses livros continuam inéditos em português.
Sider foi abertamente contestado por autores comprometidos com a ideologia teonomista/reconstrucionista, uma das vertentes do neocalvinismo. David Chilton, por exemplo, escreveu uma resposta com um livro cujo título é, na forma de paródia, Productive Christians in an Age of Guilt Manipulators (Cristãos Produtores em Tempos de Manipuladores de Culpa; 1986), com um prefácio de Gary North, um dos grandes líderes neocalvinistas do movimento teonomista/reconstrucionista, movimento este que é hoje identificado como sendo um exemplo de cristofascismo.
A obra de Ron Sider nunca foi tão atual. Poucos autores podem ajudar a igreja evangélica nesta crise contemporânea que está atravessando, em que a ideologia falsamente denominada de “cosmovisão cristã” está cada vez mais popular no Brasil, levando muitos a confundir o Evangelho com essa ideologia política questionável. Sider, evidentemente, não estava só na luta contra esse equívoco. Recentemente Sider organizou uma obra coletiva com textos de trinta grandes autores evangélicos norte-americanos chamado The Spiritual Danger of Donald Trump: 30 Evangelical Christians on Justice, Truth, and Moral Integrity (O Perigo Espiritual Chamado Donald Trump: Trinta Cristãos Evangélicos sobre Justiça, Verdade e Integridade Moral; 2020). Esse foi o último grande trabalho de Sider. Uma vez que um número majoritário de evangélicos americanos apoia o ex-presidente Trump com entusiasmo, cabe-nos perguntar se esse apoio é consistente com os padrões bíblicos de justiça, verdade, liberdade e integridade. Também cabe perguntar como esse apoio maciço afetou e ainda afeta a percepção que as pessoas em geral passaram a ter das igrejas evangélicas. A análise dessas questões foi o principal objetivo dessa obra.
Talvez a mais importante das várias contribuições de Sider tenha sido sua persistente denúncia do consumismo na sociedade ocidental contemporânea, e seu constante apelo para que os evangélicos se tornem mais conscientes desse perigo.
Sugiro que sejamos gratos a Deus e que celebremos juntos o ministério e a vida abençoadora do teólogo evangélico canadense Ron Sider. Ao avaliarmos suas ideias, façamo-lo com misericórdia, sabendo que era um homem de seu tempo, e que seus equívocos devem ser avaliados à luz desse contexto.
As lições de seu livro "Cristãos Ricos em Tempos de Fome" ainda irão ressoar por muitos anos, e quem sabe irão ajudar a igreja a encontrar o caminho da teologia holística, da missão integral, e do Evangelho Pleno, em conformidade com as Escrituras.
- Ricardo Quadros Gouvêa mora no Canadá onde é pastor da Igreja Reformada na América. É professor de teologia no Gordon Conwell Theological Seminary (LGM Program) e lecionou como professor visitante na Universidade de Waterloo. Doutor em estudos históricos e teológicos pelo Westminster Theological Seminary. Possui Pós-doutoramento pela Universidade de Waterloo. Tem oito livro publicados, além de vários artigos em periódicos acadêmicos e capítulos, tanto no Brasil como no exterior.
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É disso que trata a matéria de capa da edição 393 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
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