Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Número de refugiados chega a 59,5 milhões e metade são crianças, diz relatório da ONU


A nova edição do Relatório Tendências Globais, divulgado na última quinta-feira, 18 de junho, revela que o deslocamento global provocado por guerras, conflitos e perseguições atingiu um nível recorde e está acelerando rapidamente.

De acordo com o documento do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), o número de pessoas forçadas a deixar suas casas, ao final de 2014, é de 59,5 milhões. Um dado preocupante do relatório é que metade dos refugiados no mundo é formada por jovens e crianças de até 18 anos de idade. O crescimento de 8,3 milhões de pessoas é o maior já registrado em um único ano, desde 2013.

Em 2014, a cada dia em média de 42,5 mil pessoas se tornam refugiadas, solicitantes de refúgio ou deslocados internos. A tendência de crescimento tem sido verificada desde 2011, quando iniciou a guerra na Síria – que é considerado o maior evento individual causador de deslocamento no mundo.

O Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, disse que o mundo está testemunhado uma mudança de paradigma, onde a escala do deslocamento global e a resposta necessária a este fenômeno é superior a tudo que já aconteceu até agora. “É aterrorizante verificar que, de um lado, há mais e mais impunidade para os conflitos que se iniciam, e, por outro, há uma absoluta inabilidade da comunidade internacional em trabalhar junto para encerrar as guerras e construir uma paz perseverante”, afirmou o Alto Comissário.

O relatório do ACNUR mostra ainda que as populações refugiadas e de deslocados internos cresceram em todas as regiões do mundo. Entre as mais recentes e visíveis consequências dos conflitos globais está o dramático crescimento de refugiados que, em busca de proteção, realizam jornadas marítimas perigosas no Mediterrâneo, no Golfo de Áden, no Mar Vermelho e no Sudeste da Ásia.

Atualmente, a Síria tem a maior população de deslocados internos (7,6 milhões) e também é o principal país de origem de refugiados (3,88 milhões, ao final de 2014) no mundo.

Acesse a versão completa do relatório Tendências Globais com informações detalhadas, dados específicos por países e estimativas da população apátrida, em www.unhcr.org/2014trends.


Com informações da ONU/BR

Foto: UNHCR / I. Prickett.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1275 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.