Notícias
- 08 de novembro de 2023
- Visualizações: 2668
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Mais força e unidade na tradução da Bíblia
Por Raquel Villela Alves
Pela primeira vez, 53 líderes de 17 países da América do Sul e Central se reuniram presencialmente na condição de representantes das mesas nacionais de Tradução da Bíblia. Mesa é o nome dado ao espaço de diálogo que integra organizações que atuam no movimento de Tradução da Bíblia em determinado país.
O evento, denominado “Orientação de Facilitadores de Mesas Nacionais de Tradução, Uso e Impacto da Bíblia”, foi realizado de 31 de outubro a 2 de novembro em Bogotá, Colômbia, com o apoio da Aliança Global Wycliffe América. Foi organizado pela Equipe Periférica, formada por líderes de mesa mais experientes, que se posicionam ao redor (ou na periferia) das outras mesas para acompanhá-las e ajudá-las no que necessitem. O Brasil esteve presente por meio de integrantes da Aliança Pró Tradução da Bíblia da Associação de Missões Transculturais Brasileiras - AMTB.
Objetivos
O propósito do treinamento foi o de trabalhar elementos que permitam um adequado funcionamento das mesas por meio de uma boa facilitação. De acordo com David Cárdenas, diretor da Aliança Global Wycliffe América, “facilitação é um modelo de liderança não hierárquica, que ocorre de maneira colaborativa, reproduzindo o modelo bíblico. É um processo dinâmico, que toma tempo, prevê relacionamento constante e envolve humildade, confiança e escuta ativa. Pressupõe construir colaboração, com o entendimento de que ninguém tem tudo o que é necessário para conduzir uma tarefa nessa área e, por isso, precisa de outros. É uma forma de criar unidade com a diversidade de vozes”.
O conteúdo foi trabalhado a partir do acróstico MESA, sendo M de missão, E de estrutura, S de saúde e A de ação. Foi desdobrado nas dimensões espiritual, estratégica, relacional e operacional, considerando também o que é necessário “ser”, “conhecer” e “fazer”.
O objetivo final desse treinamento de facilitadores é, por meio deles, fortalecer as mesas e, por meio delas, ganhar força, qualidade e velocidade para traduzir a Bíblia, garantir seu uso pelos respectivos povos, promovendo transformação de vidas.
As mesas e o Brasil
A região da América do Sul e Central possui atualmente 12 mesas, que reúnem mais de 160 líderes de mais de 140 organizações. Cada mesa funciona basicamente como uma rede de conexões em seu país, que depois se conecta com outros países. Há uma expectativa e uma disposição dos integrantes das mesas para se ajudarem mutuamente. Na prática isso significa, por exemplo, unir esforços para a tradução da Bíblia para um povo indígena que vive na fronteira entre os países ou compartilhar experiências na gestão de dados e capacitação, dentre outras muitas possibilidades.
Esse movimento de atuação por meio de mesas começou em 2018 e o Brasil foi o primeiro país a estruturar a sua mesa de diálogo, formalizada pela AMTB em 7 de setembro de 2018 e que atualmente conta com a participação de 14 organizações.
Para ser parte desse movimento ou obter mais informações entre em contato com traducaodabiblia@amtb.org.br.
- Raquel Villela Alves, membro colaboradora da Missão ALEM, é coordenadora de tradução na área de comunicação de COMIBAM, coordenadora da Aliança Pró-Tradução da Bíblia e da intercessão missionária na AMTB e representante no Brasil da Rede de Oração Ethne (formada por organizações comprometidas com povos não alcançados).
REVISTA ULTIMATO | ENVELHECEMOS: A ARTE DE CONTINUAR
Não são todos os que alcançam a longevidade. Precisamos assimilar que a velhice é uma estação tão natural quanto às estações do ano e que cada fase da vida tem suas especificidades e belezas próprias. Ao publicar esta matéria de capa, Ultimato deseja encorajar um novo olhar para a velhice: um novo olhar dos idosos para eles mesmos e um novo olhar para os idosos por parte da igreja e da sociedade.
É disso que trata a matéria de capa da edição 404 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» Bíblia – O livro para hoje, John Stott
» Meditações Diárias: para todas as estações, Elben César
- 08 de novembro de 2023
- Visualizações: 2668
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Descobrindo o potencial da diáspora: um chamado à igreja brasileira
- Trabalho sob a perspectiva do reino de Deus
- Jesus [não] tem mais graça
- Onde estão as crianças?
- Não confunda o Natal com Papai Noel — Para celebrar o verdadeiro Natal
- Uma cidade sitiada - Uma abordagem literária do Salmo 31
- C. S. Lewis, 126 anos
- Ultimato recebe prêmio Areté 2024
- Exalte o Altíssimo!
- Paciência e determinação: virtudes essenciais para enfrentar a realidade da vida