Opinião
06 de maio de 2013
- Visualizações: 4459
2 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
Laço de coco

Lembro-me de uma briga muito feia entre papai e mamãe, quando éramos apenas eu e meus irmãos Júnia e Kléos. A discórdia foi tão grande que papai pegou a mala e se dirigiu para a estação ferroviária. Parece-me que ele pretendia tomar o trem para o Rio.
Ficamos horrorizados, olhando um para o outro, em silêncio total. Mamãe também não esperava um acontecimento deste porte. Aparentemente, era a desintegração do lar, o que ninguém queria, o que ninguém suportaria. Na verdade, nós os amávamos muito e tínhamos um sentimento de família talvez até exagerado.
Não sei quanto tempo passou. O fato é que papai não tomou o trem e voltou para casa com aquela mala e tudo. Este tudo era apenas um pequeno embrulho, que ele abriu logo na entrada. Lá estavam cinco laços de coco – aquele doce de coco em forma de pétalas: um para Kléos, um para mim, um para Júnia, um para mamãe e outro para papai!
Se o pão simboliza o corpo de Jesus e o vinho o seu precioso sangue , o laço de coco, para mim, significa a vitória do amor sobre o ódio, do bom senso sobre a ação intempestiva, do Espírito sobre a carne. Se a contenda entre papai e mamãe nos trouxe algum desconforto, algum desagradável intervalo na comunhão familiar ou algum exemplo negativo – cenas como a do laço de coco nos edificaram e nos ensinaram muito.
Por ser o mais velho dos homens e, por esta razão, o filho que mais conviveu com papai, a influência dele sobre mim é muito sensível. Ele me ensinou coisas pequenas e coisas grandes. Até hoje não consigo cruzar as pernas quando estou próximo ao púlpito; até hoje não consigo deixar de remover da calçada uma casca de banana; até hoje não consigo deixar de dar a minha direita a uma senhora ou a uma pessoa idosa quando na rua – são coisas que papai me ensinou. A vida inteira me vejo preocupado com a evangelização porque papai era assim.
Papai e mamãe tiveram dificuldades tremendas. Não me refiro às dificuldades materiais. Refiro-me às dificuldades impostas pelo temperamento e pela pecaminosidade latente de cada um. Mas eles venceram porque eram crentes, porque tinham um Salvador, porque eram o templo do Espírito, porque podiam contar com a graça de Deus.

Campanha "Tempo de Família"
Elben Magalhães Lenz César foi o fundador da Editora Ultimato e redator da revista Ultimato até a sua morte, em outubro de 2016. Fundador do Centro Evangélico de Missões e pastor emérito da Igreja Presbiteriana de Viçosa (IPV), é autor de, entre outros, Por Que (Sempre) Faço o Que Não Quero?, Refeições Diárias com Jesus, Mochila nas Costas e Diário na Mão, Para (Melhor) Enfrentar o Sofrimento, Conversas com Lutero, Refeições Diárias com os Profetas Menores, A Pessoa Mais Importante do Mundo, História da Evangelização do Brasil e Práticas Devocionais. Foi casado por sessenta anos com Djanira Momesso César, com quem teve cinco filhas, dez netos e quatro bisnetos.
- Textos publicados: 117 [ver]
06 de maio de 2013
- Visualizações: 4459
2 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.

Leia mais em Opinião

Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Ela tornou visível o Deus invisível
- O Peregrino, clássico de John Bunyan, ganha versão em cordel
- Diálogos de Esperança: após 5 anos da pandemia, projeto lança nova temporada
- Páscoa
- Há esperança de êxito na criação de nossos filhos hoje?
- Pós-graduação “Igreja com a cidade” capacita líderes para desafios urbanos
- A cabeleira da minha mãe e as folhas novas da oliveira
- Palavras
- Você sabe como acontece, quem são e o que enfrentam os cristãos perseguidos?
- Sempre com Você – Um espaço seguro para crianças enlutadas