Por Escrito
- 23 de novembro de 2020
- Visualizações: 7963
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
John E. Haggai – uma vida, uma inspiração, um exemplo, um legado
Obituário
Por Sergio M. Fortes
Fundador do Haggai International Institute morre aos 96 anos e deixa um legado de liderança para pessoas de todo o mundo
O mundo corporativo perdeu na manhã de 18 de novembro de 2020 um de seus grandes líderes, expoentes e influenciadores, cuja impacto somente a Eternidade poderá revelar em toda a sua infinita extensão: Dr. John Haggai.
John Edmund Haggai nasceu em Louisville, Kentucky, em 1924, filho mais velho de imigrantes sírios, de New England, Mass, cujos ancestrais se estabeleceram nos Estados Unidos nos idos de 1600.
Quando cursava a Moody Bible School, conheceu Christine Barker, que se tornaria a sustentação de sua vida e ministério desde 1961. Sra. Haggai foi morar com Jesus em 2019, uma semana depois de comemorarem o 74º aniversário de casamento.
A paixão do Dr. Haggai por Jesus Cristo e Seu Evangelho modelou sua vida. Perseguiu com obstinação a meta de que todos deveriam ter a oportunidade de ouvir o Evangelho de forma “significativa e culturalmente compatível”.
Numa visita à Ásia no início dos anos 1960, ele se convenceu de que as mudanças na geopolítica global em razão do fim do colonialismo, exigiam novas estratégias de comunicar o Evangelho.
Com visão de empreendedor, dedicou anos a detalhada pesquisa, estudos e muita oração, que culminaram em 1969, com o primeiro Seminário de Liderança Avançada, para capacitar nacionais para alcançar seu próprio povo, incluindo na esfera empresarial.
Essa proposta inovadora e inédita, contrariava toda a metodologia de compartilhamento da fé cristã posta em prática até então, baseada em mandar missionários estrangeiros pelo mundo afora, mal conhecendo a cultura, a língua, os costumes dos povos para onde iam. Seu projeto foi rotulado de “loucura que jamais funcionará”.
Mas ele tinha um lema em que acreditava piamente: “Tente algo tão grande para Deus que está fadado ao fracasso, a menos que Deus esteja nisso”.
E Deus estava nisso! O impacto do Haggai International Institute com mais de 123 mil líderes formados, homens e mulheres de todo o mundo, em 189 nações, particularmente naquelas mais carentes e menos desenvolvidas e atuando preferencialmente no “marketplace” é inimaginável.
Tive a honra e o privilégio de ser um deles em 2002, numa programação intensiva de quase um mês, das 8h00 da manhã às 21, 22, 23, 24h00, que inspirou participantes da Índia, Nigéria, Mianmar, Quênia, Argentina, Jamaica, e de várias cidades do Brasil, como Belo Horizonte, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.
Na ocasião Dr. John Haggai nos endereçou uma palestra sobre o tema: “A Tragédia das Coisas Inacabadas”. Me impactou profundamente por ser uma das áreas da minha vida com a qual sempre lutei.
Chegado ao Brasil, escrevi um artigo com esse tema para nosso semanário internacional, Maná da Segunda, e me referi a ele como “um jovem de 85 anos”. Mandei o artigo para ele e, gentilmente, pediu à sua assistente me mandar corrigir que ele era um “jovem de apenas 84 anos”.
Viveu intensamente. Tinha pressa. Ou melhor: não podia perder tempo. Tinha o sentido da brevidade do tempo, da vida. Costumava dizer: “Quero morrer do jeito que vivo: rápido!”.
Mente brilhante, voz forte e poderosa, convicções claras, entusiasmo contagiante, generosidade infinita, Dr. Haggai foi um verdadeiro líder-servo, inspirando poderosamente pelo seu exemplo.
Dentre o enorme legado que ele deixou, vários livros relevantes, há um que considero imprescindível para qualquer líder, Seja Um Líder de Verdade – liderança que permanece para um mundo em transformação (Editora Betânia).
Sua liderança permanecerá entre nós. O mundo continua em transformação. Que as generosas sementes plantadas pelo Dr. John Haggai em nós, seus discípulos, floresçam de modo permanente e abundante!
Obrigado, jovem Dr. Haggai!
• Sergio Fortes é formado em teologia, direito e administração, sendo mestrando em Ciência das Religiões. Atua como Consultor em logística e assuntos estratégicos. Serve como leigo na Igreja Batista Central de São Bernardo do Campo.
Fonte da imagem: Haggai International
>> Conheça o livro Desafios da Liderança Cristã, de John Stott
Leia mais
» É preciso encanar a Água Viva
» Jesus, modelo de liderança
Leia mais
» É preciso encanar a Água Viva
» Jesus, modelo de liderança
- 23 de novembro de 2020
- Visualizações: 7963
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Por Escrito
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- As 97 teses de Martinho Lutero
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- A última revista do ano
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- Vem aí "The Connect Faith 2024"