Opinião
02 de dezembro de 2010
- Visualizações: 4937
24 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
Indignação!

Outras paisagens são também vislumbradas nesse tempo, visando a aposentadoria do Fórum Social Mundial e suas queixas: trabalho humanizado com justiça ao trabalhador, jornadas com descanso adequado; um mundo sadio, em toda parte, a fome e doenças endêmicas sob controle, médicos e hospitais para todos; paz mundial, bem-estar político, nações cooperativas entre si, para uma socialização mundial do atendimento das necessidades humanas: habitação, trabalho humanizado para todos, acesso ao lazer, acesso à cultura e ao desenvolvimento em todos os níveis. Especialmente quando a sociedade global trocou tudo isso pelo consumismo desenfreado e sem consequência. Menos para as elites privilegiadas de todos os tempos. Elas nunca se queixam de seu poder – a não ser para aumentá-lo – em todos os campos: lazer de alta qualidade, planos de saúde de alto alcance, escola, mão-de-obra doméstica barata. São prêmios que nunca lhes faltam.
Prestamos um pouco mais de atenção sobre o que realmente devemos esperar da sociedade civil, e da própria igreja que vive como ela quando um secretário de governo confirma: “Comprar a justiça tornou-se o esporte preferido das elites econômicas, não há um só caso de corrupção sem que juízes, desembargadores, advogados gananciosos, estejam envolvidos”. Ministros de Estado aparecem frequentemente ligados a escândalos financeiros, políticos corruptos sempre reeleitos. Igrejas pregam a mensagem de ajuste ao sistema; privilégios para as elites econômicas (neste momento, o seguimento armado do crime organizado plebeu, no Rio de Janeiro, está merecendo a atenção da nação inteira, numa verdadeira guerra; pergunta-se sobre o setor aristocrático...).
No evangelho (Mt 3.1-12), João Batista anuncia a iminente chegada do Messias. Esta “voz no deserto” convida o povo ao batismo (“batizo”) da conversão, uma mudança que comporta arrependimento: “Mudem de vida porque o reino de Deus já chegou”. Mais que moral, esperamos uma conversão ética, quando buscamos princípios que norteiem e amparem a sociedade toda, no sentido da sustentação da vida. Neste Advento devemos refletir sobre a luta contra os poderes da morte. Quando há descontrole daqueles que legislam ou governam; quando inocentes são assassinados, escravizados, vendidos; quando se destrói, ou quando alguém se apossa do bem comum, da natureza ou da economia social; quando as máfias das armas; quando traficantes de drogas, de gente, de crianças, de trabalho escravo e da prostituição infantil, se impõem como um poder dentro da sociedade inerte, seremos eticamente intolerantes e indignados?
Seremos eticamente intolerantes e indignados quando se aprovam agressões (ver os jornais do dia: violência intra e extrafamiliar, jovens espancados nas ruas), em parcialidade preconceituosa contra irmãos homossexuais eticamente desprotegidos; quando mulheres, crianças, adolescentes são abusados e violentados; quando se mata alguém pela suspeita, por vingança, como na pena de morte oficial ou extra-oficial; quando pessoas são mutiladas, torturadas, em nome de preconceitos ancestrais? No entanto, é tempo de indignação e oração, como nos inspira o Advento do Senhor Jesus Cristo. O Senhor vem para nos socorrer!
É pastor emérito da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e autor de livros como “Pedagogia da Ganância" (2013) e "O Dragão que Habita em Nós” (2010).
- Textos publicados: 94 [ver]
02 de dezembro de 2010
- Visualizações: 4937
24 comentário(s)
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.

Leia mais em Opinião

Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Curso “A igreja local e o acolhimento de famílias atípicas” começa em maio
- Ela tornou visível o Deus invisível
- Assédio moral na igreja: alerta e prevenção
- Reflexões sobre a parentalidade atípica
- Missionários em território de guerra
- Prepare o caminho
- Série “Adolescência” é mote para próxima live do Diálogos de Esperança
- Respostas: quem as tem?
- Amar o nosso próximo global
- Geração Z e cargos de liderança