Notícias
- 04 de dezembro de 2023
- Visualizações: 2279
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
III Encontro do Movimento Cristão 60+ reúne cem pessoas em João Pessoa, PB
Por Xênia Casséte
O III Encontro do Movimento Cristão 60+ (MC 60+) foi realizado na cidade de João Pessoa, PB, no Betel Garden, espaço para eventos do Instituto Bíblico Betel Brasileiro, nos dias 15 a 17 de novembro de 2023. O evento contou com a participação de cem pessoas vindas de onze estados brasileiros. A abertura do encontro foi feita por Serguem Jessui Silva, ex-diretor da Tearfund e da Visão Mundial no Brasil, e por Robert Liang Koo, engenheiro com PHD pela Carnegie-Mellon University, nos EUA, e pastor por quarenta anos. Os casais Serguem e Desoneide e Robert e Elizabeth são membros fundadores do MC 60+.
Participaram da organização, direção e palestras, os casais Serguem e Desoneide, Cheng e Wen e Gilson T. Nishitani, também do grupo de fundadores do MC 60+. E o louvor e adoração foi dirigido por Gleydice Bernardes, cantora e missionária, com o apoio de seu marido, pastor Wostenes, e de Daise Oliveira. Sob a regência de Daise, o Coral do Centro de Educação Teológica e Missiológica Betel Brasileiro, composto por jovens alunos, fez uma brilhante apresentação.
A primeira palestra do III Encontro foi ministrada por Robert e Elizabeth Koo, que apresentaram o Movimento Cristão 60+ e mostraram que assim como os idosos e a aposentadoria são tratados atualmente pela sociedade como um fardo social e econômico, a Igreja brasileira parece compartilhar deste sentimento, apesar do crescimento comprovado do número de membros idosos. “As igrejas estão cada vez mais focando nos jovens adaptando sua linguagem, música, liturgia e o espaço para servir o Reino também é dos jovens ou jovens adultos”, afirmaram os palestrantes. Robert e Beth disseram aos presentes que é preciso que a igreja abra espaços para os seus idosos, que de um modo geral se sentem abandonados. “Não podemos nos conformar com essa situação. A Igreja tem que liderar a mudança dessa mentalidade”.
Robert afirmou: “Acreditamos que mesmo na Terceira Idade podemos servir a Deus com vigor e entusiasmo, dispondo nossas experiências e habilidades adquiridas ao longo da vida e no serviço ao Reino de Deus”. Por isso, a criação do MC60+ tem como objetivo transmitir a mensagem para a igreja brasileira sobre a urgente necessidade de ter um novo olhar para o segmento 60+, e que da mesma forma, “os próprios 60+ tomem consciência e tenham um novo olhar para si mesmos sobre o seu valor e sua importância no Reino de Deus nesta fase de suas vidas”, enfatizaram os preletores.
Aprender a envelhecer
O engenheiro Cheng e sua esposa, a pedagoga Wen Lin, apresentaram a proposta do livro Aprender a Envelhecer, escrito pelo psiquiatra cristão suíço, Paul Tournier e publicado pela Ultimato, que tem oferecido grande contribuição para os grupos de 60+ que estão sendo criados em várias igrejas e também para os grupos já existentes. Os palestrantes fizeram perguntas desafiadoras para os participantes do III Encontro em João Pessoa: “Envelhecer lhe traz medo e ansiedade?”, “Vale a pena aprender a envelhecer bem?”, “Todos sabem envelhecer bem?”.
Cheng e Wen trouxeram reflexões importantes: “Idosos precisam aprender a se defender por eles mesmos”; “Boa velhice começa na juventude”; “Há estações próprias para a vida”; “Idosos possuem muito a ensinar aos jovens da genuína sabedoria”; “A velhice não pode nos negar uma vida ativa, mas precisamos aceitar as limitações”, entre outras.
Durvalina B. Bezerra, diretora do Centro de Educação Teológica e Missiológica Betel Brasileiro, encorajou os participantes do evento com a palestra “Chamado para viver para Deus”. Ela disse que todos devemos “aguardar o galardão eterno”, aprendendo a lidar com a finitude da vida. Durvalina lembrou que o Espírito Santo é o protagonista da nossa história, “pois Ele opera em nós o querer e o efetuar”, e lembrou que “a nossa realização é uma parte no macropropósito de Deus”.
Ação Evangélica (ACEV)
John Medcraft, pastor inglês naturalizado brasileiro, compartilhou a reflexão “Chamado para viver para o reino em missão integral”. Ele e sua esposa, Elizabeth Louisa Medcaraft, estão no Brasil há 51 anos, na cidade de Patos, sertão da Paraíba, pastoreando a Igreja Ação Evangélica (ACEV Brasil) e são exemplo de serviço para o Reino através da missão integral. Foi a partir desta comunidade que em 2006 eles fundaram em a Acev Social (Ação Evangélica Social) que realiza um grande e inspirador trabalho em defesa dos direitos humanos e sociais por meio de projetos socioeconômicos e de desenvolvimento comunitário naquela região do sertão brasileiro que enfrenta seca e pobreza. O importante trabalho da ACEV visa à sustentabilidade do povo sertanejo com várias ações urbanas e rurais que buscam promover a justiça e a ética social como base da cidadania e da dignidade humana. Projetos da ACEV Social apoiam e capacitam a comunidade para o trabalho de agricultura família e meio ambiente, além dos programas que contribuem nas áreas de saúde, educação, assistências social e defesa de direitos com grandes resultados, reconhecidos na Paraíba.
Segunda carreira e Pompeia 2038
O médico Muryllo de Q. Casséte falou sobre “Aprender a envelhecer: o que é e como desenvolver uma segunda carreira?”. Ele lembrou a missão do MC 60+ que é “impulsionar os 60+, aposentados ou não, a desenvolverem uma segunda carreira e o autocuidado. A continuarem a dar frutos ao longo do processo de envelhecimento”. Segundo Muryllo, segunda carreira não é “Entretenimento, hobbies ou distrações e também não é uma nova roupagem para a carreira profissional”. Segunda carreira é “uma atividade situada entre o gosto por cumprir uma tarefa valiosa (carreira profissional) e o prazer da liberdade saboreada nas distrações”.
Conforme o ensino do livro Aprender a Envelhecer, o ideal seria que a segunda carreira e seu planejamento fossem iniciados ainda na juventude. O palestrante disse que a segunda carreira deve ter uma motivação social, finalidade, organização, fidelidade e ser prioridade. E principalmente “deve promover o Reino de Deus, o amor ao próximo e a busca por justiça social”. Durante o evento os pastores Roberval Mesquita e Arturo Meneses deram seu importante testemunho sobre a prática da segunda carreira.
Gilson T.Nishitani, químico e mestre em Administração, e sua esposa Esther fazem parte da equipe fundadora do MC 60+. Ele compartilhou com os participantes do encontro em João Pessoa a experiência positiva e inspiradora, na cidade de Pompeia, SP, onde aconteceu o II Encontro do MC 60+, em agosto. Lá, o Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura (IDF), uma instituição cristã, vem desenvolvendo um projeto desafiador para a cidade que pretende tornar Pompeia a melhor cidade de pequeno porte para se viver no Brasil até o ano de 2038. O projeto envolve toda a população, prefeitura, governo, imprensa e muitas outras pessoas e instituições.
Idosos na Bíblia que participaram do Natal
Os irmãos Emmanuel e Délnia Bastos, de Viçosa, MG, convidaram alguns participantes para uma dramatização que trouxe lágrimas tanto nos atores quanto no público do encontro. O tema da reflexão foi: “Cuidado do Senhor e o autocuidado dos 60+: aceitação e fé”. A peça, escrita por Délnia apresentou quatro personagens bíblicos, três idosos e uma bem mais nova: Zacarias, Isabel, Ana, a profetisa, e Maria (mãe de Jesus). Cada um deles, com base em sua experiência e com momentos especiais em suas vidas sobre Jesus, o Salvador prometido, trouxe ensinos preciosos para os participantes do evento.
Zacarias incentivou todos a “cuidarem de si mesmos e de sua fé, que Deus cuidará de cada um de vocês”. Isabel convidou os 60+ a se deixarem surpreender por Deus: “Esperem Dele algo novo e não o óbvio. Esforcem-se para se relacionar com outras gerações [...] mesmo que haja resistência no início, todos saem ganhando e aprendendo no processo. Abracem sua segunda carreira de coração”. Maria “agraciada por Deus por ser a mãe de Jesus”, aconselhou todos a perseverarem na justiça e na piedade, enquanto aguardam as promessas de Deus. “Maravilhem-se diante de Jesus. Abracem-no sempre e louvem a Deus de coração. Busquem o discernimento espiritual para conhecer tempos e épocas”.
Experiências e mais reflexões
Durante o III Encontro MC 60+ algumas igrejas de cidades do Nordeste compartilharam suas experiências com grupos 60+ e inspiraram e motivaram todos a implantarem em suas igrejas as ótimas ideias apresentadas. E Serguem Jessui ficou responsável pelo tema: “Programas sociais, ambientais e outros ministérios: problemas de sustentabilidade e gestão?”. Ele trouxe José de Souza, Evandro Alves, Marah Danielle e Marilene dos Santos, que trabalham com projetos sociais e outros projetos, para compartilhar sua experiência:
As reflexões bíblicas também foram muito inspiradoras. O pastor Silas Gomes de Santana ficou com o tema “Frutificando no Reino na velhice, na Bíblia”. O pastor Ianco Cordeiro falou sobre “Desafios, oportunidades e aprendizagens sobre os 60+ no contexto atual”. E o tema “Servindo no Reino na melhor idade” foi apresentado pelo casal Adercio e Ilda Corrêa.
O encerramento do III Encontro MC 60+ em João Pessoa foi feito por Robert Koo. Muitos agradecimentos, abraços, alegria, uma foto do grupo e muitos pedidos para que haja outros encontros no Nordeste e em todo o país.
REVISTA ULTIMATO | ENVELHECEMOS: A ARTE DE CONTINUAR
Não são todos os que alcançam a longevidade. Precisamos assimilar que a velhice é uma estação tão natural quanto às estações do ano e que cada fase da vida tem suas especificidades e belezas próprias. Ao publicar esta matéria de capa, Ultimato deseja encorajar um novo olhar para a velhice: um novo olhar dos idosos para eles mesmos e um novo olhar para os idosos por parte da igreja e da sociedade.
É disso que trata a matéria de capa da edição 404 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» Aprender a Envelhecer, Paul Tournier
» Fui Moço, Agora Sou Velho... E Daí?, Kléos M. Lenz César
» Envelhecimento saudável, por Jorge Cruz
» A vida passa muito rápido, por Jiro Nishimura
» Envelhecimento da população requer novas políticas públicas e atenção da igreja, por Xênia Casséte
O III Encontro do Movimento Cristão 60+ (MC 60+) foi realizado na cidade de João Pessoa, PB, no Betel Garden, espaço para eventos do Instituto Bíblico Betel Brasileiro, nos dias 15 a 17 de novembro de 2023. O evento contou com a participação de cem pessoas vindas de onze estados brasileiros. A abertura do encontro foi feita por Serguem Jessui Silva, ex-diretor da Tearfund e da Visão Mundial no Brasil, e por Robert Liang Koo, engenheiro com PHD pela Carnegie-Mellon University, nos EUA, e pastor por quarenta anos. Os casais Serguem e Desoneide e Robert e Elizabeth são membros fundadores do MC 60+.
Participaram da organização, direção e palestras, os casais Serguem e Desoneide, Cheng e Wen e Gilson T. Nishitani, também do grupo de fundadores do MC 60+. E o louvor e adoração foi dirigido por Gleydice Bernardes, cantora e missionária, com o apoio de seu marido, pastor Wostenes, e de Daise Oliveira. Sob a regência de Daise, o Coral do Centro de Educação Teológica e Missiológica Betel Brasileiro, composto por jovens alunos, fez uma brilhante apresentação.
A primeira palestra do III Encontro foi ministrada por Robert e Elizabeth Koo, que apresentaram o Movimento Cristão 60+ e mostraram que assim como os idosos e a aposentadoria são tratados atualmente pela sociedade como um fardo social e econômico, a Igreja brasileira parece compartilhar deste sentimento, apesar do crescimento comprovado do número de membros idosos. “As igrejas estão cada vez mais focando nos jovens adaptando sua linguagem, música, liturgia e o espaço para servir o Reino também é dos jovens ou jovens adultos”, afirmaram os palestrantes. Robert e Beth disseram aos presentes que é preciso que a igreja abra espaços para os seus idosos, que de um modo geral se sentem abandonados. “Não podemos nos conformar com essa situação. A Igreja tem que liderar a mudança dessa mentalidade”.
Robert afirmou: “Acreditamos que mesmo na Terceira Idade podemos servir a Deus com vigor e entusiasmo, dispondo nossas experiências e habilidades adquiridas ao longo da vida e no serviço ao Reino de Deus”. Por isso, a criação do MC60+ tem como objetivo transmitir a mensagem para a igreja brasileira sobre a urgente necessidade de ter um novo olhar para o segmento 60+, e que da mesma forma, “os próprios 60+ tomem consciência e tenham um novo olhar para si mesmos sobre o seu valor e sua importância no Reino de Deus nesta fase de suas vidas”, enfatizaram os preletores.
Aprender a envelhecer
O engenheiro Cheng e sua esposa, a pedagoga Wen Lin, apresentaram a proposta do livro Aprender a Envelhecer, escrito pelo psiquiatra cristão suíço, Paul Tournier e publicado pela Ultimato, que tem oferecido grande contribuição para os grupos de 60+ que estão sendo criados em várias igrejas e também para os grupos já existentes. Os palestrantes fizeram perguntas desafiadoras para os participantes do III Encontro em João Pessoa: “Envelhecer lhe traz medo e ansiedade?”, “Vale a pena aprender a envelhecer bem?”, “Todos sabem envelhecer bem?”.
Cheng e Wen trouxeram reflexões importantes: “Idosos precisam aprender a se defender por eles mesmos”; “Boa velhice começa na juventude”; “Há estações próprias para a vida”; “Idosos possuem muito a ensinar aos jovens da genuína sabedoria”; “A velhice não pode nos negar uma vida ativa, mas precisamos aceitar as limitações”, entre outras.
Durvalina B. Bezerra, diretora do Centro de Educação Teológica e Missiológica Betel Brasileiro, encorajou os participantes do evento com a palestra “Chamado para viver para Deus”. Ela disse que todos devemos “aguardar o galardão eterno”, aprendendo a lidar com a finitude da vida. Durvalina lembrou que o Espírito Santo é o protagonista da nossa história, “pois Ele opera em nós o querer e o efetuar”, e lembrou que “a nossa realização é uma parte no macropropósito de Deus”.
Ação Evangélica (ACEV)
John Medcraft, pastor inglês naturalizado brasileiro, compartilhou a reflexão “Chamado para viver para o reino em missão integral”. Ele e sua esposa, Elizabeth Louisa Medcaraft, estão no Brasil há 51 anos, na cidade de Patos, sertão da Paraíba, pastoreando a Igreja Ação Evangélica (ACEV Brasil) e são exemplo de serviço para o Reino através da missão integral. Foi a partir desta comunidade que em 2006 eles fundaram em a Acev Social (Ação Evangélica Social) que realiza um grande e inspirador trabalho em defesa dos direitos humanos e sociais por meio de projetos socioeconômicos e de desenvolvimento comunitário naquela região do sertão brasileiro que enfrenta seca e pobreza. O importante trabalho da ACEV visa à sustentabilidade do povo sertanejo com várias ações urbanas e rurais que buscam promover a justiça e a ética social como base da cidadania e da dignidade humana. Projetos da ACEV Social apoiam e capacitam a comunidade para o trabalho de agricultura família e meio ambiente, além dos programas que contribuem nas áreas de saúde, educação, assistências social e defesa de direitos com grandes resultados, reconhecidos na Paraíba.
Segunda carreira e Pompeia 2038
O médico Muryllo de Q. Casséte falou sobre “Aprender a envelhecer: o que é e como desenvolver uma segunda carreira?”. Ele lembrou a missão do MC 60+ que é “impulsionar os 60+, aposentados ou não, a desenvolverem uma segunda carreira e o autocuidado. A continuarem a dar frutos ao longo do processo de envelhecimento”. Segundo Muryllo, segunda carreira não é “Entretenimento, hobbies ou distrações e também não é uma nova roupagem para a carreira profissional”. Segunda carreira é “uma atividade situada entre o gosto por cumprir uma tarefa valiosa (carreira profissional) e o prazer da liberdade saboreada nas distrações”.
Conforme o ensino do livro Aprender a Envelhecer, o ideal seria que a segunda carreira e seu planejamento fossem iniciados ainda na juventude. O palestrante disse que a segunda carreira deve ter uma motivação social, finalidade, organização, fidelidade e ser prioridade. E principalmente “deve promover o Reino de Deus, o amor ao próximo e a busca por justiça social”. Durante o evento os pastores Roberval Mesquita e Arturo Meneses deram seu importante testemunho sobre a prática da segunda carreira.
Gilson T.Nishitani, químico e mestre em Administração, e sua esposa Esther fazem parte da equipe fundadora do MC 60+. Ele compartilhou com os participantes do encontro em João Pessoa a experiência positiva e inspiradora, na cidade de Pompeia, SP, onde aconteceu o II Encontro do MC 60+, em agosto. Lá, o Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura (IDF), uma instituição cristã, vem desenvolvendo um projeto desafiador para a cidade que pretende tornar Pompeia a melhor cidade de pequeno porte para se viver no Brasil até o ano de 2038. O projeto envolve toda a população, prefeitura, governo, imprensa e muitas outras pessoas e instituições.
Idosos na Bíblia que participaram do Natal
Os irmãos Emmanuel e Délnia Bastos, de Viçosa, MG, convidaram alguns participantes para uma dramatização que trouxe lágrimas tanto nos atores quanto no público do encontro. O tema da reflexão foi: “Cuidado do Senhor e o autocuidado dos 60+: aceitação e fé”. A peça, escrita por Délnia apresentou quatro personagens bíblicos, três idosos e uma bem mais nova: Zacarias, Isabel, Ana, a profetisa, e Maria (mãe de Jesus). Cada um deles, com base em sua experiência e com momentos especiais em suas vidas sobre Jesus, o Salvador prometido, trouxe ensinos preciosos para os participantes do evento.
Zacarias incentivou todos a “cuidarem de si mesmos e de sua fé, que Deus cuidará de cada um de vocês”. Isabel convidou os 60+ a se deixarem surpreender por Deus: “Esperem Dele algo novo e não o óbvio. Esforcem-se para se relacionar com outras gerações [...] mesmo que haja resistência no início, todos saem ganhando e aprendendo no processo. Abracem sua segunda carreira de coração”. Maria “agraciada por Deus por ser a mãe de Jesus”, aconselhou todos a perseverarem na justiça e na piedade, enquanto aguardam as promessas de Deus. “Maravilhem-se diante de Jesus. Abracem-no sempre e louvem a Deus de coração. Busquem o discernimento espiritual para conhecer tempos e épocas”.
Experiências e mais reflexões
Durante o III Encontro MC 60+ algumas igrejas de cidades do Nordeste compartilharam suas experiências com grupos 60+ e inspiraram e motivaram todos a implantarem em suas igrejas as ótimas ideias apresentadas. E Serguem Jessui ficou responsável pelo tema: “Programas sociais, ambientais e outros ministérios: problemas de sustentabilidade e gestão?”. Ele trouxe José de Souza, Evandro Alves, Marah Danielle e Marilene dos Santos, que trabalham com projetos sociais e outros projetos, para compartilhar sua experiência:
As reflexões bíblicas também foram muito inspiradoras. O pastor Silas Gomes de Santana ficou com o tema “Frutificando no Reino na velhice, na Bíblia”. O pastor Ianco Cordeiro falou sobre “Desafios, oportunidades e aprendizagens sobre os 60+ no contexto atual”. E o tema “Servindo no Reino na melhor idade” foi apresentado pelo casal Adercio e Ilda Corrêa.
O encerramento do III Encontro MC 60+ em João Pessoa foi feito por Robert Koo. Muitos agradecimentos, abraços, alegria, uma foto do grupo e muitos pedidos para que haja outros encontros no Nordeste e em todo o país.
- Xênia Marques Lança de Q. Casséte é jornalista e voluntária do Coletivo Bereia - Informação e Checagem de Notícias
REVISTA ULTIMATO | ENVELHECEMOS: A ARTE DE CONTINUAR
Não são todos os que alcançam a longevidade. Precisamos assimilar que a velhice é uma estação tão natural quanto às estações do ano e que cada fase da vida tem suas especificidades e belezas próprias. Ao publicar esta matéria de capa, Ultimato deseja encorajar um novo olhar para a velhice: um novo olhar dos idosos para eles mesmos e um novo olhar para os idosos por parte da igreja e da sociedade.
É disso que trata a matéria de capa da edição 404 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» Aprender a Envelhecer, Paul Tournier
» Fui Moço, Agora Sou Velho... E Daí?, Kléos M. Lenz César
» Envelhecimento saudável, por Jorge Cruz
» A vida passa muito rápido, por Jiro Nishimura
» Envelhecimento da população requer novas políticas públicas e atenção da igreja, por Xênia Casséte
- 04 de dezembro de 2023
- Visualizações: 2279
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Descobrindo o potencial da diáspora: um chamado à igreja brasileira
- Trabalho sob a perspectiva do reino de Deus
- Jesus [não] tem mais graça
- Onde estão as crianças?
- Não confunda o Natal com Papai Noel — Para celebrar o verdadeiro Natal
- Uma cidade sitiada - Uma abordagem literária do Salmo 31
- C. S. Lewis, 126 anos
- Ultimato recebe prêmio Areté 2024
- Exalte o Altíssimo!
- Paciência e determinação: virtudes essenciais para enfrentar a realidade da vida