Notícias
- 15 de março de 2022
- Visualizações: 5112
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
Igreja em Ação em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia
Por Felipe David Pereira
Desde o início do ataque russo à Ucrânia, no final de fevereiro, o conflito entre as duas nações tem trazido desafios quanto à garantia de direitos e da dignidade humana para quem vive nesses países.
Mesmo russos e ucranianos sinalizando que estão otimistas sobre a possibilidade de um acordo nos próximos dias, devido ao avanço nas negociações, os ataques seguem acontecendo e, assim, cresce o número de mortos e feridos que também tem gerado conflitos; nesse aspecto, a disputa é pelas informações.
Apesar da dificuldade em se mensurar todos os números decorrentes dessa guerra, são notórios os seus impactos. Frente a isso, diversas ações coordenadas por igrejas, organizações e lideranças religiosas se tornaram indispensáveis no apoio a vítimas e no posicionamento contra os ataques.
Pastores ucranianos se reúnem em Barcelona para orar: "Todos nós precisamos de paz"
Dezenas de cristãos evangélicos ucranianos se reuniram no dia 03 de março, na Igreja Cecmavi, em Barcelona, para um momento de louvor, com cânticos em ucraniano, e oração. O encontro, organizado pelo Conselho Evangélico de Catalunha, contou com a presença de diversos pastores ucranianos, além dos responsáveis pela entidade.
Evangélicos na Rússia denunciam “derramamento de sangue sem sentido” por “pessoas inocentes”
Uma carta aberta assinada por 9 pastores evangélicos da Rússia condena a guerra. O texto foi divulgado no site de uma editora protestante em 2 de março e ficou disponível durante alguns dias para que outros evangélicos assinassem.
Dias antes, as igrejas pentecostais e batistas na Rússia escreveram ao presidente Vladimir Putin pedindo-lhe que participasse de processos de paz que pudessem parar o conflito armado.
Ajuda a pessoas em lugares críticos com comida e abrigo
O pastor da igreja evangélica Nova Geração em Kharkov, Andrey Tyschchenko está liderando um dos trabalhos de evacuação de pessoas de pontos críticos da Ucrânia, fornecendo comida e um lugar para ficar. Ele está entre os mais de um milhão de pessoas que já saíram refugiadas de Kharkov.
Em entrevista ao portal Protestante Digital, Andrey afirma que “é muito útil enviar bens essenciais e dinheiro porque, neste momento, não podemos fazer outra coisa senão evacuar a população e alimentá-la”.
Órfãos são resgatados da Ucrânia por cristãos
De acordo com o Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas (Unicef), mais de um milhão de crianças deixaram a Ucrânia nas últimas semanas. Pastores e líderes cristãos estiveram envolvidos em ações de resgate. Uma dessas iniciativas foi acompanhada pelo pastor brasileiro e pastor brasileiro fundador da Global Kingdom Partnership Network (GKPN), Elias Dantas, que esteve em Lviv, no oeste da Ucrânia.
Segundo Dantas, mais de 1.200 foram resgatadas durante os trabalhos e estima-se com outros 1.500 órfãos e de 2.000 famílias serão realocadas. “As igrejas estão cuidando das crianças para que no futuro elas não caiam na prostituição ou no tráfico de órgãos. Há muita tragédia na guerra”, afirma o pastor ao portal Guia-me.
JEJUM E ORAÇÃO: Pela Ucrânia – Pela Rússia – Pela Paz
Líderes de igrejas da Europa convidam para 7 dias de oração e jejum pela Ucrânia e Rússia e o destino das nações. A mobilização começou nesta quinta-feira (10) e se estenderá até o dia 17 de março. Os interessados em participar podem se inscrever por meio deste link que disponibiliza ainda os alvos de oração. Durante a campanha, haverá transmissões ao vivo com momentos de oração.
Felipe David Pereira, jornalista mineiro especialista em marketing digital e pós-graduando em cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.
Jornalista mineiro especialista em marketing digital e pós-graduando em cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.
- Textos publicados: 106 [ver]
- 15 de março de 2022
- Visualizações: 5112
- comente!
- +A
- -A
- compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.
Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Corpos doentes [fracos, limitados, mutilados] também adoram
- Pesquisa Força Missionária Brasileira 2025 quer saber como e onde estão os missionários brasileiros
- Perigo à vista ! - Vulnerabilidades que tornam filhos de missionários mais suscetíveis ao abuso e ao silêncio
- As 97 teses de Martinho Lutero
- Lutar pelos sonhos é possível após os 60. Sempre pela bondade do Senhor
- A urgência da reconciliação: Reflexões a partir do 4º Congresso de Lausanne, um ano após o 7 de outubro
- Para fissurados por controle, cancelamento é saída fácil
- A última revista do ano
- Diálogos de Esperança: nova temporada conversa sobre a Igreja e Lausanne 4
- Vem aí "The Connect Faith 2024"