Opinião
- 04 de junho de 2012
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Em busca de raízes
Vou falar sobre a diferença entre “raiz cristã” e “raiz brasileira”. Dois pressupostos plantados na nossa cultura musical contemporânea – verdadeiro campo sem fim.
Até antes de o site Nossa Brasilidade ser aberto ao público e todo o conteúdo dele começar a ser levado a sério por alguns leitores mais desocupados, nas ruas e nos templos era assim que os cristãos e artistas brasileiros pensavam seu ofício, aqueles que assumiram uma posição de resistência, principalmente, diante do polêmico movimento gospel:
“Que beleza! Por que a gente não faz uma arte cristã com raízes brasileiras? É hora de valorizar nossa terra! Até quando vamos ficar importando fórmulas estéticas? Esse imperialismo americano, inglês, australiano, anglo-saxônico - seja qual for - não pode dominar nossa arte. Vamos fazer um novo cântico que se aproprie dos ritmos nacionais! Uma hinologia com a cara do Brasil”.
Esse é um movimento forte representado por nomes como Gerson Borges, Stênio Marcius (inigualável) e Gladir Cabral (poeta de grande calibre). A ideia de brasilidade era construída assim: o Brasil está aqui, a música cristã deste lado - importando fórmulas do mundo de lá, para acinzentar os cultos daqui. Então vamos fechar o cerco, pegar o conteúdo evangélico e dar a ele forma e colorido nacional. Isso mesmo: uma música de adoração com raízes brasileiras. Brasil é a síncope, o lundú, o frevo, o samba, o forró, e claro, a bossa nova! Como meus amigos amam a bossa nova. Como os reformados, não carismáticos, amam João Gilberto e toda a construção identitária erguida sobre sua batida! O Brasil está ali, e o cristianismo cá. Deixa eu pegar o Brasil e erguer uma adoração tupiniquim.
“Ei! Sem guitarras, por favor!”, gritam os mais puristas, pré-tropicalistas cristãos – esses que, se estivessem vivos à época, marchariam também contra a guitarra elétrica juntos com Gilberto Gil, Edu Lobo, Jair Rodrigues e Elis Regina, em 1967. Acreditem, ainda hoje, neste movimento que pensa a música de adoração com raízes brazucas, tem gente perguntando qual a brasilidade de uma guitarra Fender. Não me refiro aos mestres citados acima - dois deles conheço mais de perto e sei que não pensam assim. Esse é só um anacrônico parênteses.
Pobres leitores que me aturam, tive a sorte de perceber uma controvérsia nisso tudo: se existe de fato uma música brasileira de adoração, essa é a pentecostal e não existe outra! O que os meus amigos fazem é reutilizar estéticas já construídas pelo nosso povo sem que isso signifique em novo ritmo, novo gênero. Continua a se pensar em MPB, só que santificada e intelectualizada. O mesmo fazem alguns ramos nacionalistas do gospel (sem a riqueza intelectual dos reformados, dizem os mais críticos). Muda no fim das contas a grife e a poética, mas o projeto é o mesmo. Se alguém criou uma música evangélica brasileira, precisamos dizer quem: os pentecostais. Digo outra vez e ainda terei oportunidade para ir mais fundo, mas me interessa agora apenas isso: apontar para uma controvérsia e respeitosamente deixar opinião sobre tal quiproquó.
Aquele entediante debate - gospel, não gospel, secular e sagrado - anda desgastado e cheio de lero-lero. Pastores famosos – a princípio extremamente envolvidos com a música gospel - não aguentam mais os shows com artistas dessa sigla. Renomados senhores da grife, cantores de grandes plateias improvisam entre a solidão estrelar e a execução secreta de fêmeas no cio, aumentando a população de filhos bastardos por onde passam – machões da adoração. Maracutaia, falcatrua, perseguição, coronelismo religioso, misticismo e barulho, muito barulho abafado pela "fraqueza" da nossa religião: o perdão e a segunda chance. Isso faz dos que transitam neste mercado, homens céticos, embora complacentes, pragmáticos e sem poesia; pois já há muito tempo não veem mais a pureza e a simplicidade de uma gente honesta que faz uma arte real. Isso faz de outros grandes adversários de tudo que se chama gospel, pois não acreditam que possa existir nesse movimento alguém que sobreviva, assim como não deve ter em Brasília alguém que leve a sério a política. Não é a toa que vemos a arte desses adversários fincados numa vontade de revidar, de expor a doença do outro, de atacar, de mostrar como se é mais santo e mais tolo.
Por isso parei de pensar com essas categorias (gospel, secular ou adoração com raízes brasileiras) para, enfim, pagar o preço de ser livre. Mas tem sido prazeroso! Uma aventura na velocidade do vento que Ele mesmo sopra. Não sou ingênuo para desdenhar a necessidade dos nomes, dos batismos; toda distinção merece uma palavra. É bem verdade: a proposta desse ensaio desengonçado carece de melhores verbos e adjetivos, mas a sintaxe tá aí. Estou falando de uma música brasileira de raízes cristãs. Isso é diferente de uma música cristã de raízes brasileiras. Estou falando de uma música de rua, de rádio, de boteco, de palco, de teatro, uma música de cinema e novela, música do povo, feita por ele - e por isso brasileira. Uma arte tecida na Esperança. No viver real e diário de gente que conhece o Deus que intervém, que canta essa vida do jeito que ela é: milagre, absurdo, dor e gozo.
Quem vai fazer essa música? Que brasilidade existe no viver cristão? Que viagem é essa? Ainda tocarei mais nesse assunto. Por enquanto, faço apenas uma distinção, reconhecendo a nossa raiz.
Crédito da imagem: Paula Mazzini
Crédito da imagem: Paula Mazzini
Marcos Almeida é compositor, músico, professor e membro da banda brasileira de rock Palavrantiga. Colunista do portal, Marcos Almeida mantém seu blog pessoal "nossa brasilidade", um livro em construção.
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